Como investir em Marketing Digital e alavancar seus negócios

Antes de contratar uma Agência Digital é preciso conhecer um pouco sobre estratégias de Marketing Digital para tomar a decisão certa quanto ao parceiro que deseja ter ao seu lado e, principalmente, quanto aos caminhos a serem seguidos. 

O fato é que Marketing Digital tem sido o principal caminho para o crescimento das empresas, porém o investimento errado pode causar grandes perdas sem retorno adequado.

Neste artigo, vamos mostrar alguns pontos que você precisa saber antes de fazer qualquer ação em mídias digitais.

1 – Conheça muito bem quem é seu público-alvo

Um ponto muito importante para o sucesso de suas ações de Marketing, seja em meio digital ou não, é saber muito bem para quem sua comunicação é direcionada.

Primeiro, porque é preciso usar a argumentação certa para o seu público-alvo e, em segundo lugar, pois as decisões de compra de consumidores são todas baseadas no campo emocional e conhecer quais são as emoções certas pode te trazer um grande diferencial.

Quando dizemos que as decisões são baseadas em emoção, isso é estudo científico a respeito do funcionamento do cérebro humano.

As emoções das pessoas fazem com que elas realizem ações. As emoções boas geram ações boas e as emoções ruins resultam em ações ruins.

Pare para pensar: se você bate o carro e fica com muita raiva, provavelmente você descerá do carro e tratará mal a outra pessoa. Possivelmente dirá coisas que não diria em outros momentos.

Isso ocorre pois o sentimento de raiva era predominante naquele momento. 

Com base nisso, conhecer os medos, as frustrações, os sonhos e outros aspectos emocionais do seu público pode ser um enorme diferencial em suas campanhas.

2 – A melhor plataforma trará o melhor resultado

Muitos clientes da Agência Digital na qual trabalho questionam qual a melhor plataforma para fazer suas ações, como Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e outras.

Mesmo se ainda estão apenas na etapa de criação de sites, a resposta mais adequada é: A melhor plataforma é aquela onde seu público se encontra. 

Não se trata de escolher o que é mais adequado para o seu negócio, mas sim escolher o que é mais vantajoso para seu público. 

O precisa ditar as regras em ações de marketing digital é sempre originado pelo público e não pela empresa.

3 – Saiba mais sobre sua concorrência

Um termo bem comum do Marketing é a Análise de Concorrência. Entender o que seus concorrentes fazem, quais diferenciais possuem, os pontos fracos e como se posicionam pode ser um grande diferencial para os resultados de sua comunicação. 

Muitas vezes, a partir deste trabalho, muitas ações são realizadas na operação da empresa para corrigir falhas que os concorrentes não possuem, adaptar processos e produtos para ter uma melhor performance e alinhar a comunicação da equipe de vendas para explorar as deficiências dos concorrentes.

E a internet é uma fonte de informações muito importante para tudo isso. Existem várias ferramentas e plataformas onde é possível obter informações privilegiadas a respeito do mercado. 

4 – Se posicione no mercado

Uma vez realizada a definição do público, e também a análise de concorrência, é preciso definir qual o posicionamento de marca sua empresa ou negócio precisa ter no mercado. 

O conceito que sua marca deseja fixar na mente dos consumidores está relacionado diretamente em como sua empresa opera e também como se comunica. 

É preciso estudar com muito cuidado qual o posicionamento mais adequado em função do público, mas também que tenha coerência com a cultura organizacional da empresa e também com o modo como ela opera.

Uma vez definido o posicionamento de marca, todas as ações, seja no meio digital ou fora dele, devem reforçar este conceito que deseja transmitir. 

5 – Personalize sua mensagem

Uma tendência que virou realidade nos tempos atuais é a personalização da mensagem. Quanto mais personalizada é sua mensagem mais sucesso sua empresa tende a conquistar.

Por isso, ferramentas de automação em marketing, como o mautic por exemplo, tem se destacado e tem sido muito utilizado pelas empresas.

É possível segmentar dentro destas ferramentas de acordo com o interesse de cada público e também definir sequências de comunicação diferente em cada um deles. 

Existem várias outras possibilidades para auxiliar na segmentação e personalização. Uma delas é a realização de pesquisas, ou ainda a solicitação de dados adicionais durante o cadastro. 

Explorar os potenciais das ferramentas de automação pode fazer uma grande diferença. 

Espero que esse conteúdo auxilie a realizar o investimento certo em Marketing Digital.

Texto desenvolvido por WebTrends

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