6 truques de SEO para melhorar o posicionamento do seu site

Uma sigla para Search Engine Optimization (em português, otimização para mecanismos de buscas), SEO se refere a uma prática de marketing digital onde você pode melhorar a quantidade e qualidade de acessos ao seu site pessoal ou site da sua empresa através das buscas em ferramentas de pesquisa, como o Google.

Para se ter uma noção, quando buscamos uma palavra no Google, seja para um produto, serviço ou dúvida corriqueira, surgem vários resultados diferentes. 

Aqueles que estão no topo da página tendem a receber mais visitas, e por isso eles devem possuir uma estratégia de SEO bem planejada. 

Mas, se quando você digita o nome do seu produto ou marca o seu website não aparece nas primeiras páginas, talvez possa aproveitar algumas de nossas dicas e garantir um melhor posicionamento no Google.

 

  1. Crie um blog e adicione conteúdo

Se o seu site é basicamente um link para comprar um produto, muito provavelmente as páginas de pesquisa não irão dar muita atenção a ele. 

O tráfego que você recebe através do SEO é orgânico e gratuito, e por isso você precisa oferecer algo a mais para os seus potenciais clientes. 

Por exemplo, se você vende produtos de beleza, que tal criar um blog e postar textos semanalmente sobre problemas de pele, tipos de cabelo e diferentes produtos de beleza? 

Assim, é mais provável que as pessoas encontrem o seu site e visitem a página dos seus produtos enquanto buscam por um problema que eles resolvem. 

 

  1. Use palavras-chave

Todas as páginas do seu site poderão ser encontradas através dos mecanismos de pesquisa, contanto que você use as palavras-chave corretas – mas sem exagerar. 

Uma dica é que cerca de 2% a 5% do seu texto sejam palavras-chave, e que algumas delas estejam em destaque, em negrito ou itálico. 

Isso pode ser visto em diversos tipos de sites, e até aqueles que oferecem um serviço diretamente na web, como os sites de casas de apostas online, usam essa estratégia para vencer os concorrentes no ranking de busca.

Além disso, escolha muito bem as palavras-chave, para que elas se relacionem tanto à temática do seu site quanto à demanda do seu público-alvo.

 

  1. Formatação adequada 

Um truque simples, mas que faz toda a diferença, é formatar os estilos e tags de maneira adequada. 

As tags aparecem enquanto você está editando ou construindo o texto que preencherá o seu website, e alguns exemplos são as heading tags, ou cabeçalhos. 

A letra “H” indica heading, e ela é seguida por números que criam a hierarquia dentro do texto. O H1 é o primeiro, e atrai a maior atenção dos mecanismos de busca – por isso uma dica é colocar a palavra-chave nele.

Sempre use headings de uma maneira lógica.

 

  1. Use imagens

Que deve usar imagens que você provavelmente já sabia – mas sabe como adicioná-las de maneira adequada e amigável ao SEO?

 Para isso, entre nos detalhes da imagem e escreva tags e um texto alternativo (ou alt text), que é o que as ferramentas de busca sabem ler. No alt text, adicione uma das palavras-chave da página em questão.

 

  1. Coloque a experiência do usuário em destaque

Temos certeza de que você não espera 30 segundos para um site carregar quando quer uma resposta rápida na internet – vai fechar a aba e clicar no próximo link. E o Google também sabe disso. 

Por isso, a experiência do usuário também é essencial para o SEO. Garanta que o seu site seja rápido e bem otimizado, amigável para navegadores mobile, seguro e tenha HTTPS no link. Além disso, evite a todo o custo os popups agressivos.

  1. Atualize o seu site frequentemente

Os mecanismos de pesquisa não param, e estão sempre verificando e reposicionando os sites em seu ranking. Por isso, não fique para trás e sempre inclua novos conteúdos em seu site. Sim, isso faz um ciclo completo para a dica número um, e o segredo é escrever posts em um blog.

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