melhores investimentos

5 melhores investimentos para iniciantes

No mundo atual, falar sobre os melhores investimentos para iniciantes é de extrema complexidade, pois há uma verdadeira variedade de opções disponíveis para cada pessoa analisar e escolher qual é o ideal para a sua vida financeira, claro, de acordo com seu perfil de investidor e área que deseja iniciar o investimento.

Ademais, é necessário estudar e conhecer sobre para realizar os melhores investimentos, e também ter conhecimento das novidades financeiras, sempre levando em consideração inúmeros fatores, como as condições financeiras, o planejamento, o perfil, as expectativas, os objetivos, entre outros, que são específicos para cada pessoa.

De acordo com as pesquisas e análises das estatísticas presentes no cenário atual, é possível comparar o número total de pessoas no país, e o número de pessoas que realizam investimentos, e há uma imensa diferença. É notório que apenas um grupo minoritário investe em ações, fundos imobiliários, tesouro direto, CDB, entre outras opções.

Em vista disso, é necessário que a cada dia tenha uma ampla disseminação de informação sobre a área financeira em nossa comunidade, para que mais pessoas tenham esse conhecimento e influenciem outras sobre um conteúdo tão importante para a vida. Assim, continue lendo o artigo para analisar os 5 melhores investimentos para iniciantes.

O que é um iniciante de investimentos?

Um iniciante, quando se trata de investimentos, é aquele que em nenhum momento realizou uma aplicação de capital, seja por medo, conhecimento adquirido insuficiente, por esperar um momento ideal, ou qualquer outro motivo. E desse modo, é fundamental a procura e aprofundamento de meios confiáveis para aprimorar o conhecimento sobre esses assuntos.

Principais termos básicos na área dos melhores investimentos

Com pesquisas, muitas das vezes aparecem conceitos que não estão no uso comum do dia a dia. Dessa forma, nesse tópico será abordado sobre alguns termos que podem aparecer nessa trajetória. Afinal, para ter uma maior compreensão sobre cada etapa dos melhores investimentos, é importante ter acesso a sites confiáveis com informações de qualidade.

Diversificação da aplicação

A diversificação da aplicação em um investimento é quando o dinheiro é ordenado entre áreas, que pode ser renda fixa ou variável. Essa utilização é feita de maneira consciente, e é aconselhada por especialistas, pois essa prática auxilia no decrescimento de riscos, uma vez que diversificado, não há a possibilidade de desapropriar tudo de uma vez.

Carteira de investimentos

Uma carteira de investimentos é o agrupamento de todas as aplicações que foram feitas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica, com o objetivo de haver uma organização no momento de investir um valor e fazer seu dinheiro render de forma passiva. Para título de conhecimento e pesquisa, existe uma grande variedade de carteiras de investimentos disponíveis.

Renda variável

A renda variável é um tipo dos melhores investimentos que não há uma garantia de ganho fixo, e nem que o dinheiro total aplicado irá retornar. Ou seja, existe uma instabilidade, pois há a possibilidade de ganhar ou perder o capital. Os exemplos são as ações, criptomoedas, fundos imobiliários, ETFs, entre outros que podem ser considerados nesse conteúdo.

Renda fixa

A renda fixa é um tipo dos melhores investimentos que há regras de rendimento  estabelecidas anteriormente da aplicação do capital. No momento da compra, pode-se  ver a data e a porcentagem do valor que irá render, ou seja, são mais seguros. Os exemplos são as poupanças, o tesouro direto, CDB, RDB, LCI, LCA, entre outras opções.

Liquidez

Liquidez é uma característica do investimento que analisa a capacidade de o transformar em dinheiro, é o momento que você realiza o resgate do dinheiro aplicado em prazos diversos. Em grande parte, a uma relação entre liquidez e rentabilidade, quanto maior for a liquidez de um ativo, menor é a sua rentabilidade, o mesmo acontece ao contrário.

Perfil de investidor 

O perfil de investidor é uma classificação que analisa as características da pessoa que investe,  a partir de um questionário onde é definido o perfil de quais são as suas preferências de escolhas para agir nos melhores investimentos, baseado em três pilares fundamentais; a segurança, liquidez e rentabilidade. 

Há o mais seguro, que mesmo com uma menor rentabilidade, preza  pelo baixo risco, dando preferência a rendas fixas. Há também o moderado, que aceita alguns riscos, mas ainda tem preferência a segurança. E há o mais agressivo, que aceita investimentos com mais riscos, focando em resultados elevados e baixa previsibilidade.

Assim, verifique em blogs, artigos, listas, vídeos, sites, e aproveite para entender melhor sobre essa área e todos os conceitos abordados na mesma, pois existem muitos outros termos financeiros que são comentados quando se trata dos melhores investimentos e da aplicação do dinheiro.

Qual a importância de investir em uma área financeira?

Com a aplicação do seu capital nos melhores investimentos disponíveis na área que decidir, surgem muitas possibilidades positivas para um indivíduo, como garantir uma tranquilidade financeira, aumentar ou adquirir um patrimônio, realizar um sonho pessoal, melhorar a qualidade de vida, tudo para que o futuro seja equilibrado para você e todos ao redor.

Lista com os 5 melhores investimentos para iniciantes

Na lista citada abaixo, serão descritos os melhores investimentos e alguns dos principais no mercado financeiro, com suas características. Sendo assim, analise cada opção e escolha o mais adequado para sua vida, lembrando que é seriamente indicado um estudo profundo em plataformas sobre o assunto e a diversificação da carteira para um melhor resultado. 

Tesouro Selic

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros de uma economia. Além de ser a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação, ela também afeta todas as taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, taxas de financiamento e taxas de aplicação financeira. O valor atual da taxa selic é de 12,75% anual.

Certificado de Depósito Bancária e Recibo de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) tem como sua maior característica ser um investimento de renda fixa, já o Recibo de Depósito Bancário (RDB) apresenta como principal característica a baixa liquidez; ou seja, é utilizado para obtenção de recursos. Mesmo  que pareçam semelhantes, são aplicações distintas.

Portanto, existem certas características que os diferenciam e ajudam a explicar a existência dos dois no mercado de renda fixa. Em conformidade com estudos, uma das diferenças tem a ver com o tipo de emissor. Os CDBs são emitidos pelos bancos. Por outro lado, além dos bancos, os RDBs também podem ser emitidos por cooperativas de crédito. 

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa emitidos para captação de recursos para seus respectivos setores. Esses títulos são emitidos por bancos e corretoras de investimentos para financiar as operações de ambos os setores. 

Ao assumir essa propriedade, o comprador empresta dinheiro a um banco para financiar a produção, comercialização e industrialização. Tendo como características de LCI e LCA a isenção de imposto de renda, o rendimento pode chegar até 102% do CDI, entre outros que vale a pena conferir.

Ações

A menor parte do capital social de uma companhia é chamada de ação. Logo, é um título de um patrimônio, e, quem o adquire é chamado de acionista (que pode ser minoritário ou majoritário, a depender da quantidade de títulos que o investidor possui). Os ganhos são obtidos pelas vendas dessas ações, e através dos lucros e do crescimento, atingem valores acessíveis, variando com o desenvolvimento da empresa em questão.

Fundos de Investimento 

É o conjunto de capitais e recursos oferecidos por pessoas físicas ou jurídicas, que se formam a partir da compra de bens, no qual o patrimônio é chamado de título. Diante do exposto, os lucros das aplicações são repartidos entre os participantes de acordo com o valor que cada um capitalizou.

Gostou do artigo acima? 

Entendeu a importância de um investimento? Descobriu qual é o seu perfil de investidor? Aprendeu sobre os conceitos financeiros? Analisou os 5 melhores investimentos? Assim, se o artigo auxiliou no seu entendimento sobre os melhores investimentos, conte sua  experiência pessoal nos comentários.

Não deixe também de compartilhar para todos os seus amigos do trabalho, da faculdade, seus familiares, e em todas as suas redes sociais, para que esse conhecimento sobre os melhores investimentos, que é tão importante, alcance mais pessoas para influenciar de forma positiva a vida do indivíduo.

Conteúdo desenvolvido por Azarod.