5 dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Abrir um negócio próprio é o sonho de milhões de brasileiros, a cada dia mais cresce a demanda por conteúdos relacionados a essa área.

Principalmente nos últimos anos, o trabalho CLT vem mostrando poucas perspectivas de crescimento para os funcionários, o que intensifica ainda mais a procura por ideias de abrir um negócio próprio.

Um empecilho inicial que surge é a questão do dinheiro, já que é difícil ter um capital inicial alto para investimento, mas em relação a isso pode ficar despreocupado, existem várias formas de abrir um negócio com pouco dinheiro, basta entender coisas do tipo: público alvo que deseja atingir e como é a demanda para o produto que deseja vender. A seguir veja dicas de negócios para empreender com pouco dinheiro.

Negócios rentáveis

Existem nichos de negócios que são bem rentáveis e não exigem grandes investimentos iniciais, são eles que vamos focar neste tópico.

Serviços de conserto 

Esse é o tipo de negócio que sempre vai gerar renda, independente da crise, primeiro que seu produto será sua mão de obra, então a longo prazo o gasto com produtos não vai ser muito alto, potencializando assim os lucros.

Se você se interessar por essa área é bom pensar no primeiro passo, que é fazer um curso no nicho que deseja se especializar.

Por exemplo: vamos supor que o nicho escolhido é trabalhar com conserto de celulares, então para começar é importante fazer um curso nessa área e só depois iniciar a prestação de serviço.

Os gastos iniciais aqui serão no próprio curso e ferramentas para realizar os concertos, você pode também alugar um ponto ou coisa do tipo, mas existe a possibilidade de trabalhar sem um ponto fixo.

Esse foi apenas um exemplo, existem diversos trabalhos para serviços de conserto, cabe a quem tiver interessado observar qual é mais vantajoso e lucrativo.

Trabalhos para o mercado infantil

Um dos nichos que mais movimenta dinheiro é o mercado infantil, independentemente da situação financeira que o país se encontra.

A principal vantagem desse nicho é que sempre teremos uma taxa de lucro alta em cima dos produtos vendidos, basta escolher com atenção que tipo de mercadoria será vendida.

Kits de brinquedo, por exemplo, existe uma vasta gama de possibilidades nessa área, com mercadorias baratas e com grande possibilidade de lucro.

Se você tiver talento com artesanato e produções manuais é uma grande alternativa trabalhar realizando os próprios produtos, cada vez mais cresce a demanda por esse tipo de trabalho e se for o seu caso, pesquise como eles funcionam dentro do seu público-alvo.

Além de brinquedos, existe também a possibilidade de trabalhar com roupas infantis, que também é um mercado lucrativo.

As crianças estão sempre crescendo, isso faz com que os pais precisem sempre comprar novas roupas, então a demanda não será um problema aqui.

No seu planejamento, observe qual faixa etária para vendas é a melhor para o seu caso, isso evitará compras desnecessárias de mercadoria.

Franquias de bolo

Entre os produtos alimentícios, existem aqueles que se destacam mais, se posicionando entre os que mais geram lucros dentro do nicho.

Um dos que vem se destacando nos últimos anos é o mercado de venda de bolos, que se tornou uma febre no país, principalmente o de bolos caseiro.

Existem duas formas de iniciar nesse ramo: Montando um comércio do zero ou investindo em uma franquia já consolidada no mercado.

Para tomar essa decisão é preciso ver o que se encaixa melhor a sua realidade, mas posso te afirmar com tranquilidade: investir em uma franquia de bolos é uma opção melhor.

Primeiro que iniciar um negócio já usando uma marca grande e consolidada ajuda a pular algumas das etapas mais chatas que é a consolidação de marca, visto que investindo em uma franquia desde o início seu empreendimento terá prestígio

Outro ponto positivo de montar um negócio de franquia de bolo é que a probabilidade de lucro é alta, uma vez que o mercado alimentício é um dos mais fortes do país, principalmente o de alimentos para momentos festivos e de lazer, como é o caso do bolo. 

São inúmeras as vantagens desse negócio, vale muito a pena observar com calma as possibilidades dentro da área.

Com um planejamento e definição de um ponto bem localizado, você pode ser o novo participante de uma franquia de bolos de sucesso.

E-commerce

A internet abriu um universo de possibilidades para realização de vendas e negócios online, os e-commerce vêm crescendo cada vez mais, então é bom ficar de olho nessa possibilidade.

De início você pode pensar que é uma opção cara, mas existem várias formas de entrar nesse nicho investindo pouco.

Vamos supor que seu nicho seja venda de camisas sobre cultura pop, o capital preciso para confecção do produto não será alto, podendo até começar com um estoque menor.

Antigamente era necessário ter um site profissional para conseguir vender bem, mas atualmente você pode começar utilizando alguns sites especializados em vendas, existem infinitas possibilidades nesse sentido.

Mercado de pets 

Esse é um dos ramos que mais obtiveram crescimento, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos entre os países que mais compraram produtos para animais nos últimos anos.

Essa excepcional crescente abre a possibilidade de iniciar nessa área, principalmente se você já gosta de pets e tem aptidão na área.

Os produtos para pets não são tão caros, começar com um estoque menor é uma possibilidade interessante, visto que a porcentagem de lucro é alta. 

Além de vender produtos, você pode prestar algum serviço na área como dar banhos nos pets ou trabalhar com adestramento.

Existem cursos extremamente acessíveis nesse sentido, basta procurar bem e ver o que se encaixa melhor com sua aptidão.

Conclusão

Abrir seu próprio negócio nunca foi tão viável como atualmente, por isso apresentamos diversas dicas que vão te auxiliar a escolher o primeiro passo.

Entre os principais destaques citados, o que mais chama atenção é o ramo de franquias de bolo, visto que ele permite já iniciar um empreendimento fazendo parte de uma marca com sucesso na área.

Veja o que se encaixa melhor a sua realidade e vamos empreender!

Para ler mais conteúdos como esse, acesse a página inicial do Guia de Investimento.