7 dicas de como ganhar dinheiro com decoração de festas

Muita gente se pergunta se ainda tem como ganhar dinheiro com as decorações de festas hoje, no cenário econômico em que estamos vivendo. 

Seja por algum traço cultural ou por costume, a verdade é que o brasileiro adora fazer festas para comemorar datas especiais. 

A lista de comemorações vai de aniversários e casamentos, até chá de bebê, bodas, festas de formatura e, de uns tempos para cá, até mesversários.

Mesmo que o mercado de festas tenha caído um pouco durante a pandemia de Coronavírus, a flexibilização das medidas de segurança significou o reaquecimento dele. 

Por isso, hoje ainda há como ganhar dinheiro com decoração de festas e para te ajudar com isso, reunimos 7 ótimas dicas para seu negócio deslanchar. 

Defina seu mercado e público-alvo

Antes de montar qualquer negócio, é preciso investir um tempo razoável fazendo o planejamento dele. 

Uma das primeiras etapas desse planejamento é justamente conhecer e determinar o que o negócio irá oferecer e para quem. 

O mercado de decoração de festas é bastante amplo, ele possui diversas ramificações e nem sempre as pessoas trabalham com todas essas. Algumas áreas desse mercado são:

  • Festas infantis e batizados;
  • Casamento e bodas;
  • Formatura;
  • Festas de aniversário em geral etc. 

Definir em qual ou quais mercados você deseja entrar para, por exemplo, começar a buscar fornecedores e criar um portfólio. 

Por exemplo, se o mercado em que vai investir for o de casamento e bodas, vale a pena comprar uma decoração de aniversário do Bob Esponja? 

Provavelmente a resposta a essa pergunta será não, mas se o mercado escolhido for o de festas infantis, pode ser válido adquirir produtos desse tema.

Além de escolher o mercado é preciso também definir para que tipo de pessoas seu negócio será feito, quem serão seus clientes ideais. 

Isso é muito importante, pois essa escolha vai definir onde e como divulgar o trabalho, quanto cobrar, que tipos de materiais utilizar, que tipo de serviço oferecer etc. 

Um negócio de festas pode ter como foco as classes A e B e oferecer pacotes exuberantes e caríssimos, com recursos intermináveis. 

No entanto, há também quem invista em festas para classes C e D, com festas bonitas, porém mais simples, menores e mais baratas. 

Por isso, escolher o mercado e o público-alvo, são os primeiros passos para começar a ganhar dinheiro com a decoração de festas. 

Planejamento Financeiro

Será difícil ganhar dinheiro se o seu negócio já começar no vermelho e isso acontece muito com empreendedores de primeira viagem.

Antes de começar o negócio de decoração de festas é preciso fazer um planejamento financeiro de acordo com sua realidade e objetivos. 

Depois de ter feito um plano de negócios, decidido para quem e o que vender, é preciso colocar no papel quanto se tem para gastar para começar a criar um estoque e seu portfólio. 

Além disso, é muito importante calcular uma reserva financeira para o caso de o negócio demorar a gerar lucros e você possa se manter funcionando enquanto isso não acontece. 

Por isso, é importante saber quanto se pode gastar, até quando e o que de fato é necessário para começar. 

Organização é a palavra-chave do empreendedor que deseja ganhar dinheiro com decoração de festas. 

Tenha um portfólio

Quem trabalha com decoração precisa literalmente mostrar o que sabe fazer e a melhor forma de conseguir isso é montando um portfólio. 

Por isso, mesmo antes de fazer a primeira festa, talvez seja válido escolher um tema confortável e montar uma festa para fotografar e começar esse portfólio. 

Uma dica é escolher um tema com vida longa, por exemplo a decoração de aniversário do Bob Esponja tem ultrapassado gerações e é procurada até hoje, mais de 20 anos depois de sua estreia. 

Invista em divulgação

Para ganhar dinheiro com decoração de festas, assim como em qualquer outro ramo, é preciso ser lembrado pelos consumidores. 

Hoje, existem diversas maneiras de se fazer presente no dia a dia das pessoas e a principal delas é por meio do marketing digital

Essa é uma estratégia com um excelente custo-benefício, já que oferece grande alcance, com investimento relativamente pequeno. 

Por isso, quem está no ramo de decoração de festas faz bem em ter uma conta ativa em redes sociais como Instagram e Pinterest, que trabalham prioritariamente com imagens. 

A festa de aniversário do Bob Esponja que faz parte de seu portfólio, por exemplo, também precisa estar online, com fotos bem bonitas. 

Se existir a possibilidade de criar um site e alimentá-lo com uma página de blog, em que são dadas dicas de decoração, por exemplo, isso aumenta ainda mais as chances de seu negócio ser encontrado. 

Ferramentas gratuitas como o Google Meu Negócio também devem sempre ser usadas, principalmente para quem deseja servir a uma determinada região. 

Esteja sempre por dentro das novidades

Para ganhar dinheiro com decoração de festas é preciso oferecer diferenciais que destacam seu negócio dos concorrentes. 

Uma excelente maneira de fazer isso é estando sempre um passo à frente, oferecendo as últimas tendências de festas no seu ramo. 

De fato, a decoração de aniversário do Bob Esponja é atemporal e precisa fazer parte dos serviços, mas é preciso ter opções diferentes também. 

Para isso, siga canais de informação relevantes que te deixem em contato com as últimas tendências seguidas por seu público-alvo. 

Se o mercado for o de festas infantis, por exemplo, é bom acompanhar o que as crianças estão assistindo no YouTube para ter uma ideia de qual pode ser a próxima “febre”. 

Faça parcerias

Ganhar dinheiro com decoração de festas é mais fácil quando não se está sozinho. É possível fazer uma rede de empreendedores que complementam os serviços e indicam uns aos outros. 

Por exemplo, no negócio de decoração de casamentos, a noiva sempre precisa de alguém para se maquiar, fazer cabelo, alugar roupas. 

Uma boa estratégia é ter parceiros de negócios desses ramos e juntos oferecerem um desconto especial, por exemplo, para clientes que façam os demais serviços com esses profissionais. 

Ofereça mais 

Normalmente, em decoração de festas, são vendidos pacotes com itens pré-determinados e o cliente pode adicionar outras opções com um custo extra. 

No entanto, para se destacar e ganhar dinheiro, surpreender o cliente positivamente é uma das melhores estratégias que se pode ter. 

Uma maneira de fazer isso é oferecendo mais do que o cliente pediu, o que não significa trabalhar de graça nem perder dinheiro, uma vez que isso já pode estar contido em sua margem de lucro. 

Um exemplo é dar alguns itens a mais ou um item surpresa ou extra para compor o pacote, que o cliente não tinha condições de pagar. 

Com isso, as chances de fidelizar o cliente aumentam e de ser indicado para outras pessoas também, o que é a maior recompensa que um empreendedor pode receber. 

Dá para ganhar dinheiro com decoração de festas?

Ganhar dinheiro com decoração de festas é possível e provavelmente continuará sendo uma boa fonte de renda por um bom tempo. 

O segredo é oferecer um trabalho que se destaque entre os concorrentes e manter o negócio sempre muito organizado, sem se esquecer do planejamento financeiro e do plano de gestão. 

Independente do ramo de decoração de festas que se escolha, seguindo essas dicas, temos certeza de que você terá sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *