Primeiros passos para começar a investir com responsabilidade e segurança

O ano de 2022 já começou e, com isso, muitas pessoas têm se questionado sobre a possibilidade de começar a investir

Afinal de contas, em um cenário em que os preços só aumentam e o poder de compra diminui, é fundamental proteger o dinheiro com investimentos que rendem acima da inflação.

Além disso, cada vez mais pessoas entendem que os investimentos são essenciais para ajudar a alcançar objetivos preestabelecidos. Por isso, viemos te explicar de que modo você pode começar a investir em 2022. Fique com a gente!

Primeiros passos para começar a investir

Antes de começar a investir de verdade, é preciso organizar a casa e se preparar, uma vez que a maioria dos brasileiros não são ensinados sobre educação financeira, fazendo com que dinheiro e investimento seja um grande tabu. 

Mas não se preocupe, o passo a passo a seguir vai te deixar no caminho certo para iniciar sua jornada!

Traçar seus objetivos

Para começar, entenda: quais são seus motivos para se organizar financeiramente e começar a investir? Definir quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo é essencial para entender os tipos de investimentos a escolher nos próximos passos.

Você pode querer investir apenas para proteger seu dinheiro da inflação ou até mesmo para um objetivo maior como tirar uma carteira de motorista ou comprar um bem material, por exemplo. 

Independentemente de qual seja, anote e tenha clareza dos seus objetivos, pois isso vai ser essencial para te manter motivado ao longo da sua jornada.

Organizar as finanças

Como vai sua saúde financeira? Aqui é importante em primeiro lugar entender sua situação financeira. Quais são seus gastos principais, quais são seus meios de adquirir renda e sobretudo se seu balanço está sendo positivo ou negativo.

Esse passo é essencial para garantir que você consiga ter a tranquilidade necessária para tirar um valor todos os meses para investir. Se você está atolado em dívidas, por exemplo, é mais difícil tirar dinheiro para fazer algum investimento. 

Por isso, foque em eliminar suas dívidas, caso existam e depois em montar um orçamento com delimitações de gastos mensais, desse modo, você consegue monitorar sua vida financeira de perto sem sustos no final do mês.

Conhecer os tipos de investimentos

Seguindo a dica de traçar seus objetivos, agora é importante aprender sobre os tipos de investimentos existentes e para quê eles servem. De modo geral, os investimentos são separados em duas categorias: renda fixa e renda variável.

Renda fixa

Esses são investimentos em que o rendimento já é estimado no momento que você faz a aplicação. 

Geralmente possuem um rendimento mais baixo em troca de maior segurança, uma vez que você tem uma noção maior do que irá receber ao final da aplicação. Alguns exemplos são:

  • Tesouro direto;
  • LCI;
  • CDB;
  • Outros investimentos indexados ao CDI;
  • Entre outros.

Continue a leitura e entenda sobre renda variável.

Renda variável

Aqui os investimentos não possuem uma estimativa de rendimento fixada, eles variam de acordo com a movimentação do mercado, notícias, dentre outros. Geralmente possuem um potencial de valorização mais alto, ao passo que são menos seguros por não possuírem uma “garantia de resultado”. 

Alguns exemplos: ações, fundos imobiliários, criptomoedas e etc. É mais comum começar a investir com renda fixa, uma vez que possuem opções de investimentos mais seguras. 

Mas à medida que se aprende sobre os investimentos, a renda variável se mostra uma ótima opção de multiplicação de capital. O importante nesse início é estudar todas possibilidades e identificar o que faz mais sentido para seu momento.

Identificar seu perfil de investidor

Agora que você já aprendeu sobre alguns tipos de investimentos financeiros, você deve identificar qual o seu perfil de investidor. Isso significa identificar quanto risco você está disposto a correr para ter melhores rendimentos. 

Conheça os 3 principais tipos de perfil de investidor:

Conservador

Esse tipo de investidor não gosta de correr riscos quanto a seu dinheiro e geralmente opta por investimentos mais tradicionais e mais seguros da renda fixa. Por consequência também abre mão de maiores rentabilidades.

Moderado

Esse investidor já possui mais tolerância a alguns riscos para ter uma rentabilidade mais alta. No entanto, a maior parte do seu capital ainda é investido em renda fixa para garantir certa estabilidade na sua carteira de investimentos.

Arrojado

Já esse investidor possui alta tolerância a riscos para ter alta rentabilidade e a maior parte do seu capital é investida em renda variável.

Como aprender a investir na prática?

Existem várias maneiras de aprender a investir, seja com cursos, livros, vídeos e até artigos na internet. Mas nada é tão eficaz quanto colocar a mão na massa e testar na prática todos os conceitos teóricos que aprendeu.

Para começar a investir, você precisa abrir conta em uma corretora de confiança e então escolher o tipo de investimento desejado.

Mas para treinar na prática, também é possível contar com os simuladores de investimento disponíveis no mercado. Com eles você consegue treinar com uma experiência bastante parecida com a realidade, mas sem arriscar seu dinheiro de verdade.

O importante é começar a investir o quanto antes, pois um dos maiores fatores de sucesso para os investidores é o tempo investido. Quanto maior o tempo das aplicações, mais rentabilidade o investimento pode ter. Mas isso já é papo para outro artigo 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

Esse artigo foi desenvolvido pela equipe do blog Vexter. Lá você encontra conteúdos educativos e didáticos sobre finanças e investimentos.