Como o cálculo ROI pode ser estratégico para o RH?

Quer aumentar o reconhecimento do setor de Recursos Humanos (RH) na sua empresa e não sabe como? Que tal aderir uma estratégia para integrar o RH com o financeiro da sua empresa? Uma ótima opção é começar a medir o Retorno Sobre Investimento (ROI).

Além de aproximar os setores de RH com o de finanças, você consegue analisar quais atividades do negócio estão dando mais retorno e quais não. Assim, sua tomada de decisão será muito mais eficiente para dar o próximo passo estratégico no seu empreendimento.

Para quem nunca ouviu falar no termo, ROI é um cálculo que te permite saber quais foram os resultados dos seus investimentos, de acordo com uma ação específica. Para entender tudo sobre o ROI, leia todo o artigo para saber mais sobre:

  • Como preparar a sua equipe

  • Como usar o ROI no setor de RH?

  • Como calcular o ROI?

Como preparar a sua equipe

É fato que no setor de RH envolve muitos processos burocráticos que tomam bastante tempo da sua equipe, o que dificulta ter algum tempo livre para voltarem atenção para trabalhos estratégicos. Além disso, as pessoas tem certa dificuldade em calcular o ROI.

 

Por esse motivo, se você tem interesse em seguir carreira no setor de RH, procure se aprofundar mais em algumas estratégias como o ROI. E se você está procurando por vagas Campo Grande MS, o IEL pode ser a sua porta de entrada para essa carreira.

Mas se você já tem um empreendimento, precisa treinar sua equipe antes e agilizar alguns processos do dia a dia para ter tempo de fazer os cálculos com calma. As soluções são: automatizar processos operacionais e investir na capacitação da sua equipe.

Essas ações vão proporcionar uma melhora no setor de RH e que vai refletir no restante da empresa. Com essa conscientização, você já está preparado para saber um pouco mais sobre o ROI.

Como usar o ROI no setor de RH?

O ROI permite calcular os resultados de uma área da sua empresa, ou uma ação específica de algum setor, tendo como base o investimento financeiro que foi realizado. O cálculo no setor de RH pode mostrar para a empresa o que foi investido, o quanto e o que efetivamente gerou retorno para o negócio.

Com resultado numérico e quantificável fica mais fácil saber o impacto dos gastos no lucro da empresa. Isso porque os colaboradores de qualquer negócio representam a maior parte das despesas.

Entendendo melhor o fluxo de caixa, fica muito mais fácil tomar decisões sobre estratégias que serão tomadas daqui para frente.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI é simples, você só precisa subtrair o custo do investimento pelo lucro do investimento e dividir o valor pelo custo de investimento. Segue a fórmula:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Vamos supor que você investiu em um treinamento para sua equipe de RH para calcular o ROI da sua empresa, e esse curso custou R$5.000,00. E após essa estratégia, o lucro do seu negócio aumentou em R$25.000,00. Neste caso, o cálculo ficaria assim:

ROI = (25.000 – 5.000) / 5.000

ROI = 20.000 / 5.000

ROI = 4

Esse resultado significa que a sua empresa teve um retorno sobre investimento de 400%, em relação ao que foi investido.

Com essa visão do todo, você consegue mensurar qual investimento está te trazendo resultado e qual não está. Assim, você consegue liderar com mais eficiência e atuar de forma mais estratégica no seu negócio. Melhorando processos que estão estagnados e continuando com ações que estão trazendo resultados positivos.

Agora que você já sabe a importância de colocar sua equipe de RH para calcular o ROI, aplique a estratégia na sua empresa. Sem esquecer que você precisa capacitar os seus colaboradores, antes de solicitar novas demandas, ou abrir vagas Campo Grande MS2 para tal função no setor.