Marketing Digital é como ganhar na loteria

Quem nunca sonhou em ganhar a mega da virada? Bom, ninguém tem as fórmulas secretas de como ganhar na loteria, mas a Thatto Comunicação pode te ajudar a investir em algo que é parecido. Como marketing digital pode ser uma mina de ouro?

Se levarmos em conta que mais de 70% da população brasileira está na internet, vemos o potencial que a sua presença digital pode trazer. Quando estamos falando de online, todos os internautas podem ser clientes em potencial. É aí que está o negócio!

Quando bem feito, o marketing digital pode se tornar sua principal forma de comunicação com seus os potenciais consumidores. Para isso, é necessário entender quem é a pessoa que você procura, quem seria o seu cliente ideal. A partir daí, criar estratégias para alcançar da forma mais assertiva essas pessoas e mostrar a elas quem você é, quais são os seus produtos/serviços, como você pode resolver o problema delas com a sua solução.

A Thatto Comunicação te dá algumas dicas para garantir o seu bilhete premiado!

Garantindo uma presença digital potente

Ok, todo mundo sabe que, para ganhar na loteria, a primeira coisa a fazer é começar a jogar, certo? Então, marketing digital é mais ou menos assim também. Para começar, você deve estabelecer a sua presença digital de uma forma positiva. Começando pelo seu site, passando pelas redes sociais e fechando com uma automação de e-mail marketing boa para conversar com o seu público.

O Google é o principal buscador online do mundo. Então, é fundamental para a sua empresa que você esteja presente nas primeiras páginas. Para tal, o seu site tem que preencher uma série de requisitos, ser otimizado com SEO (otimização para mecanismos de busca), ter conteúdo relevante para o seu segmento e os seus consumidores também é essencial.

Depois da construção do seu site, crie páginas nas redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e até o Twitter são importantes para estar presente o relacionamento com o cliente e construir uma boa imagem para o seu negócio.

Conversando com o público certo no momento certo

Loteria, de certa forma, se trata de jogar os números certos na hora certa. Bom, quando falamos dessa parte online, podemos relacionar com falar com a pessoa certa na hora certa. Como você sabe disso? Levantando dados!

Comece criando um desenho de quem é o seu cliente ideal. Depois, faça questionários com as pessoas que já consumiram os seus produtos/serviços e crie um perfil de consumidor  (chamamos no marketing digital, de Buyer Persona). Esses dados vão te dar uma noção de quem você quer alcançar. Obtendo essa noção básica, você já sabe com quem a sua marca precisa falar e com quem quer se relacionar. A partir daí, é necessário trabalhar para a captação desses potenciais clientes (conhecidos como Leads).

Como captar esses dados de internautas? Oferecendo conteúdo gratuito e prestando ajuda para solucionar os seus problemas. Claro que, para cada momento, existe uma forma mais assertiva de falar com essas pessoas.

Quando falamos de marketing offline, é muito difícil saber com qual audiência você está falando de maneira precisa. Obviamente, quando estamos falando de vencer a loteria, dependemos mais de sorte. Já em marketing digital, é puramente análise de todos os dados recolhidos. Por isso, conseguimos saber com MUITA precisão com quem estamos falando e qual mensagem devemos passar naquele momento.

Com as ferramentas certas, é simples identificar em que passo o seu cliente está dentro do processo de decisão de compra dele. Mapeando essa informação, você vai entender qual conteúdo exato que precisa enviar para ele.

Baixo custo, alto ganho

A melhor parte de apostar em jogos da loteria é que eles são baixo custo e alto ganho, né? Muitas vezes, temos a sensação de que começar a investir em marketing digital será um processo de alto custo e pouco retorno, mas não necessariamente… Antes de começar a investir muito dinheiro em marketing digital, existe uma gama de possibilidades que são geradas de maneira orgânica. Apenas quando você atingiu grande parte do seu potencial de maneira orgânica, é que pode começar a pensar em investir em anúncios e patrocínios online.

Claro que, com o tempo, o ganho orgânico estabiliza e é importante fazer um bom uso das ferramentas de anúncio. Porém, em um primeiro momento, muita coisa pode ser feita sem custos gigantescos. Portanto, altos ganhos com baixo custo.

Faça uso dos gatilhos mentais

A gente sempre sabe que a loteria vai estar ali, certo? Mas, no final de todos os anos, vamos correndo na lotérica para fazer o jogo na mega da virada. Isso é porque nosso cérebro tá ligado pelo gatilho, achando que é a última chance que vamos ter para fazer o jogo e começar o ano com a conta recheada. Então, em marketing digital a gente pode usar essa ideia dos gatilhos.

Os gatilhos mentais trabalham com as decisões que o nosso cérebro faz no “piloto automático”. Diariamente, o cérebro faz o filtro das pequenas decisões para não nos desgastarmos. Alguns fatores são determinantes para ele entender qual a prioridade das informações e decisões que temos que tomar. Em marketing digital, trabalhamos isso na hora de escrever um texto e colocar alguns desses gatilhos no meio, para mexer com o leitor.

Os principais gatilhos mentais, são: escassez, urgência, novidade e prova social. O gatilho da escassez funciona em cima daquela máxima antiga: eu só sabia o que tinha quando perdi. E ninguém quer entender o que perdeu por não ter, certo? Já o gatilho da urgência funciona muito bem em promoções com período curto, porque: você tem urgência na sua necessidade e por isso toma ações mais imediatas. O gatilho de novidade não é nada de novo, na verdade, você ressalta as novas tecnologias que sua empresa está ofertando. A prova social é mostrar para o consumidor quantas pessoas já consumiram, e que ele está por fora, por isso precisa participar.

Analisar dados e mudar estratégias

Se você joga na loteria regularmente, talvez mantenha um controle de quais números já jogou, quais ainda não foram e alguma sequências de dados… Analisar o que já foi feito, o que podemos mudar e pensar em novas estratégias é importante se o seu marketing digital não apresentar resultados.

Analisando os dados, você consegue observar quais são as melhores formas de chamar a atenção da sua audiência, quais conteúdos foram mais interessantes para eles. Como os anúncios estão performando, como eles podem ser melhorados. Enfim, uma infinidade de dados que permite que, cada vez mais, a sua estratégia se torne mais assertiva.

A Thatto Comunicação pode ajudar você a construir uma presença digital, fazer marketing digital e aumentar as vendas do seu negócio, além de ser visto e lembrado por clientes em potencial.

Estamos focados sempre em fazer essa construção da marca, produto ou serviço com atenção total nos potenciais clientes, no engajamento e na interatividade. Além disso, atendemos cada cliente como se fosse único. Todos os nossos processos têm um toque de sensibilidade e estilo para desenvolver soluções criativas e inovadoras independente do tamanho ou área de atuação do seu negócio.

Ganhar na loteria é o sonho de muita gente, mas é necessário sempre arriscar e tentar. Com marketing digital, a sua empresa pode alavancar e ganhar diversos bilhetes premiados em forma de clientes que se tornam fiéis à sua marca e sempre voltam para consumir. Por isso, é muito interessante investir nesse método que, cada vez mais, se torna relevante dentro do mercado. Entre em contato com a gente e garanta os seus bilhetes premiados!

 

Texto originalmente publicado no blog Thatto.