Tudo o que você precisa saber sobre Inside Sales

Inside sales significa, em seu sentido literal no português, “vendas dentro”, em cima dessa tradução, já se pode imaginar o seu real sentido: vendas dentro da empresa. 

Quando se pensa em vendedores, o que imagina é a imagem de uma pessoa que te aborda na loja e te pergunta o que procura, e se este processo fosse planejado e resolvido sem esta abordagem, pois às vezes pode até mesmo afastar o comprador.

No método inside sales, o profissional cria estratégias dentro da empresa que busquem estabelecer sua persona (quem é o seu cliente ideal através de gostos, desejos e necessidades) e melhora o alcance da loja, pois sabe quem procura seus produtos. 

Como a maioria das áreas de gestão, as inside sales precisam ser adaptadas ao seu negócio e isso não é uma tarefa simples. É como uma dobra de chapa, que precisa de manuseio e conhecimento para garantir um bom resultado. 

A tecnologia traz às empresas a oportunidade de aumentar resultados através da produtividade e processamento de ações, transformando tudo em um conjunto de ações uniformes designadas para cada função. 

Vender internamente pode aumentar números por ser um processo que alcança mais pessoas. Veja o que é importante para aplicá-lo em sua empresa: 

Saiba por onde o seu cliente gosta de ser atendido

Para vender, é necessário prospectar, ou seja, buscar novos clientes. Saber por onde o seu cliente ideal gosta de ser atendido é essencial para implementar as vendas internas dentro da sua empresa. 

As inside sales são utilizadas principalmente para vendas B2B, e assim, é mais fácil conseguir conversar com clientes potenciais. 

Mapeá-los nem sempre é fácil, é necessário saber onde estão e quais são os seus pontos mais fortes, assim como um projeto de instalações elétricas. Assim, você sabe onde ele está, quando pode te ouvir e porque ele precisa disso. 

Tenha um CRM

Um Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português, é essencial para que você consiga estabelecer um bom lugar no mercado com as inside sales. As vendas internas precisam de um contato constante (mas não cansativo) com o cliente. 

  • Busque atrair leads;
  • Mantenha a comunicação com quem demonstrou interesse;
  • Faça um follow up das vendas;
  • Acompanhe a experiência deste cliente. 

Isso faz com que novos clientes cheguem até você, uma vez que este acompanhamento gera mais confiança, assim, os clientes já compradores indicam o atendimento e produto a outros. 

O CRM, ou gestão de clientes, funciona como uma manutenção predial, é necessário ter uma para que a construção se mantenha segura e saudável. Além disso, mantém o negócio sempre atualizado, com uma visão nova, pois sempre chegam novos clientes. 

Implementar as inside sales na sua empresa não é algo simples, mas vale a pena. Já pensou quanto tempo de deslocamento de um representante seria poupado se ele prospectasse por um e-mail ou telefone? 

Esse tempo pode ser utilizado para alcançar novas pessoas, aumentando sua carteira de clientes. 

Apresente a ideia a sua equipe, prepare seus colaboradores e aproveite seus novos rendimentos e produtividade! Para ler mais conteúdos como este, nos acompanhe por aqui. Até o próximo post!