SEO para Youtube: 4 estratégias para alavancar seu canal

O SEO para youtube é essencial para ter sucesso nas redes sociais. Como empresa, é preciso saber se destacar da concorrência. 

Os vídeos estão desempenhando um papel cada vez mais importante e constituem uma grande parte do tráfego mundial da Internet. 

Isso implica fortemente na competição na indústria de vídeo. Para se destacar da concorrência e chamar a atenção dos internautas com conteúdo em vídeo, não basta postar vídeos de qualidade sobre temas interessantes. 

Na verdade, isso requer habilidades reais de marketing.

Em plataformas tradicionais, por outro lado, o sucesso é alcançado pela distribuição em rede de videoclipes. Mas existem outros componentes no YouTube: os de SEO (ou SEO para Search Engine Optimization). 

Como essa plataforma de vídeo pertence ao Google, ela está intimamente ligada ao mecanismo de busca do gigante. Isso permite que os vídeos mais vistos apareçam nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google. 

SEO para Youtube: 4 estratégias para alavancar seu canal

Só porque você pode melhorar a classificação de seus vídeos nos resultados de pesquisa do YouTube, não significa que seu conteúdo desempenhe um papel menor.

Você tem que ver o SEO para YouTube como uma oportunidade de postar seus videoclipes e ganhar vantagem sobre a concorrência.

Um bom marketing e uma estratégia de SEO adequada não são suficientes para garantir o sucesso de um vídeo se o seu conteúdo não for atraente. Saia do seu caminho para criar vídeos interessantes e originais que sejam divertidos, informativos ou ajudem os usuários a resolver seus problemas. 

Verifique regularmente com que conteúdo os usuários são mais receptivos para melhor responder às suas necessidades. Se você atender a essas condições, aplicar nossas orientações sobre critérios de SEO e dicas para otimizar seus vídeos garantirá resultados positivos.

1. Palavras-chave e metadados

 

Conforme anunciado anteriormente, o YouTube é, entre outras coisas, um mecanismo de busca. Portanto, escolher e usar as palavras-chave certas para um vídeo é tão necessário quanto para um site.

É por isso que é importante realizar pesquisas com antecedência e, por exemplo, utilizar ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Adwords. Uma ferramenta adicional para encontrar palavras-chave relevantes é a sugestão de pesquisa automática no YouTube, que é muito parecida com o Google Suggest. Os quatro elementos a seguir devem ser compostos por palavras-chave relevantes: 

Nome do arquivo

Mesmo que não represente um dos principais critérios de SEO, é recomendável incluir palavras-chave no nome do seu arquivo de vídeo.

Título

O título é indiscutivelmente a parte mais importante da otimização de vídeo. Basta encontrar um texto que contenha não apenas a palavra-chave mais importante, mas também que corresponda à busca do internauta.

Descrição

A descrição é um critério de SEO muito importante. Invista tempo suficiente para escrever um texto conciso e atraente que descreva para os usuários o conteúdo do vídeo. 

Aqui também, você deve adicionar seu conjunto de palavras-chave, bem como links para seu site ou outras contas de redes sociais. Lembre-se de que os primeiros 100-150 caracteres da descrição são os mais importantes, pois são os que aparecem na pré-visualização do vídeo ou nas respectivas janelas do Facebook ou Twitter.

Tags

Tags são termos de pesquisa com os quais os usuários do YouTube podem encontrar seu vídeo. É claro que as palavras-chave pesquisadas também devem estar nas tags. No entanto, a influência das tags no SEO não é tão importante como costumava ser nesta plataforma de vídeo.

Outros fatores que influenciam no SEO do YouTube são, por exemplo, a instalação de arquivos de legenda, a qualidade do vídeo (SD ou HD) ou a idade do vídeo. As anotações na forma de pop-ups, texto cobrindo o vídeo e outras dicas para mais interatividade podem ser relevantes para o SEO do seu vídeo. 

Um elemento de influência final, e não menos importante, é a miniatura do seu vídeo. A miniatura e o título são os principais elementos para gerar cliques ou visualizações. 

Conheça o guia capa para youtube e descubra todos os tamanhos necessários. 

2. Otimização de seu canal no YouTube

 

O alcance de seu canal no YouTube é tão crucial para o SEO quanto o SEO de um vídeo. 

Graças a um canal bem estruturado, que apresenta seus clipes por listas de reprodução acompanhadas de textos ricos, você permite que seus visitantes em potencial saibam o que esperar de seus vídeos. 

Os números relacionados ao seu canal (número de vídeos, inscritos, visualizações e data de criação) podem inspirar a confiança do usuário e caracterizá-lo como um especialista em uma área, por exemplo.

Manter seu canal é importante para sua atividade na plataforma de vídeo. Você influencia seu SEO positivamente se enviar novos vídeos regularmente e se eles contiverem anotações especiais ou se forem adaptados ao seu conceito geral.

3. Vinculação de conteúdo

 

Também é possível otimizar um vídeo para SEO offpage, pois pode ser exportado para fora da plataforma, como qualquer outro tipo de conteúdo. É por isso que é oportuno gerar links externos que levem ao seu canal ou a um vídeo específico. 

Essas referências desempenham um papel importante e positivo no SEO do YouTube, pois os sites direcionados ou direcionados ao seu canal são influentes e reconhecidos como confiáveis.

Além do clássico estabelecimento de links, compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma tarefa essencial para melhorar o seu SEO no YouTube. 

Se você compartilhar publicamente seus clipes do YouTube em canais de mídia social como Twitter, Facebook ou Pinterest, você não apenas obterá links adicionais, mas principalmente visualizações fora do YouTube.

4. Sinais do usuário calculados em SEO

 

Essas indicações dos usuários são as únicas possibilidades para o YouTube analisar a qualidade do conteúdo do vídeo. Para tanto, a plataforma de vídeo avalia o número de uploads de um vídeo, a atenção que ele gera e a reação dos espectadores. 

A plataforma então compara esses resultados com vídeos semelhantes. O SEO do seu vídeo é melhorado se for visto com frequência ou por muito tempo. Se você tem poucas cargas ou uma alta taxa de rejeição, ou seja, a porcentagem de usuários que fecham sua janela sem visitar um site posteriormente, isso terá um impacto negativo em seu SEO.

Aqui estão os critérios de avaliação de SEO com base nas reações do usuário:

  • Comentários sobre o número;
  • Palavras-chave usadas em comentários;
  • Reações aos comentários;
  • Número de avaliações positivas (“gostei”);
  • Relação entre avaliações positivas e negativas;
  • Número de respostas ao vídeo;
  • Número de usuários que salvaram seu vídeo em uma lista de reprodução.

Para ter influência nas reações do usuário, você precisa participar ativamente das discussões sobre seus vídeos. Responda construtivamente e ressoe positivamente escrevendo respostas aos comentários você mesmo.

Quanto melhor você dominar as diferentes disciplinas de otimização de SEO dos vídeos do YouTube, mais rápido obterá uma boa classificação nos resultados de pesquisa da plataforma de vídeo.

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