restaurante

Restaurante de Sucesso: 5 Passos Que Você Precisa Seguir

Ter um restaurante, assim como qualquer outro tipo de negócio, exige muito planejamento, investimento e dedicação.

Não basta apenas servir uma boa comida. É preciso muito mais!

E como fazer isso? Quais passos você precisa seguir para ter um restaurante de sucesso? 

Continue acompanhando a leitura deste artigo e descubra!

Como ter sucesso com restaurantes?

Para ser bem sucedido em seu negócio, são necessárias algumas medidas básicas. A seguir, apresentamos 5 passos para que não restem mais dúvidas de como ter sucesso em seu restaurante.

Passo 1: Atente-se ao ambiente

Hoje em dia, a maioria dos clientes espera de um restaurante muito mais que apenas consumir uma refeição. 

O cliente moderno espera um serviço personalizado, um ambiente agradável em que seja possível passar algumas horas, entre outros aspectos.

Sendo assim, oferecer um ambiente limpo, harmonioso, confortável e acolhedor, é fundamental para que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Por isso, pensar na decoração e em todo o ambiente é de extrema importância para um restaurante que busca sucesso.

Sendo assim, deve-se pensar nas cadeiras e mesas para restaurante (bem como a disposição delas), no tipo de iluminação, nos arranjos, nos quadros, nos utensílios – guardanapos, pratos, talheres, entre outros.

Além disso, é importante considerar a climatização, a música que será tocada no ambiente, bem como a forma que os funcionários irão interagir e se comunicar com os clientes.

Tudo para que o consumidor tenha a melhor experiência da vida dele.

Afinal, o ambiente precisa ser condizente com o restaurante. Por exemplo, um restaurante chinês não pode ter uma decoração igual a de um restaurante peruano. Cada estabelecimento tem suas características.

Passo 2: Ofereça a melhor experiência ao cliente

Como já falamos anteriormente, oferecer a melhor experiência ao cliente é essencial para restaurantes que querem ter sucesso nos dias de hoje.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e caso não tenham uma experiência agradável, simplesmente irão para outros restaurantes – e opção é o que não falta.

Portanto, não deixe que os clientes tenham uma experiência negativa em seu restaurante. A satisfação deles deve estar em primeiro lugar.

Nesse sentido, tenha uma equipe de funcionários bem treinada, evite que os fregueses esperem por muito tempo, peça por feedbacks, e disponibilize utensílios de qualidade, como talheres, guardanapos e pratos.

Ofereça ao seu cliente a melhor experiência possível. Assim, ele retornará mais vezes, e ainda poderá recomendar seu restaurante para outras pessoas.

Passo 3: Prepare o cardápio certo

Diversos restaurantes trabalham com um cardápio extenso – o que muitas vezes pode não ser a melhor escolha.

E por quê? Porque adotar este tipo de cardápio gera um aumento de tempo na espera do atendimento, na preparação de cada prato, na escolha dos clientes, além de custos maiores.

Por isso, é importante pensar em um cardápio mais objetivo, que facilite a escolha dos consumidores e o trabalho de seus funcionários.

Organização, simplicidade e clareza, essas são as três características que um bom cardápio certo precisa ter.

Passo 4: Valorize e treine seus funcionários regularmente

O recurso mais importante do seu restaurante é a sua equipe, ou seja, os seus funcionários. Afinal, são eles que irão atender os clientes todos os dias.

Sendo assim, valorizá-los e treiná-los é de suma importância para que seu restaurante continue crescendo e tendo cada vez mais sucesso.

Portanto, ofereça  a eles gratificações e bônus, trate-os de maneira respeitosa e digna, reconheça o esforço e a dedicação que estão tendo, e claro, disponibilize ótimas condições de trabalho.

Além disso, proporcione treinamentos e ofereça a possibilidade de crescimento para eles. 

Tais ações contribuem, e muito, para a motivação da equipe e, uma equipe motivada e feliz com o trabalho, desempenhará suas funções do mesmo modo.

Passo 5: Faça tudo dentro da lei

Para um restaurante funcionar são necessárias determinadas documentações e condições. Por isso, para não ter problemas, tenha tudo regularizado, isto é, dentro da lei.

Dessa forma, você evitará problemas, multas e prejuízos à imagem do restaurante. Afinal, se algo irregular for descoberto, a repercussão será enorme, principalmente por causa das redes sociais.

Bônus: invista em marketing digital

Seja no computador, tablet ou celular, as pessoas hoje em dia estão conectadas, isso é fato. Portanto, esteja onde seus clientes estão!

Por exemplo, na internet você pode investir em estratégias de marketing digital como: SEO, anúncios no Google, e-mail marketing, posts nas redes sociais e muito mais!

E o melhor de tudo é que investindo nesses meios, o seu restaurante terá mais visibilidade, e consequentemente, um número maior de pessoas encontrará seu estabelecimento. 

Logo, você terá inúmeras oportunidades para alcançar mais clientes e aumentar sua receita. 

Nada mal, não é verdade?!