Como a internet pode ajudar na educação?

Você já se perguntou como a internet pode ajudar na educação? E sabe como um teste de velocidade pode colaborar nesse processo?

Tente imaginar o mundo há 30 anos atrás, onde os microcomputadores ainda não estavam disponíveis nos lares brasileiros. 

Nessa época, fazer uma pesquisa escolar sobre um determinado assunto era bem mais complicado.

Pense naquela aula de história, onde o professor pede para você fazer uma resenha sobre a vida de Dom Pedro II. Hoje, basta entrar no Google, digitar o que deseja, e pronto: conteúdo é o que não falta.

Mas sem ter esse recurso, como eram as pesquisas antigamente? Já parou para pensar nisso? 

Gastava-se horas e horas de buscas em livros, procurando no sumário para conseguir um pouco de informação. Por isso a educação era bem mais precária.

O avanço da internet e as mudanças educacionais

Até aqui, falamos alguns exemplos básicos sobre como a internet pode ajudar na educação. 

Aliás, nem conseguimos mais imaginar a nossa vida sem o Google. Seja qual for a curiosidade, basta digitar no buscador que aparecerão na tela uma infinidade de resultados.

Mas fora isso, há também uma mudança na dinâmica educacional. Estamos vendo crescer bastante o número de cursos online. 

A pós-graduação, bem como a graduação, estão sendo cada vez mais ofertadas na modalidade à distância.

Além da praticidade e facilidade, esse modelo de cursos ainda garante uma maior democratização do ensino. 

Para entender isso, basta comparar os preços das mensalidades de um curso presencial e um curso a distância.

Em alguns casos, um curso à distância chega a ser até 4 vezes mais barato que um curso presencial. 

Por esse motivo, os indivíduos de classes sociais baixas passam a ter mais acesso à educação, antes restrita aos grupos mais altos da população.

O acesso à informação depende da disponibilidade da internet

Embora a internet esteja democratizando a educação, ainda há muita precarização nos serviços oferecidos pelas operadoras, principalmente em algumas cidades brasileiras.

Municípios com poucos habitantes, ou até mesmo cidades que ficam mais distantes das capitais, acabam sofrendo com a falta de uma boa internet. 

E sem uma internet veloz, a informação acaba não atingindo um público maior. Para isso, realizamos o teste de velocidade.

Como um aluno conseguirá assistir uma videoaula, ouvir um podcast ou até mesmo ler alguns artigos sem ter uma internet veloz? 

Isso pode atrapalhar o acesso de uma grande camada da população à cursos que são realizados a distância.

Então, se por um lado a internet colabora para a democratização da educação, por outro, a falta de velocidade faz com que muitas pessoas acabam se frustrando quando desejam acessar algum canal de comunicação.

A importância do teste de velocidade

Se uma internet veloz é essencial para garantir acesso à uma educação mais democrática, o teste de velocidade é uma importante ferramenta para que você atinja esse objetivos.

Afinal, nem sempre a velocidade da internet contratada é a mesma que está sendo atingida. 

Por isso, é essencial realizar o teste de velocidade constantemente, para apurar se a operadora está cumprindo com o prometido.

Somente dessa maneira é que você poderá usufruir o máximo de todas as informações que uma internet de qualidade pode trazer. 

Ora para ter notícias em tempo real, ora para assistir videoaulas, sem velocidade, você dificilmente sairá do lugar.

Com o teste de velocidade, a educação será cada vez maior

Por meio do teste de velocidade conseguimos ter uma boa internet para navegar. E uma boa internet, garante mais acesso à informação.

Se pensarmos no mundo há 100 anos atrás, era muito difícil uma pessoa que vivesse no Brasil, conseguisse se comunicar com uma pessoa na Europa. 

Para isso, era necessário escrever uma carta e torcer para ela chegar até seu destino.

Caso a mesma não sumisse no meio do caminho, ela demoraria muito tempo para chegar, e quando isso acontecia, muita coisa já podia ter ocorrido, como o agravamento de uma doença ou até mesmo um óbito familiar.

Hoje, a informação viaja em uma velocidade alucinante. Temos informações em tempo real do que está acontecendo no mundo todo, e com isso, a educação acaba sendo facilitada.

Contudo, como já dissemos, para que a internet possa auxiliar na educação, é fundamental utilizar um medidor de internet confiável para fazer o teste de velocidade em seu computador ou smartphone. 

Somente assim é que você poderá tirar o máximo proveito do seu uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *