marketing de influência

Qual é o futuro do marketing de influência?

Você deve imaginar do que se trata o marketing de influência, e o universo dos influenciadores digitais.

Há um tempo essa estratégia surgiu na internet, e desde então vem tomando forças incalculáveis, fazendo com que todas as marcas que querem permanecer no mercado e as que estão surgindo, se adequem a mesma.

Essa nova tendência se iniciou antes mesmo das redes sociais, nas revistas, já podíamos encontrar fotos de famosos em eventos sociais, para os mais diversos públicos.

E com a chegada do Orkut, isso foi se intensificando e surgiram os fã clubes. E não é preciso falar que isso evoluiu e se tornou o que é hoje, né!

Uma profissão almejada por muitos que navegam pela internet todos os dias, onde veem seus influenciadores favoritos publicando momentos de invejar.

Mas qual o futuro do marketing de influência?

Publicações mais reais e verdadeiras

Os usuários estão sempre atentos a qualquer erro, qualquer publicação que tente esconder algo ou que seja falsa, e acabam atacando os influenciadores negativamente.

Onde surge a necessidade da produção de conteúdos reais e verdadeiros com mais frequência.

O marketing de influência também depende da capacidade da marca, de desenvolver algo autêntico e verdadeiro para a parceria com o influenciador, sem deixar parecer algo artificial ou falso.

E para isso, a espontaneidade e a autenticidade valem ouro nas redes sociais, e deixam todas as campanhas mais reais e afetivas.

Não são apenas números que importam, é preciso gerar interesse, comoção e debate, além das pessoas se identificarem com o usuário.

Aumento da responsabilidade social

Querendo ou não, todo influenciador tem que ter responsabilidade social, pois a maioria das suas falas são seguidas do começo ao fim e sem ponderar qualquer outra ação, por serem figuras públicas e realmente influenciar pessoas.

Durante a pandemia do covid-19, foi possível ver diversos influenciadores que estavam frequentando ou até mesmo realizando festas ilegais e compartilhando em suas redes, o que deu brecha para os usuários irem até as marcas que os patrocinavam e cobrar um posicionamento dos mesmos, o que provocou até a perda de contratos milionários.

E não apenas assuntos relacionados a pandemia, mas política e muitos outros também!

E essa cobrança pelas atitudes corretas e sensatas só tende a aumentar, pois são exemplos para muita gente, e uma atitude errada pode culminar em algo muito pior.

Novos influenciadores surgirão

Por conta da pandemia, que provocou o distanciamento social, muitas pessoas viram a produção de conteúdo para as redes sociais como um escape, além de almejar uma nova oportunidade de trabalho.

 E então, por conta do alcance e da visibilidade que os influenciadores de sucesso podem dar para as marcas, existem os patrocínios e publicidades.

Você patrocina algum influencer?

Eles têm o poder de alavancar vendas e até esgotar produtos apenas por usarem um produto, não é preciso nem falar sobre.

E essa é a nova realidade, onde as marcas procuram com muito mais frequência, influenciadores para fazer “publis”, do que celebridades para campanhas. Mas vale lembrar, que uma estratégia não exclui a outra.

E você, vai investir em marketing de influência?

Quer conferir mais conteúdos como esse?

Acesse também: Como utilizar o Instagram para vender mais?