Procrastinação: a pior inimiga do empreendedor

A procrastinação faz parte da vida da maioria das pessoas, vez ou outra, podemos procrastinar alguma tarefa que já deveria ter sido feita e vamos adiando dia após dia. 

Por isso, se você é um procrastinador nato, sugerimos ler todo esse post que traz as principais consequências negativas que a procrastinação causa na vida do empreendedor, como:

  • Atrasos nas entregas de atividades;
  • Falta de clareza na elaboração de estratégias;
  • Dificuldade em agir;
  • Decaimento da liderança.

Portanto, se quiser que o seu negócio prospere, é melhor combater essa inimiga. 

O que é procrastinação? 

Podemos dizer que é uma característica bastante comum do ser humano. 

A procrastinação é quando um indivíduo deixa tudo aquilo que poderia ser feito hoje ou agora, para depois. 

É a famosa postergação ou “enrolação” para começar a fazer alguma coisa. E isso inclui atividades relacionadas à vida pessoal ou profissional. 

O grande problema é que a procrastinação traz diversos malefícios para o procrastinador, principalmente, se ele estiver a frente de um negócio. 

Conheça abaixo as principais consequências negativas da procrastinação para a vida de todo empreendedor que deseja prosperar

Frustração

Se você fica boa parte do tempo navegando nas redes sociais ou conversando no WhatsApp com os amigos, ao invés de cuidar dos interesses do seu negócio, seguramente a procrastinação está fazendo parte da sua vida.

E quanto mais ela toma conta da rotina do empreendedor, mais difícil fica de se livrar dela. 

O resultado é um sentimento de culpa por ficar sempre “empurrando com a barriga”, o que causa uma imensa sensação de frustração, com o passar do tempo. 

Falta de realização pessoal ou profissional

Se o empreendedor não cumpre com todas as suas obrigações no dia a dia, as metas e objetivos do negócio não serão alcançados. 

Por consequência, as realizações também não acontecerão, já que a procrastinação causa efeitos colaterais terríveis. 

Ficar adiando tarefas importantes o tempo todo, nunca é o mais recomendado. 

E o resultado de tanta procrastinação é uma grande falta de realização pessoal ou profissional. 

Ficar perdendo tempo com coisas que não agregam nenhum valor em sua vida, passa longe de ser sensato e vai fazer o empreendedor desperdiçar uma energia que poderia estar sendo usada a favor da sua empresa. 

Desânimo e ansiedade

Depois que o empreendedor se der conta de que a procrastinação tomou conta da sua vida e que está cada vez mais difícil ficar livre dela, pode bater aquela desagradável sensação de desânimo, já que a procrastinação também pode se tornar um ciclo vicioso. 

Com o passar do tempo, o desânimo constante pode evoluir para ansiedade. 

A hipnose é uma metodologia que pode fazer com que você pare de procrastinar e ainda combate diversos distúrbios psicológicos, como a ansiedade. 

Essa técnica tem foco direto na mente humana e elimina todas as crenças limitantes que te impedem de parar de procrastinar em seu negócio. 

Esse investimento vale muito a pena para quem tem uma empresa.

Sofrimento

Muitas vezes, o procrastinador pode pensar em tudo aquilo que ele poderia ter feito e não fez. E tais pensamentos podem ser arrebatadores e causar um interminável sofrimento. 

Por isso, se você vive procrastinando tarefas importantes em sua empresa, vai acabar sendo acometido pelo sofrimento.

A situação pode agravar se o empreendedor, que tem o hábito de procrastinar, começar a perceber as vitórias e conquistas (pessoais ou profissionais) das outras pessoas ao seu redor. 

Em muitos casos, a depressão pode dar as caras, já que o sofrimento é constante, é o famoso efeito cascata, ou seja, a situação só se complica ainda mais. 

Estresse constante

É praticamente impossível um procrastinador não se estressar com uma lista interminável de atividades que precisam ser feitas.

O problema é que a procrastinação faz com que as obrigações aumentem cada vez mais. 

A cada dia que passa, a demanda de trabalho fica sempre maior, para quem tem o hábito de procrastinar. Aí o estresse chega com força. 

Investir em um curso de PNL pode ser uma boa escolha para te ajudar a parar definitivamente de procrastinar em sua vida profissional. 

Essa técnica elimina todas as barreiras emocionais que induzem a procrastinação e vai te deixar livre desse perigoso vício para a vida de qualquer pessoa. 

Irritação

Se você é um empreendedor que adora procrastinar tudo em sua vida, certamente vai encontrar muita dificuldade de estabelecer sólidos relacionamentos. 

Correr atrás do prejuízo causado pela procrastinação, pode trazer muita irritação no dia a dia, o que acaba prejudicando as relações profissionais e até a convivência em família. 

A grande questão é que, com o passar do tempo e se nada for feito, o procrastinador pode se ver em um beco sem saída, pois a tendência é que as outras pessoas se afastem dele simplesmente pelo fato de estar sempre com os nervos à flor da pele. 

Constante falta de disposição

Você já reparou que a maioria dos procrastinadores não têm muita disposição no dia a dia? Isso tem um motivo óbvio. 

Todas as consequências negativas citadas acima, fazem a pessoa que tem o péssimo hábito de procrastinar, sentir uma grande falta de disposição. 

A falta de perspectivas em relação ao futuro e o constante adiamento das tarefas, que só vão se acumulando, alimentam esse ciclo vicioso. 

Mas, o coaching pode ser uma alternativa eficaz para te ajudar a parar de procrastinar. 

Essa metodologia tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. 

Ela elimina da sua mente tudo aquilo que te faz procrastinar, aprimora a sua comunicação e otimiza todos os seus comportamentos, deixando-os mais assertivos.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!