Profissão vendedor de marketplace: entenda porque empreendedores vendem nesses canais

Devido à evolução tecnológica, o comércio está cada vez mais digital. Logo, o que era um processo que já vinha numa crescente, foi acelerado devido à enorme pandemia do Covid-19. 

Graças a esse novo quadro geral que um dos principais setores econômicos se viu envolvido, o senso de empreendedorismo teve que se fazer presente para acompanhar as novas tendências e hábitos do segmento.

Assim, vender online deixou de ser um diferencial para os empreendimentos, muito pelo contrário, tornou-se algo inerente a qualquer modelo ou estilo de comércio. 

Desse modo, mesmo com o crescimento notável dos e-commerces, uma alternativa considerada por muitos ainda mais viável e eficaz, começou a ganhar cada vez mais espaço no setor do comércio digital, trata-se dos marketplaces.

Venha entender de uma vez por todas o porquê cada vez mais os empreendedores optam por vender nesses canais.

Primeiramente, o que são Marketplaces?

Esse termo teve sua origem na junção de duas palavras em inglês: “Market” (mercado) e “place” (local). Aplicando uma tradução de formal literal, representa o local onde as pessoas vendem, compram e trocam produtos. 

Assim, essa expressão acabou sendo usada como uma forma de caracterizar um novo modelo de comércio, esse sendo efetuado dentro de sites de grandes redes varejistas como um todo. 

O marketplace funciona como um grande shopping center virtual, onde outros lojistas de todos os lugares utilizam esses canais de venda para anunciar suas próprias mercadorias, independentemente de quais sejam. 

A analogia com o shopping é certeira, pois o consumidor tem ao seu alcance a possibilidade de buscar diversos produtos de diferentes lojas e segmentos em apenas um só lugar.

Em contrapartida, para os sellers, esse site funciona como uma grande vitrine de produtos de um estabelecimento de renome. É como você colocar sua mercadoria à mostra em uma loja movimentada de um shopping onde ocorre uma grande circulação de pessoas. 

Ao atrelar os itens comercializados a uma marca de expressão, isso proporciona um ambiente com mais visibilidade do que em qualquer loja virtual. Além de agregar credibilidade e notoriedade para seu comércio. 

É uma tendência que veio para ficar? 

Para falar a verdade, pesquisas recentes constatam que esse estilo de negócio já ultrapassou o campo da tendência e, além de ser uma realidade, tudo indica que também seja o futuro. 

Hoje em dia eles cobrem 78% das vendas dentro do e-commerce, e a previsão é que cresça ainda mais. 

De acordo com o levantamento mais recente da Ebit/Nielsen, que é responsável por medir a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisa, o modelo de negócio marketplace cresceu 52% em 2020, acima do total do mercado, o que resultou em R$ 73, 2 bilhões para a categoria. 

Para comparação, o mercado de e-commerce como um todo cresceu 41% em 2020. Segundo dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mais de 150.000 lojas online foram criadas entre março e julho no Brasil.

Outro fator que apenas confirma a relevância que os marketplaces possuem no panorama geral do comércio digital no Brasil é que, dos consumidores que já fizeram pedidos de produtos em marketplace, 90,7% deles afirmam que a experiência de compra nestes canais foi “boa” ou “ótima”.

Nessa avaliação, um dos pontos ressaltados como positivo foi a precisão do produto recebido e o prazo de entrega veloz. Ambos são fatores considerados absolutamente imprescindíveis para uma boa prática de venda online. 

Por que os empreendedores vendem nesses canais?

No auge da pandemia, os marketplaces se mostraram uma alternativa crucial para os vendedores, mas em especial aquelas pequenas empresas que ainda não estavam operando na internet.

Ou seja, é possível dizer que isso acabou ocasionando um aumento grande de novos empreendedores nesses canais de venda. 

A falta de conhecimento atrelado à urgência de realocar o comércio na internet, fez com que, os vendedores optassem por um modelo que já disponibilizasse esses fatores para ele, no lugar de um e-commerce que demandava:

  • Investimento alto;
  • Compreensão sobre logística ;
  • Planejamento de marketing;
  • Entre outros fatores.

A praticidade de ter uma infraestrutura oferecida pela própria plataforma foi, sem sombra de dúvidas, a vantagem que fez muita diferença e foi responsável por viabilizar esse estilo de negócio.  

Quais são os benefícios de vender em marketplaces? 

Entenda agora e de forma detalhada quais são os fatores determinantes que convenceram os empreendedores a estarem nesses canais

Estrutura

Como dito anteriormente, isso é um aspecto muito favorável para os empreendedores que estão no processo de migrar para o digital ou até mesmo lojistas que já possuem um site próprio. 

Os marketplaces possuem uma estrutura completa que abrange desde pequenos, médios e até comerciantes de grande porte. 

Nos marketplaces, você já terá a seu dispor, por exemplo: marketing, gestão de tráfego e uma vitrine praticamente de graça. Além disso, a grande maioria das plataformas são gratuitas para cadastro. 

O único valor que será cobrado é a comissão em cima da venda que pode variar de 10% a 30%.   

Visibilidade

Como seu produto está atrelado a um canal de vendas que possui uma marca forte, isso vai possibilitar que ele tenha mais visualização dos consumidores. Ou seja, quanto mais seu produto é visto, maiores são as chances de ele ser adquirido. 

A característica que todas essas empresas têm em comum é o alto volume de tráfego em seus sites. 

Em alguns marketplaces é possível pagar para impulsionar anúncios, o que somado ao grande tráfego de visitantes nesses canais de venda aumenta consideravelmente a visibilidade dos seus produtos. 

Possibilidade de trabalhar com produtos segmentados

Engana-se quem pensa que você só deve vender em canais de venda multi departamentos como os citados acima. 

Muito pelo contrário, os chamados marketplaces de nicho pertencem a uma área que vem crescendo cada vez mais e são mais uma prova clara de que o mercado digital está cheio de possibilidades

Ao vender em canais voltados para segmentos específicos, você obtém um contato mais direto e eficiente com seu público, o que possibilita a criação estratégias de vendas para disputar com a concorrência e reconhecer o perfil de compra de seus clientes.

Assim, ao invés de se arriscar criando um e-commerce, você pesquisa e escolhe com sabedoria os marketplaces que são voltados para seu segmento e atinge logo de cara seu público-alvo. 

O que pode levar você também a conseguir de forma mais rápida e fácil algo que é extremamente disputado no mercado digital: fidelização de clientes. Essa é a tática mais eficiente junto com a produção de kits produtos para aumentar o seu ticket médio.

Baixo investimento

Como já foi citado, além de todos os serviços disponíveis, o custo-benefício é o que torna essa proposta tão atrativa para os vendedores. 

Afinal de contas, grande parte desses canais são gratuitos para se inscrever, a única cobrança feita é a da comissão por venda realizada. Para os iniciantes nesse mundo, os marketplaces são ideais porque demandam pouco investimento. 

Somente pelo simples fato de você não precisar bancar uma estrutura online que geralmente possuem um custo elevado, principalmente para o cenário atual do país que está voltando a abrir o comércio físico.

Assim é possível dizer que a ideia de ter um lugar para anunciar seus produtos de graça já é satisfatória e auxilia muitos empreendedores que estão começando. 

Alguns marketplaces, por exemplo, possuem dois tipos de categoria para vender, que são:

Iniciante: nela os vendedores não pagam mensalidade, mas em compensação tem um limite de 10 vendas mensais e será cobrado R$ 2,00 por item vendido.

Profissionais: é cobrada uma taxa de R$ 19,99 por mês mais comissão por produto vendido, contudo, possui uma série de benefícios como não ficar preso a um limite de vendas, a possibilidade de criar promoções que aparecerão na página de ofertas do dia entre outras coisas. 

Conclusão

Depois de conhecer mais a fundo o que são os marketplaces e porque tantos empreendedores optaram por ele para continuar vendendo, saiba que existe uma forma de facilitar ainda mais a gestão do seu negócio digital.

Como? Simples, utilizando um Hub de integração. Operar junto com essa plataforma possibilita que o lojista venda em vários marketplaces eliminando falhas na operação como furos de estoque e proporcionando alta performance em vendas. 

A ideia é erradicar esses erros comuns, mas que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio. É para isso que existe a Plugg.to, que é um Hub de integração com mais de 60 marketplaces integrados, funcionalidades únicas e exclusivas para otimizar e facilitar todo seu processo de venda. 

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*Este artigo foi escrito pela equipe Plugg.to.