Atendimento

Porquê vale a pena investir no atendimento online

A busca por estratégias de marketing efetivas tem aumentado cada vez mais com a competitividade do mercado, indo desde o atendimento até o pós-venda.

No entanto, existem outros métodos que podem ajudar negócios a aumentarem suas vendas, melhorar sua taxa de conversão e gerarem mais resultados: o atendimento online. 

Principalmente para o setor de e-commerce, oferecer um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial que irá conquistar os consumidores através de uma experiência de compra agradável.

Evitando que o seu negócio precise entregar em uma briga de preços e diminua seu potencial de lucro.

Portanto, se você deseja criar um site ou aperfeiçoar sua loja virtual para agradar seu público e gerar muitas vendas no ambiente virtual, invista em opções de atendimento online e utilize o chat para atender os visitantes em todas as suas páginas. 

Para que você tenha certeza quanto a esta decisão, confira a seguir os benefícios de investir em uma estratégia de atendimento online para o seu negócio.

Aumento na taxa de conversão

Uma das métricas mais importantes que os e-commerces buscam acompanhar e aperfeiçoar é a taxa de conversão. A métrica leva em consideração o número de visitantes em suas páginas durante um determinado período de tempo e quantos destes visitantes realmente compraram. 

Ela é uma boa fonte de informação para entender o desempenho do seu site e quais aspectos precisam de investimento. Caso seu e-commerce já esteja recebendo um bom número de visitas, mas não consiga converter muitos visitantes, a solução pode ser o atendimento online. 

Afinal, dúvidas que surgem na jornada de compra dos clientes são uma das principais razões por trás dos carrinhos abandonados e vendas perdidas.

Ao oferecer uma ferramenta de chat presente em toda a jornada do cliente, estes visitantes poderão ter suas dúvidas respondidas em tempo real, diminuindo a chance de abandono e potencializando a taxa de conversão do seu negócio.

Ofereça o melhor tempo de resposta aos clientes

Os clientes não querem experienciar demora para receber respostas e soluções para os problemas que estão enfrentando ao entrar em contato com o seu negócio.

Na verdade, a demora pode ser considerada um dos erros mais graves de atendimento, principalmente no ambiente online, afinal, eles podem acessar a opção da concorrência em apenas alguns cliques.

Outra grande vantagem de oferecer o chat online em suas páginas é possibilitar que seus clientes continuem navegando em seu site, conferindo ofertas e produtos enquanto são atendidos. 

Captação de leads segmentados 

Uma das principais vantagens que o atendimento online tem sobre outros canais de comunicação é o contato direto entre seus atendentes e os clientes.

Desta forma, sua equipe tem a oportunidade de entender e conhecer melhor quem é seu público-alvo, possibilitando a coleta de interesses e preferências de cada lead adicionado em sua base. 

Segmentar sua base de clientes irá impactar expressivamente o desempenho de suas campanhas de marketing digital, pois possibilitará que seu negócio leve apenas conteúdo relevante para cada cliente impactado. 

Uma forma eficaz de reter visitantes

Utilizar o chat online combinado com o convite proativo para conversas em seu site é uma das formas mais práticas de contribuir para o aumento de sua taxa de retenção. O recurso permite a customização das mensagens que são enviadas automaticamente para os visitantes de acordo com a página que está sendo acessada. 

Desta forma, é possível tornar a experiência personalizadas com mensagens que estejam mais adequadas ao contexto, desde uma simples saudação até mesmo à recomendação de produtos e alertas sobre promoções. 

Suporte aos clientes mobiles

Reconhecer a importância dos clientes provenientes de dispositivos mobile já é um lugar-comum para os negócios digitais. Afinal, utilizar smartphones para conferir preços, promoções e avaliações é um comportamento muito popular realizado por mais da metade dos consumidores, segundo dados da Business of Apps.

Durante esta jornada de cliente através dos aparelhos móveis, muitos acessam e realizam compras diretamente em sua loja virtual. 

Uma das maneiras de tornar a experiência desses usuários mais agradável é a integração com os aplicativos de mensagens. Crie um link do WhatsApp e direcione os consumidores para uma conversa com sua equipe em um ambiente onde os clientes já estão habituados e se sentem mais confortáveis.

Portanto, ao oferecer canais de atendimento integrados, seu negócio proporciona conforto e conveniência a esta categoria de clientes, que não precisarão alternar de canal ou aplicativo para entrar em contato com sua equipe, diminuindo a possibilidade de que uma compra seja cancelada. 

Integração com outras soluções 

Outro grande motivo para investir no atendimento ao cliente online é a possibilidade de integrar as ferramentas profissionais de chat online com outras soluções utilizadas em seu negócio, como sistemas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, etc.

Desta forma, as ações que utilizam os leads capturados através do atendimento poderão ser realizadas de maneira mais prática e tornando o trabalho online muito mais eficiente. Afinal, os contatos que já estão qualificados podem receber campanhas segmentadas de e-mail marketing e entrar em seu funil de vendas no CRM.

Possibilita a realização de negociações mais complexas

Empresas B2B (Business-to-Business), SaaS (Software as a Service) e qualquer outra categoria de negócios que realizem negociações extensas e complexas podem aproveitar os benefícios do chat online em suas estratégias de atendimento. 

Isso é possível porque através do chat, os responsáveis pelo atendimento podem explicar cada detalhe referente aos produtos e serviços oferecidos em seu negócio. Além disso, é possível realizar a transferência de arquivos e o envio de documentos como orçamentos, propostas, entre outras opções. 

Estas negociações complexas exigem um maior nível de atenção tanto dos clientes quanto dos responsáveis pelo negócio, por tanto, utilizar um canal de atendimento online que possibilita a comunicação em tempo real pode ter um impacto expressivo em seu número de vendas. 

Oportunidade de coletar feedback de qualidade

Realizar pesquisas de satisfação quanto ao atendimento oferecido é uma das melhores estratégias para melhorar a percepção dos clientes quanto a comunicação do seu negócio. Ao fazer perguntas pertinentes e dar ouvidos aos seus clientes, será possível encontrar respostas para problemas que afetam seus resultados. 

Com as informações coletadas dos feedbacks, será mais fácil otimizar seus processos e corrigir falhas que afetam a jornada de compra dos consumidores. Existem diversos métodos que podem ser aplicados, mas o importante é começar a utilizá-los. 

Faça perguntas sobre os atendentes, sobre o número de tentativas para resolução de um problema, sobre a experiência de navegar em seu site e acompanhe todas as respostas de perto, para assegurar que seu investimento no atendimento continue gerando resultados. 

Investir no atendimento online vale a pena

Esperamos que as informações e dicas que trouxemos em nosso conteúdo tenha o ajudado a compreender a relevância deste canal de comunicação para os negócios digitais. 

Por fim, podemos concluir que quando implementado com estratégia e executado por uma equipe competente, o atendimento online é um investimento que pode trazer resultados expressivos na experiência dos seus clientes e no número de vendas realizadas pelo seu negócio. 

Este guestpost foi produzido pela equipe da JivoChat, onde você pode encontrar centenas de artigos nos nichos de atendimento online, ecommerce, criação de sites, empreendedorismo digital, etc.