bebês

Banho em bebês: saiba quais produtos usar

Apenas duas coisas são necessárias durante o banho dos bebês: água e sabonete líquido neutro. Esse tipo de sabonete evita alergias, além de ser menos agressivo para a pele delicada da criança.

No trocador já deve estar separado a roupinha do bebê, com o algodão, a fralda, toalhas macias e álcool 70%. O álcool é recomendado para a higiene do coto umbilical, porém, se a criança não tiver mais o umbiguinho, não é necessário.

Pele do bebê

Os bebês são mais sensíveis do que os adultos em todos os aspectos. Logo, basta tocar a pele do seu pequeno para notar que ela necessita de um cuidado todo especial.

Em relação aos recém-nascidos, a pele é diferente em comparação a de um bebê mais desenvolvido. Ela é mais fina, perde mais calor e absorve com mais facilidade tudo aquilo que é aplicado nela.

Dessa forma, é muito importante ficar atento às escolhas dos produtos e buscar opções que não agridam a pele que é tão delicada. Ou seja, quanto menos substâncias em produto tiver em sua composição, melhor.

5 artigos básicos para o banho do bebê

A hora do banho é tão importante para eles quanto para os pais. Para o filhote se sentir seguro e confortável, o momento deve ser divertido e tranquilo para todos. Assim, quem realiza essa importante tarefa adquire mais confiança e a criança é capaz de associar o banho a um momento relaxante.

Mas quais são os produtos que você deve ter em casa para dar um banho completo no seu bebê? Veja, a seguir, os itens realmente necessários.

Banheira

A banheira é uma das peças mais importantes para o momento do banho. Mais do que simplesmente armazenar a água, ela deve oferecer segurança e facilidade para os pais.

Os modelos de plástico com suporte em aço são ótimas opções, pois oferecem boa estabilidade e não exigem que os pais se abaixem muito. Evitando possíveis dores nas costas e que permitam controlar  melhor os movimentos. 

Já as banheiras infláveis são uma boa sugestão para os pais que viajam muito com o bebê, pois, facilita o transporte. Se optar por ela, escolha um modelo que venha com uma bomba para agilizar o enchimento. Então, você poderá dar banho no bebê em qualquer lugar. 

Não menos importante, independente da sua escolha, não deixe de verificar se as dimensões da banheira são compatíveis com o tamanho do seu box antes de realizar a compra. 

Sabonete neutro

Um banho somente com água não tem o poder de retirar toda a sujeira do corpo do bebê. Por isso, o sabonete é um item indispensável.

Você pode usar a versão em barra, porém os sabonetes líquidos costumam ser mais práticos. Sendo assim, o primordial é que o sabonete seja neutro, hipoalergênico e à base de glicerina.

Vale ressaltar que o sabonete específico para bebês pode também ser usado como xampu. Dessa forma, você não precisa ter diferentes produtos para lavar o corpinho e o cabelo da criança.

Toalhas de banho

Após o banho, é fundamental ter à mão toalhas macias e suaves para o seu filho. Use aquelas que possuem capuz para proteger a cabeça e as orelhinhas, então você vai secando o restante do corpo com segurança, evitando que ele pegue algum vento ou friagem.

Pomada contra assaduras

Depois que o bebê estiver bem sequinho, é aconselhável passar uma pomada para prevenção de assaduras. No entanto, é de suma importância seguir sempre as orientações do médico pediatra para escolher a melhor indicação ou marca.

Brinquedos

Como dito anteriormente, o banho deve ser um momento relaxante para todos nessa hora. Ter alguns brinquedos boiando na água pode ajudar nesse processo.

No entanto, esses itens só devem ser inseridos no banho a partir do quarto mês de vida do seu filho, quando ele já possui coordenação desenvolvida o suficiente para brincar sozinho.

Os brinquedos mais indicados são os de borracha ou plástico, pois não estragam com a água e secam rapidamente, o que é muito importante, pois podem acumular fungos ou bactérias.

Texto: Gear Seo