e-commerce

Por que uma ‘página de obrigado’ é importante para o seu negócio?

A ‘página de obrigado’ também é conhecida como ‘Thank You Page’ ou ‘página de agradecimento’. Elas são aquelas para onde os visitantes são direcionados após concluírem uma ação no site, blog ou anúncio.

Vamos imaginar a seguinte situação: você desenvolve um material exclusivo para ser adquirido gratuitamente pelos seus clientes, divulga nas mídias digitais, eles acessam a landing page, preenchem o formulário para ter o conteúdo e na sequência não acontece nada. 

Isso, mesmo que indiretamente, faz com que o cliente não se sinta prestigiado. É interessante que todos os empreendimentos façam com que o consumidor se sinta exclusivo. 

Portanto, a página de obrigado tem a missão de agradecer o usuário por ter se inscrito para uma aula online, baixado o ebook, PDF ou até mesmo contratado um serviço ou comprado um produto. 

De modo geral, a página é classificada como um ponto final de conversão de visitantes em leads. Os leads qualificados se caracterizam por pessoas interessadas no seu produto, que gostam de interagir com a marca. 

A partir do momento que uma pessoa insere dados para ter acesso a qualquer conteúdo, ela deixa de ser um visitante e se torna um lead. Para fazer com que o lead se lembre com carinho da sua marca e volte a interagir com ela, a página de obrigado é a melhor opção.

Para que serve a página de obrigado?

O objetivo principal da página de obrigado é o de agradecer o mais novo lead por ter efetuado a compra ou adquirido algum material, sempre superando as expectativas dos clientes. 

Entretanto, elas também possuem outros objetivos essenciais que devem ser mencionados. Conheça alguns a seguir:

1 – Informar a conclusão da ação do usuário

Após o cliente ter passado por todas as jornadas do funil, é mais do que necessário que ele receba uma confirmação do que acabou de fazer e tenha uma boa experiência navegando pela página. 

Não tem nada mais frustrante do que um usuário preencher formulários e realizar qualquer ação na internet e ficar na dúvida se realmente deu certo. Tal sentimento de incerteza é capaz de impactar negativamente a experiência do usuário, causando uma má impressão. 

Para não passar por este tipo de situação, a página de obrigado deve informar que o formulário foi preenchido com sucesso ou que a compra foi realizada, por exemplo.

2 – Conquistar o visitante, oferecer produtos e multiplicar o processo 

Você pode pensar que, se o cliente já efetuou a compra e interage com a sua página, ele não precisa ser mais conquistado. Isso não é verdade. Aqui, a ideia é fidelizá-lo ainda mais. 

É característico as páginas serem compostas por pouco texto, pois são bem objetivas, mas é possível também explorar outro recurso: o uso dos CTA ‘s, os Call to Action, ou chamada para a ação.

Com isso, além de agradecer, você pode disponibilizar um CTA para entregar outro conteúdo ou direcioná-lo a outra página, como um botão para ‘Baixe aqui seu conteúdo’ ou utilizar outros recursos, como:

  • Botões para identificar as redes sociais da empresa;
  • Botões para compartilhar o material;
  • Depoimentos de clientes;
  • Links para artigos relacionados no blog do negócio.

Como foi dito anteriormente, o cliente sempre pode oferecer uma experiência diferente ao usuário. Portanto, entregue o benefício ao cliente, deixe a mensagem de agradecimento e, em seguida, já o direcione através do botão de CTA para algum outro conteúdo.

Dicas de como reinventar a sua página de obrigado

Antes de sair por aí desenvolvendo uma página de obrigado e agora que você já sabe o que é e para que serve, é o momento para descobrir as melhores dicas para deixá-la mais atraente e criativa.

Ofereça descontos na próxima compra

Quando o cliente finaliza uma compra, ele já está feliz com o produto. Se na página de obrigado estiver um cupom extra de desconto para a próxima compra, é provável que ele volte a visitar o site e compre aquele produto que havia sido deixado de lado.

Faça upsell

A técnica de upsell é conhecida quando um vendedor convida o cliente a comprar novos itens, atualizações ou outros complementos mais caros para gerar mais investimento no negócio. Por isso, você pode fazer upsell em sua página de obrigado.

Vamos supor que sua empresa venda passagens e combos de viagem aérea. Quando o cliente finaliza a compra, é provável que se interesse por um infoproduto, como o ebook, a fim de receber dicas e curiosidades sobre os melhores lugares para viajar.

Essa é uma estratégia para fazer com que seu lead crie vínculos profundos com o produto.

Invista nos botões de compartilhamento da página

Uma página de obrigado precisa ter botões para compartilhar com outras pessoas. Caso o seu cliente tenha uma boa experiência de compra, é esperado que ele possa querer recomendar para outras pessoas.

O momento perfeito para incentivar o consumidor a continuar engajando com a marca é na página de obrigado, pois ele estará agindo de forma emocional por conta da compra. 

Dessa forma, oferecer um botão de compartilhamento permite com que o cliente faça propaganda de uma forma muito descomplicada.

Apresente informações sobre a compra

A última dica é aquela que não passará despercebido pelo lead e, com certeza, será de total interesse dele: as informações adicionais sobre a compra e o produto.

Você pode usar essa dica para colocar as informações sobre o número do pedido, valor, itens comprados, prazo estimado para entrega, orientações técnicas de uso, canais de atendimento, suporte, entre outras possibilidades.

Conclusão

Em suma, as thank you pages e landing pages caminham juntas e formam um grande potencial de conversões nas estratégias de marketing digital

Você aumenta suas chances de conversão, consegue saber quem é o lead mais qualificado e qual é o perfil dele. Com base nestes dados, você analisa as métricas e descobre a melhor opção para aumentar seus resultados.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog vocedigitalpropaganda.com.br, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre marketing digital.