O que faz uma agência de Marketing Digital em Campinas?

Normalmente, quando os negócios estão estagnados, os clientes não chegam, as vendas não prosperam e os lucros desabam, uma das soluções é a procura por uma agência marketing digital.

Para a maior parte dos clientes, será ela a “salvação da lavoura”. E realmente ela pode ser colocada com esse pensamento. Porém, cada uma realiza um nicho de atividade diferente.

Existem agências que fazem trabalhos Outbound, outras com o conceito Inbound, e algumas (são poucas) que fazem os dois. Normalmente, as que realizam as duas estratégias cobram valores mais salgados. Contudo, fazem tudo e trazem resultados mais rápidos em vários segmentos comerciais. Mas o que é Inbound, Outbound? Eles pertencem a família Marketing Digital? Confira agora algumas respostas sobre esses assuntos.

Marketing Outbound, o famoso ‘”boca a boca”. Conceito passado.

Divulgação de marca em página de revista, folder, flyer, outdoor, carro de som, cartão de visita, são alguns dos conceitos aplicados a teoria do Marketing Outbound. Em suma, ele é um chamariz para que sua empresa chame o cliente para frequentar seu comércio. Ou seja, mesmo ele não tendo a necessidade de adquirir seu produto, o seu negócio tenta instigá-lo para conhecer aquilo que você pode oferecer. É o chamado “Marketing de Guerrilha” ou “Marketing Analítico”.

Nos dias de hoje ele pode ser considerado “ultrapassado” por diversos fatores. Veja alguns:

Atração do cliente errado

Ele não vem a atrair o cliente correto (lead bom) que realmente necessita do que você oferece. Nesse caso, o seu negócio precisa “suplicar” a atenção dele para, no mínimo, conhecer o produto. E mesmo assim, a chance dessa estratégia se transformar em venda é pequena, pois, como dito, ele não tem a necessidade de compra. Em suma, esforço, tempo e dinheiro podem ser jogados fora.

Baixo ou nenhum custo-benefício

Custo extremamente oneroso para os cofres da sua empresa. Perceba o volume de ações: Impressões de Flyer, Folder, Outdoor, Cartão de Visita, aluguel para carro de som, valores para divulgação da marca em meios impressos, como revistas e jornais, entre outros. São investimentos sem observação analítica de retorno, pois não tem como fazer a mensuração exata de quantas pessoas receberam o comunicado e foram até o seu negócio. Fica tudo na base do “achismo”.

Sua marca não será lembrada

As comunicações por “marketing outbound” não causam impacto de prospecção da marca, nem memorização dela na cabeça do cliente, pois para que isso ocorra, ações como citadas no fator acima devem ser realizadas com frequência. Dessa forma, gastando-se mais dinheiro e ficando ainda mais sem saber o retorno desse investimento. Pesquisas apontam que 85% dos clientes memorizam a marca e um produto por meios audiovisuais, como televisão e, principalmente, internet, através do marketing digital campinas.

Todavia, existe um ponto que ainda favorece o Marketing Outbound, principalmente no Brasil. Pesquisas apontam que 66% do público ainda não realizam compras pela internet por receio de hackers, vírus e do próprio processo não ser executado. Essa taxa vem diminuindo, mas ainda é alta. Boa parte da população acredita mais no “preto no branco” do que na “assinatura digital”. Por isso, ainda não se deve largar do conceito Outbound, mas utiliza-lo de outras formas, como será explicado no discorrer desse artigo.

Marketing Inbound, o presente e futuro. Obrigação de qualquer agência marketing digital campinas.

Pesquisas recentes do IBGE revelam que quase 85% da população brasileira tem acesso à internet, seja por computador, celular, televisão, dentre outros meios. O seu advento unificou a comunicação no mundo todo. Tirou a sociedade do universo analítico e a mergulhou num caminho aberto e sem fim. Tudo pode ser criado, falado, compartilhado e divulgado. Observando isso, diversas empresas começaram a empregar valores e estratégias visando a captura do cliente através da digitalização.

Nessas ações e experiências, novos caminhos foram desenvolvidos. Por eles, ficou mais fácil de conhecer as necessidades do cliente, suas oposições e atitudes. Dados e mais dados foram mensurados até chegar a uma conclusão. Ao invés de correr atrás do cliente, será ele que irá correr atrás de nós. Mas como e porquê dessa mudança tão drástica? É aí que entra o Marketing Inbound e toda a estrutura do Marketing Digital em Campinas. Veja algumas peculiaridades e diferenças, comparado com o Marketing Outbound:

Volume de Pessoas

O volume de pessoas que podem acessar seu conteúdo na internet é muito superior comparado com a impressão de um flyer, por exemplo. Além disso, você não sabe o perfil da pessoa que recebe uma publicidade impressa. Já na divulgação digital, com raiz no marketing Inbound, é possível determinar o público alvo que será atingido, faixa deidade, tipo de comunicação aceita pelas pessoas que compram o seu produto (através de cliques, visualizações, compartilhamentos), concorrentes diretos e indiretos, mensuração diária de pessoas que estão vendo sua mensagem e convertendo para querer ter maiores informações ou até a realização de comprado produto, entre outros.

Mensuração clara de resultados no Marketing Digital Campinas

No Marketing Inbound, você vê o quanto investe e sabe o quanto te retorna. A estrutura comercial fica mais sólida e a venda saudável, sem precisar forçar ninguém a querer ver o seu produto. Nesse caso, o cliente vem até você. Para que ele seja convertido em venda, basta ter um bom discurso comercial e não desassociar o que é falado como que está sendo mostrado.

Presença contínua da sua marca e produto

O Público não se esquece da sua marca. Uma das grandes diferenças do marketing inbound para o outbound, e que deve ser aplicado com veemência por qualquer agencia de marketing digital em campinas, é a reverberação contínua do seu produto e marca. Nós chamamos de remarketing. Ele pode ser feito de diversas formas, sempre acompanhando o cliente em qualquer site que ele entre, nas redes sociais ou até por e-mail. Além das diversas formas de impacto, o investimento é bem mais barato comparado a estratégia outbound, além do resultado e retorno ficarem mais transparentes.

Qual é a importância do Inbound e Outbound no Marketing Digital? Eles podem atuar juntos?

A resposta é sim! Apesar do amplo desenvolvimento digital que atravessa o mundo, muitos conceitos analíticos não foram, ainda, desprezados. Apresentações em papel, entrega de informações importantes em documentos timbrados, a leitura de um imponente e chamativo Outdoor, a exibição de uma boa fachada, os famosos “jogos americanos” colocados em mesas de restaurante, entre outras estratégias de divulgação, ainda fazem parte do ambiente publicitário em todo o mundo – em especial no Brasil. E eles só ainda existem porque se tem público que consome essas mensagens.

O grande diferencial é saber unir as estratégias analógicas com as digitais para a soma das duas serem perfeitas. Para isso, é necessário fazer um estudo detalhado do público que você deseja atingir. No Brasil, existe-se, ainda, a cultura do “preto no branco” – como já mencionado nesse artigo. Por essa razão, informações de maior detalhamento, como conteúdos técnicos, detalhes de valores, garantia de entrega de mercadorias, ainda é bom exibir no meio impresso – em alguns casos, o meio analógico é melhor que o meio digital, principalmente quando esse produto for de grande valor agregado.

Outro caminho que pode-se tomar é a associação do Marketing Outbound para campanhas de datas comemorativas – dia das mães, natal – oferecendo flyers, folder ou até catálogos com variedade de produtos e preços, associado a uma maximização da marca no conceito Inbound. Ou seja, você conquista o cliente de rua, mas, ao mesmo tempo, pulveriza seus produtos, preços e estratégias comerciais para outras pessoas no campo digital, melhorando o volume de clientes em sua loja (no caso física. Se for somente e-commerce, a estratégia, obrigatoriamente, tem que ser 100% Inbound).

Em suma, o Marketing Inbound Campinas, trará maiores resultados para o seu negócio do que utilizando em 100% o Marketing Outbound. Porém, por conta de a cultura brasileira ser acostumada,ainda, ao papel no momento do fechamento de uma compra, não devemos desprezar o caminho analítico. Ambos pertencem a cultura do Marketing Digital, pois um não fica separado do outro, dependendo, é claro, do nicho comercial que sua empresa deseja atingir. 

Por isso, recomendo usar os dois conceitos, com dosagens diferentes e variando de acordo com o produto a ser oferecido. Marketing Inbound sempre ativo, já o Outbound para campanhas em especifico (natal, dia das mães, carnaval, etc). Além disso, dados técnicos e compras de produtos com alto valor agregado (carro, casa, etc) devem usar o mecanismo do Marketing Inbound para trazer o lead (cliente certo) entrar em contato com seu departamento comercial – não fazer a compra direta por lá – e o Marketing Outbound para mostrar a realidade do produto, com dados técnicos,preços e formas de pagamento.

Esse artigo foi escrito por Ramoni Artico, Gerente Executivo de Marketing da Agência de Marketing Digital Campinas F15 Digital