O que é consultoria em gestão?

Para que um modelo de negócio possa ser bem sucedido, é necessário ter muita dedicação, persistência, foco nos objetivos e visão estratégica, ou seja, uma boa gestão.

Mas as responsabilidades para quem está à frente de uma empresa são inúmeras, o que torna o trabalho de conduzir o modelo de negócio rumo ao sucesso em algo extremamente desafiador.

Tendo isso em vista, uma alternativa é recorrer a profissionais especializados em gestão de negócios para ajudar a definir que caminhos seguir e que decisões tomar para que a empresa possa alcançar resultados mais satisfatórios.

Ao contratar um serviço de consultoria em gestão, é possível otimizar os processos internos, identificar e solucionar problemas, tornar a empresa mais eficiente e ainda agregar valor ao negócio.

Ficou interessado? Então te convidamos a prosseguir com a leitura deste conteúdo para entender melhor o que é consultoria de gestão, que cuidados tomar antes de fazer a contratação de uma empresa de consultoria para o seu negócio e por que vale a pena contratar esse tipo de serviço.

Além disso, você também vai conferir nos parágrafos à frente o que faz um consultor especializado em gestão:

  1. Diagnóstico organizacional;
  2. Mapeamento e otimização dos processos internos;
  3. Elaboração de um planejamento estratégico e de um plano de ação;
  4. Implementação das boas práticas de governança corporativa e compliance;
  5. Auxílio na gestão de riscos e conflitos;
  6. Apoio nos processos de tomada de decisão;
  7. Monitoramento e avaliação dos resultados das ações implementadas.

O que é consultoria em gestão empresarial?

Podemos definir o que é consultoria em gestão empresarial como um serviço especializado que busca orientar gestores e empresários sobre como conduzir o modelo de negócio.

A consultoria em gestão de empresas é prestada por profissionais especializados, os quais oferecem sua expertise e know how para identificar problemas, apontar soluções, aconselhar decisões, reformular processos e criar outros novos, aprimorar a gestão organizacional e tornar a empresa mais eficiente.

O serviço de consultoria é feito através de uma perspectiva imparcial.

O que faz uma consultoria em gestão de empresas: principais atribuições

Para entender melhor o que é consultoria em gestão, é importante listar quais são as principais atribuições de um consultor:

1 – Diagnóstico organizacional

Para entender a atual situação da empresa, bem como seus pontos fortes e suas limitações, é preciso fazer um estudo aprofundado de como ela se encontra no momento.

Só assim é possível saber que postos é preciso melhorar.

2 – Mapeamento e otimização dos processos internos

Definidos a partir do diagnóstico inicial quais os processo que precisam ser melhorados, eles devem ser mapeados do, isto é: estudados passo a passo.

Em seguida, verifica-se quais etapas podem ser melhoradas e como se faz isso.

3 – Elaboração de um planejamento estratégico e de um plano de ação

Para realizar essas melhorias, primeiro define seu planejamento estratégico, um documento que determina como usar suas forças e se defender das ameaças para que sua empresa prospere no mercado e supre os concorrentes.

O planejamento estratégico é desmembrado em planos de ação, os projetos objetivos que cada departamento ou unidade de negócio deve por empreatica para realizar os objetivos estratégicos da empresa.

4 – Implementação das boas práticas de governança corporativa e compliance

Em paralelo a essas ações práticas e objetivas em busca de resultados, a empresa também precisa trabalhar com mais transparência, seguir as normas legais e estrada de acordo com as boas práticas do mercado.

5- Auxílio na gestão de riscos e conflitos

Toda empresa pode passar por momentos de maior risco e eles devem ser previstos e criadas estratégias de contingência.

Além disso, conflitos são comuns entre colaboradores de todos os níveis e precisam ser gerenciados para que não afetem o desempenho do negócio.

Apoio nos processos de tomada de decisão;

Monitoramento e avaliação dos resultados das ações implementadas.

Quais as vantagens de contratar uma consultoria em gestão empresarial?

A contratação de um serviço especializado em consultoria de gestão de negócios pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

O consultor pode compartilhar com a sua empresa toda a experiência e o repertório de técnicas de gestão empresarial que ele detém. Assim, você e seus colaboradores terão acesso a novos conhecimentos e a um ponto de vista diferenciado.

Além disso, uma boa consultoria em gestão tem o potencial de agregar valor para o seu negócio e se traduzir em uma importante vantagem competitiva.

Até mesmo as organizações que costumam apresentar bons resultados podem se beneficiar da ajuda de uma consultoria em gestão. Esse profissionais especializados vão assegurar que a empresa mantenha sua alta performance de maneira consistente.

Confira abaixo alguns dos principais motivos para investir em uma consultoria de gestão de negócios:

  • Obtenção de insights valiosos através de uma perspectiva imparcial;
  • Otimização do uso de recursos disponíveis;
  • Identificação e resolução de problemas de maneira mais ágil;
  • Maior rentabilidade do negócio;
  • Melhor aproveitamento de oportunidades
  • Tomadas de decisão mais esclarecidas e bem fundamentadas;
  • Mais eficácia na definição de metas e objetivos.

Que cuidados tomar antes de contratar uma consultoria em gestão empresarial?

Se você está interessado em contratar um serviço de consultoria em gestão empresarial para o seu modelo de negócio, é necessário se atentar a alguns cuidados. São eles:

  • Pesquise sobre os trabalhos anteriores da empresa de consultoria, certificações e tempo de experiência no mercado;
  • Desconfie se o preço cobrado pelo serviço estiver muito abaixo da média praticada no mercado;
  • Saiba quais são as ferramentas e métodos utilizados pelo consultor;
  • Considere a disponibilidade e a qualidade do serviço de atendimento da empresa de consultoria;
  • Procure focar em propostas simples, objetivas e pouco complexas.

Então, ficou claro o que é consultoria em gestão empresarial? Agora que você já tem mais conhecimento sobre esse tipo de serviço, que tal investir na contratação de uma consultoria especializada para a sua empresa?

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.