carreira

Como escolher uma carreira: veja dicas para tomar essa decisão!

É muito comum entre as pessoas que estão no início da carreira sentirem dúvidas e um certo desconforto no momento de decidir qual curso fazer, ainda mais quando existe uma infinidade de possibilidades para serem escolhidas. 

Essa insegurança é completamente normal, já que a maior parte dos estudantes ainda não possuem uma ideia fixa sobre qual carreira se encaixa no seu perfil, para assim, fazer uma escolha certeira do seu curso.

Além disso, em meio a tantas incertezas, muitas pessoas acabam ingressando na faculdade sem refletir sobre a sua escolha e pode acabar se frustrando no futuro.

Para evitar que isso aconteça com você, reunimos algumas dicas fundamentais para te ajudar a escolher a sua profissão! Vamos lá?

Reflita sobre as suas habilidades

Reflita sobre: o que geralmente as pessoas te pedem para fazer? O que você faz de melhor? Quais são as suas maiores habilidades? O que faz os seus olhos brilharem?

Essas são algumas perguntas que você deve fazer para si mesmo, sendo um ótimo exercício para identificar os seus pontos fortes e seus talentos.

Geralmente quando alguém te pede para realizar uma tarefa específica ou te pede alguma dica, é porque essa pessoa confia na sua habilidade para realizá-la, certo? 

Procure descobrir quais são essas capacidades e faça as suas próprias anotações a respeito. Esse exercício de reflexão sobre suas habilidades é um ótimo caminho para encontrar a sua carreira e descobrir os seus talentos.

Fortaleça o seu autoconhecimento dentro da carreira escolhida

Outro ponto importante que está relacionado ao tópico anterior é fortalecer o seu autoconhecimento. Mas por onde começar?

Bom, o exercício de autoconhecimento pode levar um tempo, mas é fundamental para que a escolha da carreira seja mais acertada.

Isso porque quando nos conhecemos e entendemos aquilo que faz sentido para nós, tomamos  caminhos muito mais alinhados ao nosso propósito.

Duas dicas principais para fortalecer o seu autoconhecimento é definir as suas próprias características tanto positivas quanto negativas, sendo esta uma forma interessante de visualizar quem você é.

A segunda dica é colocar na sua rotina a prática de meditação, que será capaz de diminuir os sintomas da ansiedade e estimular a autocompreensão.

Faça pesquisas

Para decidir qual curso fazer, é muito importante fazer pesquisas sobre os cursos, grades curriculares, quais cursos cada faculdade oferece e assim por diante. Ter essa base pode te auxiliar no momento de decidir a sua carreira.

Muitas vezes temos uma ideia superficial de algumas profissões e isso pode prejudicar a sua escolha, por isso realizar pesquisas é tão importante.

Converse com profissionais

É possível que alguém da sua família esteja no mercado de trabalho há um tempo.

Podem ser seus pais, tios ou primos, mas é muito importante você conversar com essas pessoas e entender como a profissão delas funcionam na prática e como a experiência profissional delas podem te ajudar a decidir a sua profissão.

Faça testes vocacionais

Uma outra dica que não pode faltar é a utilização de ferramentas como os testes vocacionais.

O teste vocacional pode ser utilizado para que você tenha uma primeira ideia de qual curso mais combina com o seu perfil, sendo necessário responder algumas perguntas sobre você para que o resultado esteja alinhado com a sua personalidade.

Existem diversos testes vocacionais online que podem ajudar você nessa decisão. Faça uma pesquisa e opte pelos que possuem boas avaliações e que sejam reconhecidos por oferecer um teste de qualidade.

Conheça melhor como está a carreira que deseja seguir

Entenda como anda o mercado de trabalho para as profissões que você mais se identificou. Veja qual é a perspectiva de crescimento, empregabilidade e se houveram muitas mudanças para o cenário atual.

Ter esse conhecimento é muito importante para evitar futuras frustrações na carreira e faz com que você fique mais informado sobre a real situação do mercado de trabalho.

Seguir essas dicas pode ajudar você a tomar a melhor decisão sobre qual carreira seguir, mas lembre-se: não se preocupe se lá na frente você perceber que também gosta de outras áreas e profissões, é completamente normal e faz parte da sua construção pessoal e profissional.

Neste primeiro momento, tenha em mente essas dicas e esperamos que você escolha a profissão que mais se encaixa no seu perfil.

Se quiser saber mais sobre o mercado de trabalho e as profissões atuais, saiba agora mesmo quais são as profissões em alta e fique informado(a).