O que é vídeo marketing e por que investir nessa estratégia?

Marketing e vídeo andando de mãos dadas? Certamente, você já deve ter se deparado com um vídeo marketing enquanto rolava o feed do Instagram ou visitava o site de uma empresa.

E você sabia que essa é uma das ferramentas que auxiliam muito na hora de divulgar sua marca?

Dependendo de seu formato, talvez você nem mesmo tenha reparado que, por trás daquele vídeo que assistiu enquanto visitava as redes sociais, havia uma estratégia feita pensando em como te convencer a querer conhecer melhor a marca ou adquirir um serviço ou produto.

Isso porque, devido ao apelo do audiovisual, os vídeos marketing conseguem cativar a atenção do público de maneira mais envolvente do que um texto maçante.  

Quer aprender o que é vídeo marketing e por que investir nessa estratégia para sua empresa? Então, basta continuar a leitura. 

O que é vídeo marketing, afinal?

Em síntese, trata-se do uso de vídeos como recurso para sua estratégia de marketing. 

Sendo assim, não há regras na hora de definir como um vídeo marketing deve ser. No entanto, costuma-se utilizá-lo em alguns formatos:

Quantas vezes você foi pesquisar como utilizar um produto e se deparou com o tutorial de uma marca ensinando o processo? Ou com que frequência você entra nos sites corporativos e encontra um vídeo institucional contando a história da marca?

Sem dúvida, o recurso audiovisual ganhou seu espaço entre o público e, dessa forma, tornou-se essencial nas estratégias de marketing das empresas. 

Por que devo investir em vídeo marketing? 

  • São excelentes motivadores de compra e conversão

Antes de tudo, se você pensou que a aplicabilidade dos vídeos serve somente para os influenciadores que produzem conteúdo de entretenimento, saiba que se enganou.

Isto é, o recurso também permite educar, informar e até mesmo persuadir, tornando-se um excelente motivador de compra

Só para exemplificar, segundo um estudo realizado pelo Google e apresentado no artigo “Como o vídeo online impacta a jornada de compras? 3 marcas dão uma pista” no Think With Google, “mais da metade dos compradores afirmam que vídeos online os ajudaram a optar por uma marca ou produto específico”.

  • Não se restringe somente às grandes empresas

Você é um micro ou pequeno empreendedor e estava pensando em uma forma de alcançar mais pessoas por meio de uma estratégia inovadora? Aposte no vídeo marketing! 

Independentemente do tamanho de seu empreendimento, é possível contratar uma produtora de vídeos animados para tornar a divulgação de sua marca mais dinâmica e interativa.

Não apenas, como também, a estratégia de vídeo marketing pode ser compartilhada em diversos canais. A saber, em seu próprio site profissional, em suas redes sociais, no canal no Youtube da empresa, ou até durante sua abordagem em um e-mail marketing.  

  • Diferencial na hora de explicar seu produto ou serviço

Além disso, para as startups que estão iniciando no mercado, os vídeos marketing são uma ótima forma de tratar a prestação de serviços de maneira diferenciada. 

Por exemplo, imagine que, na mesma época em que você inaugura sua empresa, um concorrente direto seu faça o mesmo. Vocês atuam na mesma cidade, possuem o mesmo nicho e público-alvo. Assim, como poderão ser percebidos de forma diferente?

Seja como for, a maneira com que se posicionam no mercado e as estratégias aplicadas serão o grande diferencial de cada uma. 

Dessa forma, começar apostando neste recurso audiovisual, tão presente no dia a dia dos usuários na internet, é uma alternativa eficaz para trazer mais visibilidade à marca. Principalmente se você souber como ser encontrado no Google

Afinal, o consumidor digital está cada vez mais exigente com relação ao seu próprio tempo e, quanto mais dinâmico e fácil de ser consumido o conteúdo que chega até ele, melhor. 

Enfim, agora que você já sabe o que é vídeo marketing e por que investir nessa estratégia, é hora de começar a planejar-se. Nesse sentido, você pode pedir ajuda a uma empresa de Marketing Digital para desenvolver o roteiro de seu vídeo e, ao mesmo tempo, ajudá-lo na hora de definir os melhores canais de divulgação

Esperamos que nosso post tenha sido útil e relevante para você. E caso tenha ficado com alguma dúvida, basta entrar em contato. 

Esse texto foi originalmente elaborado pela equipe do blog Sagitta Digital, onde você encontra dicas de como alavancar sua marca online.