estresse

O estresse pode ser controlado?

Com tantas obrigações e pendências, seja no trabalho ou dentro de casa, pode parecer difícil controlar o estresse, uma vez que quase nunca temos tempo para descansar da forma desejada.  

Agregado a isso, a irrefreável enxurrada de novas informações que chegam até nós através dos canais digitais e as constantes transformações sociais e tecnológicas, também são agentes estressores, uma vez que ficamos preocupados de não conseguir acompanhar o ritmo do mundo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já atinge 90% da população mundial. É um número, sem dúvida, assustador. 

Por isso, no conteúdo de hoje convidamos os especialistas em hipnoterapia do IBND – Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento para trazer algumas orientações de como é possível controlar esse grande mal. 

Vamos lá? Boa leitura!

Antes de tudo, o que é estresse?

Apesar da palavra ser usada corriqueiramente para designar algo ruim, a definição de estresse não está relacionada a uma patologia médica. Os níveis de estresse, no entanto, quando se encontram elevados, demonstram a forte tendência para o desenvolvimento de complicações físicas e mentais.

O estresse é uma reação natural do corpo ao ambiente, e surge da diferença existente entre uma demanda e a capacidade do indivíduo de lidar com a situação. 

Todos estamos sujeitos a isso e não há problema algum. O grande perigo está na quantidade de estresse enfrentado no dia a dia. Quanto mais nos estressamos em nossa rotina, menos controle temos sobre corpo e mente, e mais chances temos de desenvolver distúrbios como a ansiedade e a síndrome do pânico

Aprenda a controlar o estresse antes que ele te controle!

O estresse, em sua maioria, é estimulado por nosso próprio comportamento e pensamentos diante dos eventos da vida. Deste modo, nós detemos o poder de determinar o tipo de situação que nos causará estresse. 

Parece difícil praticar esse autocontrole em algumas situações do seu dia a dia? Para dar início a essa mudança de atitude, os profissionais do IBND separaram algumas estratégias eficientes para ajudá-lo a manter o seu estresse nas “rédeas”; confira. 

1 – Reconheça: quais os seus gatilhos?

No seu dia a dia, busque observar quais situações estão te gerando altos níveis de estresse. Quais são as situações de gatilhos emocionais? São situações que você pode evitar? Faça isso! São situações que não tem escapatória? Prepare-se com antecedência para enfrentá-la!

Muitas vezes damos importância demais a eventos ou impasses sociais que, na verdade, merecem pouca da nossa atenção uma vez que não podemos mudá-la. Há maneiras mais vantajosas de usar a sua energia, como, por exemplo, procurando uma solução eficaz para um problema que você é capaz de solucionar. 

2 – Não se reprima

Você é daquelas pessoas que não gosta e evita ao máximo desabafar com pessoas de confiança, e que se orgulha por sua independência e capacidade de “superar” eventos desagradáveis? 

Fique atento, pois as suas emoções negativas não são “superadas”, mas estão dentro de você prontas para, subitamente, serem exteriorizadas na forma de acessos de raiva ou até mesmo crises de ansiedade.

Portanto, use e abuse do diálogo para restaurar a tranquilidade dentro de você. Se não tiver alguém para desabafar, considere visitar um psicólogo, que é uma pessoa imparcial e com conhecimentos do comportamento humano.

3 – Não tente sustentar o peso do mundo

Na sociedade atual, é bastante comum que o estresse se manifeste quando estamos sobrecarregados. Para impedir que isso aconteça, desenvolva um sistema para delegar prioridades para cada compromisso. Não tente abraçar tudo de uma vez, pois isso nunca dá certo.

4 – Cuide da sua saúde física

Manter uma alimentação saudável, ter boas noites de sono e praticar atividades físicas são fatores essenciais para controlar o estresse. Estes hábitos saudáveis, aumentam a produção dos chamados hormônios da felicidade e consequente diminuição do cortisol, responsável pelos níveis de estresse em nosso corpo.

Dica bônus: o tratamento para estresse com hipnose pode ser eficiente! 

Por fim, uma opção de tratamento para controlar o estresse é a hipnose, que promove um estado de relaxamento profundo, o chamado transe. Assim acontece a diminuição da frequência cerebral e aumento da concentração.

É neste momento de transe, que o indivíduo tem acesso ao seu subconsciente e consegue, junto com o hipnólogo, encontrar episódios exatos em que traumas do seu passado foram desencadeados e que podem ser agentes estressores atuais. 

Uma das grandes vantagens da hipnose, em relação às terapias convencionais, é o tempo de tratamento. Já nas primeiras sessões é possível notar sinais de recuperação.

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre essa poderosa ferramenta? Conheça o curso de hipnose do IBND!