produtividade

Técnica de Pomodoro: aumente a sua produtividade no dia a dia!

Você acorda na segunda-feira cheio disposto a ser um profissional produtivo, mas logo que senta em frente ao seu computador e não sente a produtividade?

Vamos transformar essa incômoda realidade com um método poderoso para a gestão do seu tempo: a técnica de Pomodoro!

Para falar mais sobre esse assunto, convidamos o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND. Acompanhe, abaixo, o que é e como inserir essa técnica na sua rotina.

Afinal, o que é a técnica Pomodoro?

Desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que usa uma ideia de dedicação exclusiva, em blocos de minutos, a uma determinada tarefa, seja ela acadêmica ou profissional. 

A título de curiosidade a técnica recebe o nome de Pomodoro (tomate, em italiano), pois o cronômetro utilizado por Cirillo durante seus estudos possuía nada mais nada menos que o formato de tomate. 

Como funciona a técnica?

No método original, é necessário concentrar-se em uma atividade por 25 minutos, descansar 5 minutos, e repetir o ciclo quantas vezes forem necessárias. Cada bloco de 25 minutos é chamado de 1 Pomodoro. Precisamos completar 4 Pomodoros para haver, após, uma interrupção maior de 15 a 30 minutos.

Regras

 

Em cada Pomodoro devemos nos dedicar exclusivamente a uma única atividade. Caso a terminemos antes dos 25 minutos acabarem, o tempo restante deve ser usado para fazer ajustes e revisões. 

Por sua vez, para que as pausas sejam eficientes, o ideal é não realizar atividades que envolvam grandes esforços mentais ou que demandem muito tempo. 

Cabe alertar: as redes sociais não devem ser utilizadas durante as pausas curtas! 

E o que pode ser feito durante as pausas? Algumas dicas são: pequenas caminhadas pelo escritório, um lanchinho ou uma ida ao banheiro. Exercícios rápidos de meditação ou respiração também são muito bem-vindos. 

Além disso, é possível personalizar a técnica. Caso você perceba que consegue manter a concentração por um tempo maior, pode reajustar a duração do Pomodoro. No entanto, é aconselhável não ficar mais de 1 hora focado em um mesmo trabalho.

Que resultados podem ser esperados a técnica Pomodoro?

Após um tempo utilizando a técnica, é possível colher resultados como:

  • Percepção do tempo gasto para realizar determinadas atividades;
  • Entender aquilo que costuma te distrair;
  • Melhorar o planejamento e tomar melhores decisões a respeito de cada tarefa;
  • Ter mais determinação nas metas e objetivos;
  • Evitar a procrastinação;
  • Disciplinar a mente para se concentrar;
  • Aumentar o desempenho;
  • Sentir-se menos cansado ao fim do dia.

Ferramentas online da técnica Pomodoro

Ainda que um papel, caneta e cronômetro tenham dado origem a técnica de gestão de tempo, hoje podemos nos valer da tecnologia para colocar o Pomodoro em prática. 

Uma simples pesquisa no YouTube e você encontrará uma série de vídeos que executam a função de cronômetro, utilizando como pano de fundo músicas relaxantes para te ajudar a se concentrar ainda mais. 

Contudo, se você preferir utilizar aplicativos, é possível encontrá-los com facilidade, tanto para sistemas Android quanto iOS.

Conclusão

A técnica Pomodoro é uma das mais eficientes para evitar a procrastinação e ajudar a acelerar a produtividade. Uma grande vantagem é que ela permite customizar o tempo para atender às necessidades de cada um. A única obrigação é respeitar os intervalos de descanso, o que é primordial para a mente relaxar e poder trabalhar melhor.

Gostou do artigo sobre a técnica Pomodoro? Que tal dar uma turbinada ainda maior na sua produtividade?

No curso de PNL do IBND, profissionais altamente capacitados irão ajudá-lo a se tornar um profissional cada vez melhor!