gestão de pessoas

Gestão de pessoas: como a motivação pode ser uma ferramenta estratégica?

A administração empresarial não se resume a estratégia de vendas e controle de finanças, como muitos pensam. Também é importante estar atento à gestão de pessoas.

Isso porque os colaboradores devem estar motivados para que tudo funcione dentro dos conformes na sua empresa.

Afinal, todos nós somos impulsionados por forças internas – desejos – e por forças externas temporárias que podem gerar mudanças no comportamento, seja por conta de recompensa ou para conter algum tipo de necessidade ou ameaça.

Por esse motivo, a gestão de pessoas é uma ótima alternativa para que você que quer melhorar os resultados do seu negócio, criando um ambiente de entusiasmo e de motivação para os seus funcionários.

Como motivar sua equipe?

No setor de recursos humanos, além de orientar melhor seus funcionários de acordo com as necessidades do mercado altamente competitivo, elabore procedimentos de treinamentos e motivações.

Se preocupe em treinar e reter os funcionários com habilidades e expectativas que atendem o perfil da empresa. E por esse motivo, invista tempo e dinheiro para motivar a sua equipe.

Para isso, elabore um questionário para que os seus colaboradores possam te dar informações. E a partir das respostas, você pode ter ideias de como gerar motivação certeira no ambiente de trabalho.

Os benefícios são inúmeros e vão muito além do que a melhora na produção e qualidade profissional.

Motivação na prática

Agora que você já sabe da importância de manter a motivação na sua equipe, saiba como usar essa estratégia dentro da sua empresa, para manter os esforços individual e em grupo.

E para isso você só precisa seguir os seguintes passos:

  1. Alinhamento com os objetivos da empresa

Certifique-se que sua equipe esteja familiarizada com os objetivos e os propósitos do seu negócio.

Assim, eles vão se sentir pertencentes à estrutura da organização e seus esforços no trabalho serão movidos em direção a esses objetivos.

  1. Ofereça suporte

Se sua equipe precisa de ferramentas específicas para trabalhar, ofereça o material para eles.

Assim como, se precisarem de treinamento ou curso de aprimoramento para se sentirem mais confiantes para realizar determinado trabalho, certifique-se que eles terão o seu apoio para que isso aconteça.

E sempre se mostre aberto para novas ideias de melhoria.

  1. Envolva a equipe no planejamento

Reveja os planos e tenha certeza que todos estejam envolvidos com as estratégias.

Afinal, seus funcionários precisam entender todos os planos, estratégias e prazos para que desempenhem a função que lhes foi atribuída de forma ativa.

  1. Estabeleça metas

Seja de forma individual ou em equipe, além de atribuir uma atividade, você precisa estabelecer metas, para que todos se esforcem um pouco mais para alcançar os objetivos com excelência.

E quando eles alcançarem as metas estabelecidas, dê gratificações, como por exemplo folgas ou uma graninha extra no final do mês.

  1. Forneça o nível de desempenho

É importante acompanhar as métricas de desempenho ao longo do caminho, para você controlar a produtividade da sua equipe e mostrar para cada um como está sendo o desenvolvimento e desempenho nas atividades.

Se a equipe ou até mesmo o colaborador que está se destacando dos demais, se você acompanhar os resultados, as pessoas se sentirão mais motivadas para continuar no topo. E os que estão mais abaixo vão redobrar os esforços para chegar no primeiro lugar.

  1. Aprecie os esforços

Quando algo der certo, faça elogios aos envolvidos ou leve a equipe para um almoço.

Se for um trabalho muito grande e importante, no final, você pode oferecer uma festa ou até um descanso coletivo.Viu só como em poucos passos você consegue manter sua equipe motivada?

Mais do que planejar, você precisa colocar em prática.

Agora mãos à obra para aplicar essas dicas agora mesmo na sua empresa para melhorar o rendimento da sua equipe!