mercado imobiliário

Por que apostar no mercado imobiliário pode ser uma excelente opção de investimento

Investir em imóveis traz diversas vantagens, além de realizar o sonho da casa própria. Apostar no mercado imobiliário com a compra de um apartamento ou uma casa pode ser bastante vantajoso e seguro, tanto para diminuir os riscos, quanto assegurar o seu patrimônio.

Aqui, neste artigo, vamos listar as principais vantagens desse tipo de investimento. O investimento em imóveis é uma excelente maneira de alocar o seu capital em ativos com boa expectativa de rentabilidade, por exemplo.

Segurança do patrimônio 

Ao comprar um imóvel, você adquirirá a sua posse permanentemente. Assim, por mais que o bem possa desvalorizar ao longo do tempo, ele dificilmente será tirado de você. Com isso, caso tenha a necessidade de usá-lo como moradia ou ativo por meio do aluguel, por exemplo, poderá fazê-lo a qualquer momento. 

Diferentemente de ações que oscilam bastante no mercado de ações, os imóveis têm um índice de desvalorização baixo. Isso indica que, mesmo após alguns anos, o valor do imóvel não irá cair tanto. Dependendo do local e da época, em alguns casos, é possível transformar o imóvel em um ativo valioso.

Imunidade à instabilidade do mercado 

O investimento em imóveis é mais seguro e te torna imune à instabilidade do mercado. Em tempos de crise, títulos de renda fixa e variável oscilam bastante, fazendo com que alguns papéis possam perder boa parte da rentabilidade nestes períodos.

Alocar o seu capital em imóveis pode ser uma boa maneira de ficar imune a estas oscilações. Em uma carteira diversificada de investimentos, os imóveis são peças fundamentais para garantir a imunidade de uma fatia do capital investido. 

Oportunidade de ótima rentabilidade 

Quem estuda o mercado imobiliário tem chance de encontrar oportunidades altamente rentáveis. Apostar na compra de imóveis que tendem a valorizar nos anos seguintes é uma excelente maneira de “fazer dinheiro” com baixíssimos riscos de perda. 

Com uma pesquisa aprofundada, é possível encontrar excelentes apostas no mercado imobiliário da sua cidade. O imóvel pode valorizar bastante por conta de alguns fatores como proximidade a pontos turísticos, segurança, local de alto padrão ou plena expansão imobiliária. 

Renda por meio do aluguel 

Os imóveis são ativos que podem lhe dinheiro mensalmente por meio do aluguel. Se você possui mais de um imóvel, optar por essa modalidade é uma boa opção para cobrir os custos e lucrar. 

Alugar um imóvel é a garantia de renda mensal no médio prazo. Atualmente, os contratos de aluguel têm duração de 30 meses, com aumento anual do valor cobrado. Se o inquilino devolver o imóvel antes do término, você ainda pode receber a multa pela rescisão, ou seja, de qualquer forma você sai ganhando.

Outra boa alternativa é alugar o imóvel por temporada, em plataformas como o Airbnb. Assim, se você possui imóveis em cidades turísticas, pode lucrar bastante com diárias ou períodos curtos. 

Diferentes tipos de imóveis disponíveis

Quando falamos em compra de imóveis, a maioria das pessoas pensa apenas nos residenciais. No entanto, casas e apartamentos para moradia não são as únicas opções de imóveis disponíveis no mercado. 

Também existem excelentes opções de imóveis comerciais, como salas, lojas e galpões. Quem possui imóveis em grandes centros comerciais tem em mãos uma excelente oportunidade de negócio. 

Dentro do mercado imobiliário, apostar tanto na compra de imóveis residenciais, quanto comerciais, é uma excelente pedida para aumentar a rentabilidade do investimento.  

Texto: Gear Seo