Segurança digital: como colocar ela em prática

Já se tornou clichê falar que cada vez mais utilizamos novidades tecnológicas, seja para lazer ou em nossa rotina profissional. Em tempos em que a tecnologia se firma como uma aliada no dia a dia das pessoas, termos como segurança digital precisam ganhar espaço e se tornar parte do cotidiano de todos nós. 

A segurança digital deve estar presente em todos os negócios, independentemente de qual seja a área de atuação. No caso de escritórios de advocacia, sua importância é maximizada, afinal, os profissionais do Direito lidam com informações sensíveis. 

Como podemos observar nos últimos meses, negócios situados no ambiente digital se tornaram muito mais comuns. Por exemplo, o aumento de compras feitas online se deu, em grande parte, devido à pandemia da COVID-19. 

Mas não é só ligado ao comércio que tivemos aumento de atividades exercidas no mundo digital. Muitas empresas adotaram o regime de trabalho home office, o que fez com que a preocupação com a segurança digital fosse aumentada. 

Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a criar um ambiente digital mais seguro. Continue lendo!

O que é segurança digital?

Primeiramente, é necessário compreender o que significa este conceito. A segurança digital se refere às medidas de segurança que instituições e/ou indivíduos utilizam para proteger informações que estejam presentes no ambiente online. 

A segurança digital protege informações que vão desde documentos até perfis em redes sociais e sites. Essas medidas não servem apenas contra os ataques externos, mas também para prevenir vazamento interno de dados. 

Um exemplo disso foi do Banco Inter, que em 2018 confirmou que houve exposição dos dados de seus clientes, ocasionada por uma pessoa com acesso autorizado. Ou seja, o próprio colaborador acabou vazando os dados. 

Este tipo de vazamento, às vezes, pode ser feito sem intenção alguma, por algum tipo de falha. Então, é aqui que se mostra o quão importante é ter uma política interna de segurança digital. 

Como colocar a segurança digital em prática

Se você chegou até aqui, é porque compreendeu como é importante ter uma política de segurança digital estabelecida, certo?

Pois bem, iremos agora listar algumas dicas para colocar a segurança digital de seu negócio em prática! 

#1 Crie uma política de segurança da informação

Uma política de segurança da informação se refere a regras, diretrizes e regimentos que todos na empresa devem seguir. Essa política inclui explicações como: 

  • Política de senhas e acesso aos dispositivos corporativos;
  • Boas práticas do uso de redes corporativas, bem como email, entre outros;
  • Diretrizes sobre uso da internet (como, quais sites são bloqueados);
  • Realização de backups;
  • Definir hierarquia de acessos a determinados documentos;
  • Entre outros. 

#2 Se adeque à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados regulamenta a forma como empresas utilizam os dados de usuários que se relacionam com a instituição. Muitas pessoas podem não se atentar, porém informações de um colaborador, como endereço e telefone, também é de responsabilidade da empresa. 

Um vazamento de dados, principalmente quando há sanções para quem descumprir as regras da ANDP, causa uma multa de milhões de reais, o que gerará prejuízo para a empresa, tanto financeiramente quanto na reputação da instituição em questão. 

Seguindo as diretrizes da Lei, ficará mais fácil o cumprimento da política de segurança da informação. 

#3 Treine seus colaboradores

Alinhado com a LGPD, um dos principais fatores para o cumprimento da Lei, indicado por muitos especialistas, é fazer um treinamento com sua equipe. 

Sabemos que o conhecimento, principalmente quando se refere à manipulação de softwares, é importante e faz grande diferença. 

Portanto, após finalizar a criação da sua política de segurança da informação, treine seus colaboradores. Isso será importante, pois assim sua equipe saberá proteger todas as informações de seu escritório

Agora que você já sabe da importância da segurança digital, chegou a hora de colocar a mão na massa e implantá-la. 

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Autor: Caroline Capra é Analista de Marketing Jr da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.

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