Melhores estratégias para sua comunicação interna

A comunicação interna, diferentemente da comunicação externa baseada em ações de marketing, é voltada para os públicos internos de uma empresa, o chamado público funcionário. Portanto, a comunicação interna refere-se ao compartilhamento e transmissão de informações estratégicas e importantes para os diversos segmentos da empresa.

Nesse sentido, tal comunicação pode ocorrer em duas direções: vertical (entre subordinados e superiores) e horizontal (entre funcionários do mesmo escalão).

A comunicação interna é extremamente importante para melhorar o ambiente organizacional, aumentar a produtividade dos colaboradores, promover a incorporação dos novatos, minimizar o crescimento de boatos, controlar situações de crise e aumentar o faturamento dos negócios de uma empresa.

Para isso, é importante que o ambiente de negócios adote uma série de estratégias importantes, como:

  • Desenvolver um bom plano
  • Melhorar a comunicação com os colaboradores
  • Reduzir a burocracia na comunicação entre os setores
  • Utilizar diferentes canais de comunicação
  • Acompanhar os indicadores

O que é um plano de comunicação

Por se tratar de um projeto, a comunicação interna necessita de um plano para que todo o planejamento seja feito corretamente, prevê-se que os objetivos sejam alcançados e as ações comerciais a serem tomadas.

Nesse sentido, o planejamento deve ter como objetivos: reduzir a mudança (taxa de rotatividade de pessoal), alinhar a discussão organizacional com as apresentações dos funcionários, aumentar os índices de cumprimento das metas dentro da empresa, promover a participação dos profissionais nas atividades e reuniões da empresa e melhorar a satisfação dos funcionários.

Como melhorar a comunicação com os colaboradores

O primeiro passo para tal ação é fazer uma pesquisa aprofundada da empresa e dos seus colaboradores, procurando identificar os seus objetivos, valores, história, dados Se o mercado e a cultura da empresa são tão que a empresa esteja ciente do que deve estar atraindo a atenção do público interno.

Por outro lado, conhecer os valores pessoais, treinamento, experiência profissional, personalidade e outras características de um funcionário ajudará a moldar como a comunicação ocorrerá… Podemos citar um caso em que uma empresa de instalação elétrica industrial necessita de um projeto de comunicação interna que seja relevante para o negócio da empresa.

É correto ressaltar que as relações com os colaboradores devem ser transparentes e, portanto, eles devem conhecer as boas e as más notícias de uma empresa para conquistar a confiança do público interno. Isso pode ser feito por meio de vídeo, e-mail, mídia social ou reuniões presenciais.

Outra ação importante que uma empresa deve tomar é ouvir o que os funcionários têm a dizer, pois isso faz com que eles se sintam mais valorizados pelos superiores. Essa atitude também beneficia a empresa como um todo, pois a experiência de cada colaborador pode melhorar os processos internos.

Facilitando a comunicação entre os departamentos

As barreiras entre as diferentes áreas da empresa contribuem para o surgimento de grupos isolados que muitas vezes detêm informações importantes que precisam ser compartilhadas.

Por isso, a comunicação entre departamentos e divisões, de uma empresa de serviço de instalação de cftv, por exemplo, deve ser feita de forma rápida e simples,  criando espaços de trabalho saudáveis e abertos, e softwares gerais que facilite essa comunicação na empresa. Como resultado, as informações podem fluir mais livremente, gerando retornos positivos para o ambiente de negócios.

Porquê utilizar diferentes canais de comunicação?

Os canais de comunicação são as plataformas pelas quais a informação é veiculada dentro de uma empresa de elaboração de projeto de combate a incêndio, por exemplo, sendo os mais comuns: vídeos dos combates, reuniões, televisões corporativas, banners para eventos, murais, e-mail, intranet, etc.

É importante alterar a utilização entre estes canais porque, com isso, é possível chegar a mais colaboradores, o que permite também adequar o conteúdo da mensagem à situação. Por exemplo, um fabricante de caixas de papelão pode transmitir o balanço de um mês específico em texto ou áudio, permitindo que os funcionários, caso não consigam ler o arquivo, o ouçam.

O que é o Rastreamento da Indústria?

No entanto, apesar de todas as ações de comunicação interna que vêm sendo realizadas, uma empresa deve garantir que os resultados esperados sejam alcançados e, para isso, é necessário mensurar.

Isso pode ser feito analisando dados como a taxa de rotatividade do negócio, como um fabricante de gelo seco, para medir a eficácia do esquema utilizado. A coleta de dados pode ser feita por meio de ferramentas analíticas e gerenciais, além de pesquisas internas, como é feito quando se deseja estudar a satisfação dos funcionários.