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Atendimento humanizado: dicas, como oferecer em sua clínica

Atendimento humanizado em uma clínica ou consultório médico é quando se olha e entende além das solicitações do paciente, atendendo com sucesso as suas demandas, prestando atenção no que seu paciente deseja, sendo empático às suas necessidades e na resolução de problemas.

Quer saber como melhorar a qualidade dos serviços oferecidos em uma clínica ou em um consultório médico? O primeiro passo é dar preferência pelo atendimento humanizado aos pacientes.

Esse é um assunto que você vai ouvir bastante na área da saúde, tendo em vista que diz respeito à atenção ao paciente e à melhoria nos cuidados com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

No entanto, o que esse termo quer dizer, na prática? Neste post, entenda melhor o que é atendimento humanizado e veja como oferecê-lo no seu negócio!

Atendimento humanizado: O que é?

Esse é um conceito cada vez mais discutido na área da saúde, pois chama atenção para a necessidade de um olhar mais atento para cada paciente. Desse modo, convida a evitar a padronização e personalizar os serviços para atender às necessidades individuais das pessoas.

Ou seja, o atendimento humanizado nada mais é do que um cuidado extra com o bem-estar das pessoas que visitam uma instituição de saúde, seja um consultório particular, clínica ou um hospital.

Esse é um recurso que oferece muito mais qualidade nos cuidados, permitindo que cada paciente tenha um diagnóstico mais preciso e um acompanhamento individual seja por atendimento presencial ou teleatendimento

Dessa forma, as chances de o tratamento ser bem-sucedido só aumentam. 

Qual sua importância?

O atendimento humanizado é importante porque cada pessoa tem suas próprias características, necessidades e preferências. Sendo assim, não existe uma regra que vá garantir a satisfação de todos. 

O que se pode fazer é oferecer um olhar atento para o paciente, a fim de compreendê-lo e ajudá-lo da melhor maneira.

Esse simples gesto é capaz de aumentar consideravelmente a qualidade dos serviços prestados em uma clínica ou um consultório. 

Afinal, as pessoas sabem que estão sendo bem valorizadas no local e se sentem mais confortáveis para confiar no atendimento dos profissionais de saúde, colaborando com todos os processos.

Como implementar o atendimento humanizado em sua clínica?

Que tal conferir algumas maneiras de utilizar todo esse conceito na prática? A seguir, confira ótimas dicas para implementar o atendimento humanizado no seu consultório ou na sua clínica médica!

 

Comece pela recepção

É importante pensar no atendimento do seu negócio como um todo. Dessa maneira, as estratégias implementadas durante uma consulta precisam ser coordenadas com a forma com o que o consultório age nas outras etapas, como pré-atendimento, recepção e pós-atendimento.

Sendo assim, é importante causar uma boa impressão logo de início. Tendo em vista que a recepção é o primeiro contato físico que um paciente tem com o seu negócio, é a partir dessa parte da clínica que precisa começar o atendimento humanizado.

Por esse motivo, é fundamental treinar os colaboradores para realizar uma comunicação atenciosa e acolhedora. Orientar sobre a linguagem a ser utilizada, os gestos e a personalização do atendimento ajuda a guiar os funcionários e incluí-los nessa estratégia.

Além disso, é importante garantir a comodidade da recepção. Móveis confortáveis, formas de entretenimento durante a espera, silêncio agradável no local, entre vários outros fatores, interferem na experiência do paciente. Por esse motivo, nada melhor que caprichar nos detalhes.

Faça uma boa anamnese

O processo de anamnese é fundamental para a análise do prontuário, o diagnóstico e o acompanhamento de um quadro. Durante esse momento, a comunicação com o paciente é indispensável para que todos os sintomas sejam relatados e a análise do caso seja mais precisa.

Fazer perguntas que deixam o paciente confortável para se expressar, tirar todas as dúvidas que possa apresentar e perguntar sobre questões do dia a dia pode ajudar a humanizar ainda mais o atendimento.

Sem contar que todas essas informações são úteis para a qualidade dos serviços. Sendo assim, aprimorar o processo de anamnese, demonstrando preocupação e atenção ao paciente, torna-se uma estratégia relevante para alcançar diversos objetivos. 

Adote uma postura acolhedora

A forma como o profissional se comporta durante uma consulta faz toda a diferença na relação entre médico e paciente. 

Além disso, muitas experiências negativas poderiam ser mudadas com simples gestos, como olhar no olho, cumprimentar adequadamente e dizer o nome do paciente, por exemplo.

Por esse motivo, é importante dar atenção para a postura que você exerce ao longo da consulta. Quanto mais acolhedora for, maiores as chances de o paciente confiar nos seus serviços. Ainda mais com um cuidado à distância via telemedicina.  

Isso também garante que o indivíduo se sinta mais confortável para falar sobre o que está sentindo, melhorando a anamnese, com isso o paciente terá mais confiança no médico que irá atendê-lo. 

 

Priorize o conforto

O ideal é que o paciente se sinta bem acomodado desde o momento em que pisou no consultório até a etapa em que todas as suas necessidades forem atendidas. 

Por esse motivo, uma série de considerações precisam ser feitas para colocar o conforto das pessoas em primeiro lugar.

A acessibilidade, por exemplo, deve ser uma prioridade, principalmente em um espaço que lida com os cuidados com a saúde. 

Mas, é possível ir além. Investir em móveis confortáveis, por exemplo, ajuda para que a estadia de uma pessoa em uma clínica ou um consultório seja mais satisfatória.

Outros pontos de atenção são a praticidade para o agendamento, a decoração, a qualidade dos materiais utilizados na consulta, o tempo de espera e a organização dos horários da agenda — em especial, para evitar muitas pessoas reunidas em um espaço pequeno.

Conte com o apoio da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de tratar bem os seus pacientes. Por meio de sistemas adequados e boas estratégias, é possível melhorar a comunicação com o público, otimizar os processos de agendamento e inovar no atendimento.

Ou seja, engana-se quem pensa que a tecnologia padroniza uma consulta e deixa tudo mais robotizado. Na verdade, é possível utilizar os recursos digitais para automatizar algumas tarefas e voltar o foco para tarefas que se referem ao atendimento mais humano.

Além disso, a tecnologia pode ser uma aliada para estreitar os laços com os pacientes, principalmente durante a comunicação. 

Por exemplo, lembretes com os horários da consulta podem ser fundamentais para mostrar ao público que o consultório se preocupa com a sua presença e os seus cuidados com a saúde.

No entanto, para que qualquer estratégia que visa a personalização dê certo, é importante contar com um planejamento de qualidade. Assim, as implementações feitas na clínica ou no consultório são mais eficientes e garantem o atendimento humanizado da melhor maneira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da GestãoDS, um software de gestão para clínicas e consultórios médicos especializado em fidelização de pacientes.