Marketing nas redes sociais

Não é segredo para ninguém que as redes sociais concentram um número gigantesco de pessoas interagindo todos os dias. O Facebook, por exemplo, já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos e o Instagram ultrapassou a marca de 1 bilhão. 

Além disso, segundo um relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. 

Um grande público que a sua empresa pode atingir, não é mesmo?

Pensando nesses números, chegamos à conclusão que fazer marketing nessas plataformas é muito importante para dar visibilidade ao seu negócio no meio online e criar um relacionamento saudável com os seus possíveis clientes.

E eu estou aqui para te ajudar com isso. Neste conteúdo vou falar sobre:

Marketing de conteúdo nas redes sociais;
→ Quais conteúdos chamam atenção do público;
→ Dicas práticas para as redes sociais da sua empresa.

Marketing de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são mais focadas em relacionamento do que em vendas, a venda é a consequência de um bom engajamento, concorda? 

Então, para chamar atenção e criar uma relação com os usuários, as empresas precisam aprender a produzir conteúdos atrativos e de qualidade.

Dito isso, vou deixar minha primeira dica para você: faça marketing de conteúdo em suas redes sociais.

Mas o que isso quer dizer? 

Bom, o marketing de conteúdo ganhou força na era digital e é uma estratégia que consiste, basicamente, na criação de materiais que tenham relevância para o público. 

Rafael Rez, especialista em marketing, fala em seu livro Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI, que para o conteúdo ser relevante ele precisa ser fonte de conhecimento e uma ponte para um relacionamento de confiança entre empresas e pessoas. 

Ou seja, o material relevante e de qualidade está focado em ajudar, dar dicas e sanar dúvidas. 

O problema é que muitas empresas acabam não se preocupando com os conteúdos que irão postar nas redes sociais e deixam de lado o planejamento. 

Mas, vale lembrar que assim como o Google, que leva em consideração a qualidade dos materiais para apresentá-los nos resultados de busca, as redes sociais seguem o mesmo padrão. Afinal, a experiência do usuário é o mais importante!

Então, se você quer que as redes sociais da sua empresa sirvam como um canal de relacionamento e visibilidade para sua marca, pense:

→ Em criar e disponibilizar conteúdos relevantes;
→ No planejamento, para manter recorrência nas postagens sem perder a qualidade;
→ Na linguagem que você vai usar com o público;
→ E em postar imagens de qualidade.

Ufa, bastante coisa, não é mesmo? Isso mostra que fazer marketing nas redes sociais exige planejamento e trabalho. Agora, vamos conversar um pouco mais sobre esses pontos que eu citei. Continue lendo!

Conteúdos promocionais

Eu falei sobre a importância de disponibilizar conteúdos de qualidade, mas e os conteúdos de venda? Nunca devem ser postados?

Bem, com o número de pessoas que utilizam as redes sociais todos os dias, seria um desperdício não realizar ações de venda.

Porém, existe uma grande diferença entre ser incômodo ao falar dos seus produtos/serviços e mostrar os benefícios que eles podem oferecer aos possíveis consumidores. 

Então, sempre que você for tratar de um tema que está atrelado ao que você vende, procure um ponto de necessidade e faça a ligação com a solução que você e a sua empresa podem oferecer. 

Por exemplo: a empresa Monde comercializa um sistema de gestão para agências de viagens. Com as informações e relatórios que a ferramenta fornece, é possível criar ações de prospecção. 

Ou seja, o ponto de necessidade: vender mais.

E a solução: os dados que a ferramenta oferece. 

Isso gera um conteúdo de qualidade e que pode ajudar a vender, pois é possível dar dicas de como usar o sistema de gestão para prospectar e vender mais. 

Quais conteúdos chamam a atenção do público nas redes sociais?

Agora que já falamos sobre os conteúdos promocionais nas redes sociais, vou dar algumas dicas de publicações que chamam atenção e que podem fazer seu negócio ter destaque. 

1- Apresente novidades 

Sempre que a sua empresa lançar alguma coisa nova, pense em como entregar isso ao público através das redes sociais. 

Exemplo: a contratação de novos funcionários, um novo formato de conteúdo que vocês estão trabalhando, um novo produto ou serviço, etc.

2- Faça enquetes 

É possível criá-las no Facebook e no Instagram. Propondo assuntos através de perguntas, você dá ao seu público uma chance de falar e interagir, o que é super positivo!

3- Estimule e responda os comentários 

Você pode aumentar o número de comentários fazendo chamadas de ação no final dos posts.

Exemplo: pessoal, deixem nos comentários o tema do nosso próximo blog post. Sobre o que vocês querem ler?

4- Conte histórias

O famoso storytelling funciona muito bem nas redes sociais, pois isso torna a sua marca mais humana. Você pode:

  • Mostrar os bastidores da empresa;
  • Mostrar os funcionários que compõem o seu time;
  • Publicar sobre dias atípicos na empresa, como um evento ou uma palestra;
  • Entre outras ideias. 

5- Fale sobre temas que estão em alta

Esteja por dentro das novidades e as compartilhe com o seu público. 

Dica: as redes sociais são muito dinâmicas, por isso, coloque as informações mais importantes no começo dos seus textos. Não adianta você enrolar o seu leitor por vários parágrafos até finalmente entregar o tema-chave. Seja direto e claro!

Dicas práticas para as redes sociais

E aí, estão gostando do artigo? Nós já passamos pelos conceitos de conteúdo para redes sociais e agora vamos às dicas práticas para melhorar o perfil da sua empresa no Instagram e no Facebook. 

Melhorando a Bio do Instagram

1- Utilize uma categoria para identificar o seu negócio. Dentro da parte de edição da bio é possível selecionar essa categoria. 

2- Coloque um link na sua bio. A minha dica aqui é utilizar o Linktree, uma ferramenta de agrupamento de links. Assim, dentro de um mesmo espaço, você poderá colocar seu site, blog, materiais que já criou, etc. 

3- Use hashtag. Pense em palavras-chave do seu negócio para essa ação.

4- Coloque sempre um call to action (chamada para ação). Pense:

“para onde eu quero levar o meu público?”.

→ Por exemplo: visite o nosso site! Conheça o nosso blog com conteúdos gratuitos!

5- Seja visual: use emojis, símbolos, quebra de linhas, etc. Tente criar uma bio amigável e leve.

Dica para o perfil do Instagram 

Use destaques. A ferramenta de stories do Instagram é uma maneira simples e rápida de manter contato com os seus seguidores. Porém, eles somem após um período de 24 horas. 

Então, é interessante que você deixe em destaque seus principais stories para que todos os novos visitantes possam acompanhar. 

Exemplos de destaque: respostas à dúvidas frequentes, o que a empresa faz (um quem somos), diferenciais do produto/serviço, etc.

Melhorias na fanpage da sua empresa

1- Use a capa da fanpage como um espaço para apresentar novidades.

Você pode mudar a capa para divulgar um evento da empresa, uma novidade ou até para mensagens em meses como o outubro rosa, setembro amarelo e novembro azul. 

PS: o padrão de dimensões da arte da capa é de 820 pixels x 312 pixels em computadores e 640 x 360 pixels em smartphones. 

2- Edite o “Sobre” da fanpage 

Seu negócio precisa criar uma identificação com o público e a parte do “Sobre” é excelente para isso. Conte sobre a missão, visão e valores, há quantos anos sua empresa está no mercado, cases de sucesso, enfim, tudo que for relevante. 

3- Configure as opções de mensagens da sua fanpage

Entrando na sua página e indo em “Configurações” →  “Mensagens”, você pode criar mensagens automáticas para que o visitante seja respondido com rapidez.

Frequência de postagem e imagens de qualidade 

E para finalizarmos este blog post, eu preciso falar sobre a frequência de postagem e a importância de usar imagens de qualidade nas redes sociais. 

Para ganhar um público fiel nessas plataformas, é importante que a sua empresa mantenha recorrência nas publicações. 

Então, planeje-se. E para te ajudar com isso, vou deixar uma planilha editorial para que você comece a se organizar hoje mesmo. Clique aqui para acessar!

E sobre as imagens, é importante chamar atenção, já que bilhões de pessoas estão rolando o feed todos os dias. Além disso, é comprovado que posts com imagens geram mais engajamento (no Facebook, 93% das publicações mais engajadas possuem imagens). 

“Mas minha empresa é pequena, não tem um designer ainda e eu não tenho muita habilidade com o Photoshop”. Calma, se esse é o seu caso, você pode utilizar o Canva. Uma ferramenta de design gratuita muito simples e interativa. 

Clique aqui para conhecer os principais recursos do Canva. 

Coloque essas dicas em prática nas redes sociais do seu negócio e observe as melhorias. Espero ter ajudado e se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma estratégia, deixe nos comentários! 

Escrito por: Isabela Braga, estudante de Letras e Analista de Marketing de Conteúdo na empresa Monde Sistemas.

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