Saiba como abrir seu próprio negócio no ramo da gastronomia

Para muitos cozinheiros amadores e os que estão na faculdade de gastronomia, existe o sonho de montar uma cozinha industrial e abrir seu próprio restaurante.

Mas, esse processo envolve muitos detalhes, que vão desde os equipamentos necessários até as certificações e o local onde o restaurante será montado.

Por exemplo, é necessário ter o alvará de funcionamento e licenças, como da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Corpo de Bombeiros (Laudo AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), para garantir a segurança do local na prevenção contra incêndios.

Ou seja, abrir uma cozinha não é apenas ter um fogão e mesa de aço inox, mas envolve muita responsabilidade, por isso é necessário pensar de forma ampla nos detalhes.

Nesse sentido, este artigo tem a intenção de ajudar a você empreendedor que deseja abrir seu negócio ramo da gastronomia. Ficou curioso? Confira.

Como abrir seu próprio negócio no ramo da gastronomia?

Existem algumas dicas para quem deseja abrir seu negócio e não possui experiência sobre como fazer. Não deixe de conferir.

A primeira dica é ter um planejamento sólido e muito bem definido, e isso só é feito com ajuda profissional de órgãos empreendedores, assim como arquitetos ou profissionais da engenharia civil.

Ninguém abre um negócio sozinho e sem investimento. Por isso, um bom planejamento faz toda a diferença no momento de iniciar a construção ou reforma do seu espaço, para montar o seu negócio.

Muitos detalhes precisam ser pensados ao se montar uma cozinha, principalmente na gastronomia. Como os espaços e circulação de pessoas, onde os equipamentos serão instalados e quais são os tipos recomendados.

Como também, qual será o modelo de revestimento das paredes, as instalações necessárias, segurança do local, dentre outras ações.

O bom planejamento reflete em uma boa montagem e disposição de espaços e equipamentos. Isso é importante para que os órgãos fiscalizadores da prefeitura não interditem o local, impedindo o funcionamento do restaurante.

Ainda sobre os espaços é fundamental que exista organização, pois é necessário ter um local para os fornecedores, produtos, refrigeração dessas áreas, o ambiente para os clientes se alimentarem, o preparo dos alimentos, o descarte do lixo, dentre outras necessidades.

Além disso, é preciso pensar na higiene do local, pois uma cozinha precisa ser limpa diariamente para evitar a proliferação de bactérias e doenças no ambiente.

E, quais equipamentos a cozinha industrial precisa?

Os equipamentos são os elementos essenciais dentro de uma cozinha, porque o preparo dos alimentos depende deles. Mas, os principais equipamentos são:

  • Pia inox;
  • Fogão industrial;
  • Freezer e geladeiras;
  • Mesa de inox para cozinha industrial;
  • Prateleira de aço;
  • Liquidificador e batedeira;
  • Utensílios gerais como panelas, talheres e copos.

A pia de inox é altamente resistente e fácil de ser limpa. Ela abriga os materiais para lavagem, sendo utensílios ou alimentos. Além disso, é um produto indicado por não facilitar a expansão de sujeira e bactéria.

Já o fogão industrial atua no preparo e cozimento dos alimentos. É um dos equipamentos mais tradicionais em uma cozinha.

Um elemento importante que também fica no fogão é o forno, ajudando no preparo de alimentos que necessitam de um cozimento mais longo.

A mesa de inox, assim como o exemplo da pia, é muito importante por abrigar elementos variados, deixando o local mais organizado.

Além disso, uma cozinha precisa ter armários e espaços elevados para guardar alguns materiais. Mas, para evitar acidentes e contribuir para a conservação desses alimentos, é importante ter uma prateleira resistente, como a de aço.

Em um restaurante, é essencial investir também em materiais de inox, pela qualidade do material e a organização que eles proporcionam.

Se o cliente chega em um restaurante e encontra um ambiente sujo e desorganizado, com certeza ele não permanecerá no local. O mesmo para os funcionários e colaboradores do ambiente.

Por isso, vale a pena equipar sua cozinha com mesa de aço inox. Outro material importante é a Câmara fria industrial. Em uma cozinha, refrigeração é tudo! Conserva os alimentos, traz maior qualidade ao produto e evita o desperdício.

Desse modo, ter uma câmara fria é fundamental no cuidado e conservação dos alimentos. São muitos detalhes, não é mesmo? Por isso, vale a pena se planejar, realizar um orçamento adequado e buscar várias parcerias para desenvolver o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *