colaboradores

Engajamento de colaboradores: Importância, benefícios e como impulsionar

Qual a importância de ter colaboradores engajados em uma empresa? Todo mundo concorda que agradar e satisfazer o cliente é fundamental e cada dia mais necessário.

Mas o fato é que o funcionamento de um negócio depende muito também do seu corpo de funcionários.

Existem diversas formas de engajar colaboradores e muitos motivos para que isso seja impulsionado, porém o mais importante é pensar que: trabalhadores engajados são mais motivados e, por isso, entregam um trabalho melhor.

– A importância de ter colaboradores engajados
– Os benefícios para a sua empresa ao engajar colaboradores
– Maneiras de aumentar o engajamento de funcionários

Importância de ter colaboradores engajados

Como mencionado na introdução, ter colaboradores engajados com a empresa é sinônimo de maior motivação. E quando há motivação, o empenho e a dedicação aumentam naturalmente.

Um bom trabalho é o que está por trás de todo negócio que alcança sucesso em seus objetivos. Sendo assim, ao aumentar a felicidade do funcionário, o aumento de felicidade do cliente andará junto.

Outro fator importante no aumento do engajamento do colaborador com a sua marca é a maior retenção de talentos. Um colaborador engajado com a empresa que trabalha dificilmente vai querer trocá-la.

Além disso, mas ainda relacionado, em uma empresa que há funcionários felizes, engajados e motivados, a atração de novos talentos é natural ao passo em que a empresa cresce como boa marca empregadora.

É fundamental lembrar que ter bons funcionários e evitar a alta na rotatividade também tem impacto nos lucros da empresa, mais uma razão da importância no engajamento de colaboradores.

Os benefícios para a sua empresa ao engajar colaboradores

Como falado anteriormente, o engajamento do colaborador está intrinsecamente ligado aos seus bons resultados de trabalho e isso, por si só, já é um super benefício para o seu negócio.

Além disso, também apontado, atrair e reter talentos é fundamental para a lucratividade da empresa, visto que, os custos de contratação e demissão acabam custando caro no balanço econômico de uma corporação.

Outro benefício interessante de ter colaboradores engajados é o aumento do fenômeno conhecido como “fãs da marca”. Essa ação é comumente vista entre colaboradores engajados com o ambiente onde trabalham e consiste na “propaganda” que eles próprios fazem do negócio naturalmente.

É comum ver esses “testemunhos de fãs” no LinkedIn, principalmente relacionados à grandes marcas, que tem a cultura de valorização e engajamento de colaborador como uma das bases do negócio.

Mais um ponto que merece destaque entre os benefícios é a melhora no ambiente interno da empresa. Uma corporação com colaboradores engajados, com certeza tem um bom clima organizacional, já que a relação emocional é direta entre os dois fatores.

Vale ressaltar que todos esses são benefícios imediatos, mas que também afetam positivamente quando se pensa a longo prazo. Portanto, não faltam razões para investir na estratégia de engajamento de funcionários.

Maneiras de aumentar o engajamento de colaboradores

Existem diversas maneiras de aumentar o engajamento de colaboradores, listamos brevemente algumas delas aqui.

– Onboarding

O incentivo ao engajamento tem que começar o quanto antes. Por isso, ter um processo de Onboarding bem estruturado faz toda a diferença!

Sabe aquele ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? O novo funcionário, quando bem recebido, já se sente automaticamente motivado por entender que dentro da cultura da empresa há a valorização da chegada de novos funcionários.

– Reconhecimento e confiança

Reconhecimento é fundamental. Todo bom trabalho deve e merece ser reconhecido. Isso incentiva o engajamento e motiva o funcionário. Seja um elogio, um presente, um brinde ou premiação, existem diversas formas de reconhecer um bom trabalho.

Além disso, é importante investir na cultura de feedbacks, em pesquisas de clima organizacional e estar sempre aberto às novas ideias. Isso demonstra confiança da empresa na equipe.

– Treinamentos

Ofereça treinamentos! Inclusive, treinamentos para aumentar a cultura do engajamento são super recomendados. O engajamento é também uma tarefa diária, por isso os colaboradores precisam de incentivos para cumpri-lo.

Os treinamentos são uma forma de fornecer esse incentivo e ensinar lideres à desenvolverem essa ideia com seus liderados.

– Benefícios

Por fim, mas não menos importante. Uma das principais maneiras de aumentar o engajamento do funcionário é através dos benefícios.

Os benefícios podem ser de todos os tipos, os mais conhecidos são aqueles associados aos ganhos do 5° dia útil, como Vale Refeição, Vale Alimentação, auxílio transporte, participação nos lucros, entre outros.

No entanto, existem outras formas de trabalhar esse tópico, como por exemplo, através de um Clube de Vantagens com diversos benefícios de todos os tipos.

Anotou todas as dicas e vantagens? Então agora é a hora de botar a mão na massa e começar a engajar seus colaboradores!