incêndio

Sistemas contra incêndio em empresas

Quando falamos de empresas estamos falando de diversos tipos de procedimentos burocráticos para que os colaboradores possam trabalhar de maneira adequada e segura, contra diversos tipos de problemas como acidentes de trabalho e imprevistos como incêndios. Nesse último quesito, vemos a necessidade da instalação de sistema de incêndio e combate a chamas adequado.

O sistema de incêndio é também chamado de sistema de detecção e alarme de incêndio. Esse tipo de sistema nada mais é que um conjunto de elementos que possibilita a empresa e todos os seus colaboradores a se defenderem de um provável incêndio.

Além das recomendações exigidas pelos próprios bombeiros, como a instalação de extintor comprar, podemos notar também a obrigatoriedade de um grupo especializado de combate ao incêndio, compostos pelos próprios colaboradores.

Sistemas de detecção e alarme

Os sistemas de detecção e alarme são compostos por um conjunto de equipamentos que ajudam na segurança e também na prevenção dos incêndios.

Existem diversos tipos de central de alarme e detecção de incêndio, compostos por detectores de diversos tipos, como:

  • Detectores convencionais;
  • Analógicos;
  • Digitais;
  • Detector de fumaça endereçável.

De modo geral, o sistema de detecção de alarme são compostos por diversos acessórios como os detectores de fumaça e temperatura, que são instalados de forma estratégica de modo a sentir a presença de fumaça ou então de calor por meio de um dispositivo automático.

Todo os sistema de detecção de alarme e incêndio vão além de um extintor e de um conjunto de alarmes. O suprassumo de todo esse sistema é uma central de detecção que permite o acionamento conjunto e o contato com os serviços de emergência, caso necessário.

Brigada de incêndio nas empresas

Os sistemas de detecção são importantíssimos para que as empresas fiquem seguras.

Para isso, uma medida que vem sendo adotada por diversas empresas são as brigadas de incêndio.

Uma brigada nada mais é que um grupo formado por diversos funcionários da empresa que, de forma voluntária, participam dos treinamentos de combate a incêndio que são promovidas pela organização.

A brigada de incêndio é responsável pelo combate direto do incêndio, mas também pela coordenação e a evacuação da edificação em casos  de incêndios e outros acidentes. Uma das ações dos brigadistas são a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins.

Os brigadistas das empresas geralmente agem em conjunto com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e devem assegurar a evacuação caso o fogo não sejam controlados.

A formação de uma brigada de incêndio

Cada estado possui maneiras diferentes de legislar sobre as brigadas de incêndio, mesmo que exista uma lei federal que regule o grupo.

De maneira geral, existe um grupo formador da brigada, que deve ser composto por colaboradores fixos que se candidatam ao cargo de brigadista.

O cargo de brigadista sempre tem que ficar com aqueles funcionários que ficam o maior parte do trabalho dentro das imediações da empresa, de modo a exercer habilidades em casos de acidentes.

Dentro do grupo há uma hierarquia que começa com:

  • Brigadistas: Aqueles que combatem o incêndio e prestam os primeiros socorros;
  • Líder: organiza os brigadistas dentro de um determinado setor;
  • Chefe: é aquele que coordena um grupo em determinado local;
  • Coordenador geral: responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas.

Antes de se tornarem brigadistas, é necessário que os colaboradores passem por um treinamento de cerca de 12 horas, sendo que 4 dessas horas são compostas por atividades práticas como simulação de incêndio e outras situações de risco.

Principais funções da brigada

Existem muitas funções que o grupo de brigada de incêndio pode oferecer, algumas principais são:

  • Promover periodicamente a equipe de colaboradores treinamentos de emergência, como evacuações preparadas;
  • Atuar em conjunto com outras comissões como a CIPA nas fiscalizações das diversas instalações e equipamentos de segurança.

Vale destacar que todas as empresas que possuem mais de vinte colaboradores tem a obrigação de estabelecer um grupo de brigadistas de incêndio.

Com isso, vimos que existem diversos tipos de elementos para evitar e combater incêndios, como é o caso dos sistemas de detecção e alarme de incêndio e o grupo de brigadistas. Assim, a empresa fica prevenida.