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Livros essenciais para gestão de pessoas

A engrenagem que faz o seu negócio funcionar são os seus colaboradores e, por isso, é de extrema importância focar na gestão de pessoas para melhorar os resultados da sua empresa.

Mas para fazer isso é um tanto quanto difícil, principalmente quando estamos falando de pequenos negócios, quando é o empreendedor fica encarregado disso.

E é por esse motivo que você precisa estudar um pouco mais a fundo de como pode construir uma gestão de pessoas bem estruturada e próspera na sua empresa. Para te ajudar, separamos uma lista de livros com os maiores especialistas em consultoria empresarial.

Saia da mesmice, pense fora da caixa e revolucione a gestão de pessoas do seu negócio com soluções diferenciadas e práticas. Saiba como não adotar soluções engessadas na sua empresa com cinco livros, construindo um caminho de autoconhecimento, entendendo sobre como se deve gerir pessoas e como colocar as estratégias em prática.

Revolucione o seu negócio: livros essenciais para gestão de pessoas

1.Descubra seus pontos fortes – Marcus Buckigham e Donald. O Clifton

Ambos os autores são pesquisadores, então o livro é resultado de uma das pesquisas que realizaram, onde descobriram que os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que aprimoram suas qualidades, colocando em xeque o senso comum de que só vão melhorar seus resultados corrigindo suas fraquezas.

Ao longo da leitura, você descobre quais os seus pontos fortes realizando os testes que eles disponibilizaram no livro. Assim, você consegue mapear até 34 áreas de atuação que você faz com excelência.

Com tais resultados, você consegue se conhecer melhor e pode desenvolvê-las ainda mais.

2.Bom chefe, mau chefe – Robert Sutton

O professor da Universidade de Stanford, além de ser palestrante e consultor de empresas, entende tudo sobre gestão. Neste livro ele fez um compilado de reclamações que chegaram até ele sobre a postura de superiores.

Por meio de fatos reais, ele consegue explicar de forma divertida, como você pode ser um chefe legal, sem perder a postura de líder, além de te ensinar a como ter uma boa postura diante de situações desagradáveis e como evitar a se tornar o pior chefe de todos.

A proposta do livro é para ajudar qualquer profissional que esteja encarregado de liderar uma equipe de pessoas. Assim, você vai conseguir pensar melhor suas próprias ações e avaliar suas qualidades e defeitos como chefe se for de uma empresa de blockchain, por exemplo.

3.Administração de Recursos Humanos – Alda Carlini e Rita Tarcia

Depois de tantas auto-avaliações, agora é hora de aprender um pouco mais sobre gestão de pessoas. As brasileiras tratam no livro como os profissionais de Recursos Humanos (RH) podem explorar as mudanças tecnológicas para desenvolver ainda mais a equipe.

A partir de estudos de casos, tanto nacionais, como internacionais, as autoras dão dicas de ferramentas que você pode utilizar para melhorar a comunicação dentro da sua empresa e de como potencializar o aprendizado dos seus colaboradores.

4.Execução: a disciplina para atingir resultados, de Ram Charan e Larry Bossidy

Agora que você já se entendeu e entendeu como funciona a gestão de pessoas de uma empresa, precisa aprender a colocar em prática e nada melhor do que ler este livro, onde os autores te dão exemplos reais que vão te inspirar a executar o plano perfeito, com o máximo de comprometimento.

Porque para eles, a função de um líder é alcançar os resultados desejados por meio da união de pessoas, elaborando as estratégias certas e saber como executar cada uma delas.

5.Como dizer? – A arte de dar e receber feedback – Eliane Pitta

Se você já chegou até aqui, se conhece, sabe as estratégias por trás da gestão de pessoas e de como aplicá-la, mas ainda não sabe como dizer. Por esse motivo, esse último livro é essencial para instaurar a cultura do feedback na sua empresa.

Como líder, você deve sempre dar uma resposta para os membros da sua equipe, seja ela positiva ou negativa. O objetivo é direcionar o desenvolvimento de cada profissional, de acordo com a sua função dentro da empresa.

Esse feedback contínuo é uma ferramenta assertiva de crescimento, porque vai motivar o seus funcionários a buscarem excelência na produtividade e entrega dos resultados que você espera.

Viu só como conhecimento pode te ajudar a melhorar a gestão de pessoas no seu negócio? Boa leitura e ótima jornada rumo ao sucesso!

Texto: Rafaela Roque