Como gerenciar o relacionamento com fornecedores

Fabricantes modernos trabalham com uma ampla gama de fornecedores, como fornecedor de Bateria selada para nobreak a empresas terceirizadas, e as cadeias de suprimentos estão se tornando cada vez mais complexas.

A crescente necessidade de cortar preços para o consumidor significa que as margens estão sendo espremidas como nunca antes.

E, para manter a lucratividade e aumentar a eficiência, essas empresas estão recorrendo ao gerenciamento de relacionamento com fornecedores como uma abordagem controlada e sistemática para obter os bens e materiais de que precisam.

Existem vários benefícios associados ao gerenciamento de relacionamento com fornecedores de todos os tipos, como de pista fria para restaurante, e todos eles culminam em um resultado mais próspero::

  • Custos reduzidos;
  • Maior eficiência;
  • Minimização da volatilidade dos preços;
  • Consolidação da cadeia de suprimentos;
  • Terceirização de certas atividades;
  • Melhoria contínua das operações.

Custos reduzidos

Geralmente, existem alguns custos significativos envolvidos na criação de acordos com novos fornecedores, mas um programa de gerenciamento de relacionamento com fornecedores pode eliminar muitos desses custos.

Ao cooperar em um relacionamento mutuamente benéfico com os principais fornecedores, uma empresa pode se esforçar para economizar custos em longo prazo.

As boas relações de trabalho com os fornecedores de semi joias com pedras, por exemplo, não apenas proporcionam economia de custos, como também reduzem problemas de disponibilidade, atrasos e problemas de qualidade — e isso significa um melhor serviço para o consumidor.

Maior eficiência

À medida que um relacionamento definido e estabelecido com o fornecedor se desenvolve, a comunicação melhora.

Os fornecedores obtêm uma compreensão mais completa dos negócios que atendem, o que lhes permite atender suas necessidades com mais eficiência. Os atrasos na cadeia de suprimentos diminuirão e o fluxo de operações melhorará bastante.

E quando surgirem problemas no processo de pedido, o relacionamento de trabalho saudável entre a empresa de limpeza e o cliente facilitará a solução desses problemas.

Minimiza a volatilidade dos preços

Nada assusta mais os consumidores do que enormes flutuações nos preços de mercado. Em alguns casos, essas flutuações são resultado direto do aumento da volatilidade dos preços das commodities.

No entanto, ao adotar os princípios de gerenciamento de relacionamento com fornecedores, as empresas geralmente podem se beneficiar de preços fixos ou aumentos reduzidos em troca de prazos mais longos do contrato, níveis mínimos de pedidos ou vários outros critérios qualificados.

Ter uma base de custos clara e inequívoca de empresa terceirizada permite que uma empresa defina suas próprias estruturas de preços com alguma certeza, o que geralmente se traduz em clientes mais felizes e leais.

Consolidação da cadeia de suprimentos

Como áreas específicas dos negócios do fornecedor e do comprador trabalham juntas, isso permite que ambas as partes entendam melhor o funcionamento interno da outra.

Em alguns casos, ambas as partes poderão adaptar suas próprias práticas e operações de trabalho para melhor acomodar a outra, o que pode levar a maior eficiência e vantagens operacionais.

A consolidação da cadeia de suprimentos pode permitir que os compradores reduzam o número de fornecedores dos quais compram — simplificando o processo de compra e tornando o orçamento uma tarefa muito mais simples.

Terceirização de certas atividades

Um programa bem sucedido de gerenciamento de relacionamento com fornecedores geralmente cria uma parceria confiável entre um comprador e um fornecedor de locação de van, por exemplo.

Em alguns casos, isso pode resultar em muitas atividades importantes sendo transferidas para o fornecedor de forma permanente. Isso pode incluir confiar a um fornecedor o gerenciamento dos níveis de estoque e alguns elementos do serviço ao cliente.

Melhoria contínua das operações

Um relacionamento de longo prazo entre fornecedor e comprador permite o fluxo livre de feedback e ideias. Com o tempo, isso criará uma cadeia de suprimentos mais otimizada e eficaz que poderá ter um impacto positivo sobre os custos e o atendimento ao cliente.

As áreas de desenvolvimento de produtos, instigando novos processos de pedidos e controle de estoque podem se tornar uma joint venture (união de duas ou mais empresas) e isso pode oferecer uma série de benefícios financeiros e operacionais para ambas as partes.

Um componente integrante de muitas soluções de software ERP é o gerenciamento de relacionamento com fornecedores.

Trabalhando em conjunto com seus fornecedores, uma empresa pode adaptar sua cadeia de suprimentos para atender às suas necessidades individuais. Os processos podem ser consolidados, os custos podem ser reduzidos e o produto final para o consumidor pode ser aprimorado.

Enfim, por meio de uma combinação de economia e eficiência, as empresas podem criar um resultado mais saudável, apesar de qualquer eventual queda em seu setor. Pense nisso!

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