Por que investir no mercado imobiliário está valendo cada vez mais a pena?

Quando você pensa em comprar imóveis, a primeira coisa que provavelmente vem à sua mente é mudar de casa. Mas ter mais de uma propriedade física também pode fazer parte do seu portfólio de investimentos, especialmente como proteção contra o mercado de ações.

Tanto que, hoje em dia, ter um imóvel fixo é muito mais complicado do que investir em ações e títulos, porém, investir do setor está valendo cada vez mais à pena. 

Em linhas gerais, um investimento imobiliário é a compra de um fluxo de renda futuro da propriedade e pode oferecer várias vantagens sobre outros tipos de investimentos, incluindo retornos potencialmente mais altos, estabilidade, cobertura de inflação e diversificação. Aqui estão algumas das principais razões para considerar investir em imóveis.

Os críticos argumentam que a característica de baixa volatilidade dos imóveis é o resultado de transações e valores imobiliários pouco frequentes, geralmente determinados por avaliações de terceiros, que tendem a ficar abaixo do mercado.

As transações e avaliações pouco frequentes resultam em uma suavização dos retornos, uma vez que os valores reportados das propriedades subestimam os valores de mercado em uma recuperação e superestimam os valores de mercado em uma desaceleração.

Alto valor patrimonial tangível 

Ao contrário dos estoques e, em certa medida, dos títulos, um investimento imobiliário é apoiado por um alto nível de transações. Isso ajuda a reduzir o conflito do agente principal ou até que ponto o interesse do investidor depende da integridade e competência dos gerentes e devedores.

Mesmo os fundos de investimento imobiliário, para comprar imóveis na Vila Mariana, por exemplo, que são títulos imobiliários listados, geralmente possuem regulamentos que determinam que uma porcentagem mínima dos lucros seja paga como dividendo. 

Retorno de renda atraente e estável 

Uma característica fundamental do investimento imobiliário é a proporção significativa do retorno total acumulado das receitas de aluguel a longo prazo..

Isso ajuda a reduzir a volatilidade, pois os investimentos que dependem mais do retorno da renda tendem a ser menos voláteis do que aqueles que dependem mais do retorno do valor do capital.

O setor imobiliário também é atraente quando comparado com fontes mais tradicionais de retorno de renda, principalmente se você deseja investir em imóveis em Perdizes, por exemplo.

A classe de ativos normalmente negocia com um prêmio de rendimento e é especialmente atraente em um ambiente em que as taxas do Tesouro são baixas. 

Diversificação de portfólio 

Outro benefício do investimento em imóveis é o seu potencial de diversificação. O setor imobiliário tem uma correlação baixa e, em alguns casos, negativa, com outras classes principais de ativos.

Isso significa que a adição de imóveis a um portfólio de ativos diversificados pode diminuir a volatilidade do portfólio e proporcionar um retorno maior por unidade de risco. 

Cobertura de inflação 

A capacidade de cobertura de inflação dos imóveis decorre da relação positiva entre o crescimento do PIB e a demanda por imóveis. À medida que as economias se expandem, a demanda por imóveis impulsiona o aluguel e isso, por sua vez, se traduz em valores mais altos de capital.

Portanto, o setor imobiliário tende a manter o poder de compra do capital, passando parte da pressão inflacionária para os inquilinos e incorporando parte da pressão inflacionária na forma de valorização do capital. 

A desvantagem: falta de liquidez 

A principal desvantagem do investimento em imóveis é a falta de liquidez ou a relativa dificuldade em converter um ativo em dinheiro e dinheiro em ativo. Ao contrário de uma transação de ações ou títulos, que pode ser concluída em segundos, uma transação imobiliária pode levar meses para fechar.

Mesmo com a ajuda de um corretor, simplesmente encontrar a contraparte certa pode levar algumas semanas de trabalho. Dito isto, os avanços na inovação financeira apresentaram uma solução para a questão da falta de liquidez de empresas imobiliárias.

Eles fornecem propriedade indireta de ativos imobiliários e são estruturados como empresas listadas. Eles oferecem melhor liquidez e preços de mercado, mas têm um preço de maior volatilidade e menores benefícios de diversificação. 

A linha inferior de risco

O setor imobiliário é uma classe de ativos distinta seja para comprar uma casa ou um terreno, seja para comprar apartamento em São Paulo.

É simples de entender e isso pode minimizar o perfil de risco e retorno do portfólio de um investidor. Por si só, o setor imobiliário oferece retornos competitivos ajustados ao risco, com menos conflitos entre agentes principais e fluxos de renda atraentes.

Também pode aprimorar um portfólio diminuindo a volatilidade por meio da diversificação. Embora a falta de liquidez possa ser uma preocupação para alguns investidores, existem maneiras de ganhar exposição ao setor imobiliário, mas reduzir a falta de liquidez e até igualá-la à das classes de ativos tradicionais.

Grupos de investimento imobiliário 

Está cada vez mais em evidência os grupos de investimento imobiliário, que são como pequenos fundos mútuos para administrar imóveis de aluguel.

Se você deseja possuir um imóvel para alugar, mas não deseja o incômodo de ser um locador, fazer parte de um grupo de investimento imobiliário pode ser a solução para você.

Funciona assim: uma empresa compra ou constrói um conjunto de prédios, geralmente apartamentos, e permite que os investidores os comprem através da empresa, juntando-se ao grupo.

Um único investidor pode possuir uma ou várias unidades de área útil independente, mas a empresa que opera o grupo de investimentos gerencia coletivamente todas as unidades, cuidando da manutenção, anunciando unidades vagas e entrevistando inquilinos.

Em troca dessa administração, a empresa recebe uma porcentagem do aluguel mensal.

Existem várias versões de grupos de investimento, mas na versão padrão, o aluguel fica em nome do investidor e todas as unidades reúnem uma parte do aluguel para se proteger de imóveis ocasionalmente vagos, o que significa que você receberá o suficiente para pagar o financiamento de um imóvel mesmo se sua unidade estiver vazia.

A qualidade de um grupo de investimento depende inteiramente da empresa que a oferece. Em teoria, é uma maneira segura de entrar no investimento imobiliário.