Profiler: como fazer a análise do perfil comportamental

O Profiler é um software para identificação de Perfil Comportamental. Têm como base a avaliação de combinações de quatro perfis comportamentais. Sua eficácia é superior a 97% e em menos de 7 minutos gera mais de cinquenta informações de uma pessoa.

Por meio dessa tecnologia é possível gerar diversas combinações e predominâncias entre esses quatro perfis, que são eles, comunicador, executor, analista e planejador. O Profiler gera personalidades únicas, indicadores e mostra a percepção de mundos diferentes. 

Além de mostrar que cada pessoa é singular, mas pertencente a um grupo, a análise de perfil comportamental traz diversos benefícios para a gestão de uma empresa. Para saber quais são eles, continue a leitura!  

Quais os benefícios do Profiler? 

Os principais benefícios gerados pelo Profiler são: aumento da produtividade por meio da eficácia e identificação do perfil certo ao cargo e redução dos custos por conta da rotatividade que diminui. 

O Profiler pode auxiliar RH’s na otimização do tempo para trazer segurança ao desenvolver o capital humano. Além de ajudar o profissional a colocar a pessoa certa no lugar certo.

Ou seja, o teste comportamental auxiliará nos processos de recrutamento e seleção, promoções, desenvolvimento de liderança e de colaboradores. 

Traz benefícios também aos gestores, a partir do teste, otimizam a produtividade de sua equipe e reduz os custos pois ele têm uma visão mais ampla do que está acontecendo com o colaborador e sua equipe.

Consultores e coachings utilizam o Profiler para agregar valor a sua consultoria, pois apresentam um teste com eficácia de 97%.   

Qual a correlação com a Gestão Comportamental? 

Antes de falarmos sobre a correlação entre Gestão Comportamental e o Profiler, é preciso entender o que é a gestão comportamental, que nada mais é, que a gestão de pessoas com foco nos perfis comportamentais.

A gestão comportamental surgiu com o intuito de entender e mostrar que as pessoas reagem à diferentes situações do cotidiano de forma diferenciada. 

A partir disso, o RH se tornou um setor com um papel de extrema importância para a empresa. Por meio da gestão comportamental, o RH realiza a engenharia de cargos que identifica o perfil certo para a vaga.

O maior valor de uma empresa é o capital humano, e o RH têm um papel relevante para o desenvolvimento desse valor. 

A base da gestão comportamental é o profiler, é com ele que se identifica os perfis dos colaboradores para gerar um planejamento estratégico.

Veja abaixo alguns dos principais indicadores do Profiler que influenciam na gestão: 

Roda de competências 

A partir desta roda, é possível identificar as competências comportamentais da equipe para desenvolvê-los e construir um cargo baseado nas competências necessárias para a contratação. 

Estilo de Liderança

Descobrir o estilo de liderança de seus colaboradores é benéfico pois assim você consegue aplicar projetos bem direcionados e extrair as competências ao máximo. 

Energia

A energia significa o pique para o trabalho, ao analisar esse indicador, será possível comparar com a produtividade e tomar uma decisão estratégica para solucionar esse problema. 

Exigência do meio 

É importante que a exigência do meio seja analisada como forma de ver como seu colaborador trabalhará sob pressão. É possível fazer diversas comparações com dados do Profiler e identificar como ele reage em diversas situações. 

Autoaprovação 

Analisar a autoaprovação do seu colaborador ajuda a entender quando ele precisará de um feedback ou treinamento. 

Podemos ver que são vários indicadores possíveis e diversas análises para que uma gestão se torne mais estratégica.  

Por que aplicar na minha empresa?  

Ter o perfil comportamental de todos os colaboradores mapeados ajuda a ter uma visão abrangente do negócio, que pode gerar melhoria no ambiente e na convivência dentro da empresa. 

 

Por meio do Profiler, o RH consegue identificar o perfil comportamental e mapear as qualidades e dificuldades dos colaboradores, o gestor consegue fazer o mesmo com sua equipe e colocá-los diante de diversas situações para melhor o clima organizacional.  

Colaboradores que se encontram em um ambiente agradável e harmônico são mais produtivos, desta forma, melhoram os resultados da empresa. Esta é uma forma também de trabalhar as dificuldades de cada colaborador a fim de desenvolvê-lo. 

O perfil comportamental e o clima organizacional estão diretamente ligados, mas existem diversos fatores que ainda são necessários trabalhar e analisar antes de utilizar o teste para este benefício. 

Um dos principais trabalhos do RH é conseguir transformar pessoas em dados. Passando por desempenho e personalidade de profissionais e candidatos a fim de transformar em dados para a sua empresa.

Basicamente, utilizar do perfil comportamental e people analytics dentro do RH.   

Como aplicar na minha empresa?

Abaixo se encontra uma paço a paço de como aplicar o Profiler na sua empresa e o que você precisa fazer: 

  1. analisar as opções de Profiler no mercado: existem diferentes opções para contratar, por isso é fundamental fazer um estudo sobre a empresa que está oferecendo o produto e conversar com clientes sobre a qualidade da solução;
  2. treinar os gestores: conversar com os gestores de todos os setores é fundamental, é preciso que a liderança entenda e “compre a ideia” da aplicação do Profiler;
  3. mapear todos os colaboradores: em seguida, todos os colaboradores serão analisados no Profiler, respondendo as questões em seus computadores individualmente;
  4. analisar os dados obtidos: com as informações, chegou o momento de estudar os resultados e criar associações entre os perfis e as áreas.

Assim que analisado todos esses dados é possível gerar melhorias para a empresa, como na otimização do tempo, pois com o Profiler, em apenas 7 minutos, o RH têm informações estratégicas e importantes sobre seu colaborador e candidato.

Com essas informações ele poderá desenvolvê-los e direcioná-los de forma segura e eficaz, profissionalmente e pessoalmente.  

O foco não é somente ajudar a ter uma gestão estratégica mas sim na redução de custos, seja de rotatividade, treinamentos e aumentando a produtividade da equipe. O Profiler é a solução perfeita para você ter uma gestão mais estratégica! Quer saber mais? Conheça a Sólides

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.