Comunicação

Falta de comunicação: como ela impede o crescimento do seu negócio

Um dos principais desafios de empresas que estão crescendo é controlar o aumento dos conflitos no ambiente de trabalho, que surgem por falta de comunicação.

Infelizmente, é inevitável: quanto mais pessoas trabalhando juntas, há também mais temperamentos, personalidades e opiniões que devem cooperar para alcançar os objetivos de organização.

Por isso, a falta de comunicação entre os colaboradores pode ser um indicador de problema em empresas em crescimento. Uma pesquisa internacional conduzida pela Society for Human Resource Management estimou que as empresas perdem, em média, 62,4 milhões de dólares por ano por causa de falta de comunicação entre colaboradores.

Já uma pesquisa do Harvard Business Review mostrou que 65% das falhas de uma startup são por causa de conflitos interpessoais. Mais do que apenas do RH ou da Comunicação Interna, uma comunicação ineficiente é um desafio estratégico de toda a empresa.

Pode parecer que a falta de comunicação só prejudica indiretamente a empresa, mas não é bem assim. Por isso, vamos falar sobre quais efeitos ela pode causar no seu negócio e como combatê-los.

Não há clareza nas decisões estratégicas

A falta de comunicação faz com que as decisões estratégicas e planejamentos não sejam comunicados claramente, o que gera consequências tanto no nível de produtividade quanto no engajamento dos colaboradores.

Um dos sintomas de que sua empresa possa estar passando por isso é você sair da reunião sem respostas para três perguntas:

  1. Quais serão os próximos passos, que foram definidos nesta reunião?
  2. Quem serão os responsáveis pelos próximos passos?
  3. Qual é o prazo para que os passos sejam feitos?

Quando a organização tem um processo de comunicação efetivo, todos os colaboradores envolvidos nos projetos saem das reuniões com respostas claras para cada uma dessas perguntas. Assim, torna-se mais fácil ter todos engajados e alinhados em prol de resultados.

Os colaboradores não sabem exatamente seu papel na organização

Pode parecer “antiquado” que, em tempos de estruturas de organização mais fluídas, seja necessário definir o papel de cada colaborador na empresa. A verdade é que ninguém consegue se sentir motivado passando a maior parte do dia em uma organização onde a importância dela não está clara.

A falta de comunicação entre as lideranças e os colaboradores pode afetar a estrutura da organização e a percepção do papel do colaborador. Se ele não sabe exatamente onde ele está e no que ele influencia nos resultados, dificilmente se sentirá engajado. Os colaboradores que não estiverem alinhados com suas responsabilidades podem ter um grande impacto negativo nas dinâmicas interpessoais entre áreas.

Por isso, é necessário que as lideranças trabalhem com os comunicadores para que o propósito de cada funcionário seja comunicado claramente. Assim, todos se sentirão parte da organização e saberão o papel deles ali.

A liderança não está engajada na comunicação interna da organização

Se eu só pudesse passar a você uma dica baseada nos 7 anos que a SocialBase trabalha com comunicação interna, seria essa: capacite seus líderes para serem comunicadores eficientes.

É comum que em empresas com alta taxa de crescimento de colaboradores de uma mesma área tenham estilos de se comunicar totalmente diferentes. Mas é preciso que os líderes estejam atentos a esse gap. Ele pode ter consequências sérias nas dinâmicas entre membros de uma mesma área ou até de outras áreas.

Estar capacitado como comunicador e saber lidar com os diferentes estilos de comunicação das outras pessoas ajuda o líder a se tornar mais versátil, a se adaptar com quem estiver trabalhando e a atender às necessidades dos colaboradores. Pode parecer óbvio para os líderes, mas todo líder tem muito a aprender com um comunicador eficiente.

Sim, parece ser mais fácil falar do que fazer, mas a SocialBase, em parceria com o Great Place to Work, fez um material justamente falando sobre como os verdadeiros líderes se comunicam. Acredito que pode ser de grande ajuda!

Falta de integração entre muitos canais

Parece até ironia que, na era das ferramentas e ambientes de trabalho digitais, algumas vezes a falta de comunicação seja consequência de haver muitos canais de comunicação. Inbox do e-mail lotada, várias notificações no chat, intranet obsoleta… vamos ser sinceros, quanto você acha que ter tantos canais realmente é efetivo para sua comunicação?

Não quer dizer que é impossível lidar com diferentes canais de comunicação, já que cada um deles tem suas características e atinge diferentes públicos. Nesses casos, a falta de efetividade na comunicação vem justamente de não haver um canal centralizador, que integre os secundários. Por exemplo, o SocialBase, nossa solução de comunicação interna, integra e-mail e o chat em uma só ferramenta, o que faz com que nossos clientes possam usar os canais com as mensagens certas para cada público interno. Sem redundância e sem perda da informação.

Se você identificou algum desses desafios acima na sua organização, pode ser que a falta de comunicação esteja impedindo ela de crescer tanto quanto poderia. Trabalhar ativamente junto às lideranças para resolvê-las deve ser uma prioridade estratégica da empresa para que seu crescimento seja exponencial, e acredito que seguindo as dicas que falamos no artigo, você terá sim sucesso nisso! 🙂

Se houver mais alguma dúvida sobre o assunto, sabia que os especialistas da SocialBase estão sempre dispostos a ter uma conversa informal com você, para que possamos ajudar você a alcançar resultados melhores tanto para a comunicação quanto para a produtividade da empresa!