ensino

Atividades extracurriculares para o desenvolvimento

Caso você esteja procurando uma escola de ensino fundamental ou ensino médio para seu filho, existem muitos fatores a serem considerados. Por exemplo, se o seu filho tiver uma diferença de aprendizado, é melhor selecionar uma escola particular para educação infantil que adapte o currículo aos vários estilos de aprendizagem das crianças.

No entanto, a seleção de escolas particulares que oferecem atividades de enriquecimento é tão importante para o desenvolvimento do seu filho quanto as matérias da grade curricular tradicional.

Atividades extracurriculares, como aulas de judô, aula de dança e oportunidades de estudos do meio, ajudam seu filho a prosperar em várias áreas de desenvolvimento.

Benefícios das atividades extracurriculares

A maioria das escolas privadas acredita que você não pode educar uma criança apenas ensinando seus assuntos acadêmicos. Enquanto a matemática, a ciência e todos os outros assuntos são uma parte importante de sua educação, há muito mais na educação do que apenas o universo acadêmico.

É aí que surgem atividades esportivas e extracurriculares. Elas permitem que seu filho cresça. Afinal, elas o estimulam com novas ideias e novas formas de pensar, além de:

  • Dar uma sensação de realização;
  • Construir confiança;
  • Ensinar tolerância;
  • Incentivar o trabalho em equipe.

Todas essas são excelentes lições que o aluno precisa aprender para ser um adulto bem-sucedido.

Alunos do ensino médio ainda estão aprendendo a usar boas habilidades de gerenciamento do tempo e, por isso, muitas crianças são facilmente distraídas.

Ao fazer lição de casa, por exemplo, um aluno pode rapidamente se distrair com o celular. Muitas vezes, é tentador para os pais desestimularem as crianças facilmente distraídas de assumirem demasiada responsabilidade.

Mas, na verdade, adicionar atividades extracurriculares, esportes, aula de línguas, escola de ballet e outras obrigações ao cronograma de um aluno ensina a ele como usar o tempo com sabedoria.

O resultado é que os alunos aprendem como se concentrar em determinada tarefa.

Construção da autoconfiança e habilidades sociais

As escolas particulares geralmente trabalham para construir a autoconfiança e a autoestima de um aluno, especialmente se ele tiver diferenças de aprendizado.

Por isso, as atividades extracurriculares são um fator importante no desenvolvimento da autoconfiança. Os alunos que trabalham em projetos fora da classe, desde a creche infantil particular, obtêm uma melhor compreensão de seus pontos fortes e se inspiram para trabalhar em suas fraquezas.

Independentemente de a criança ser extrovertida ou tímida, inscrever-se em atividades extracurriculares em sua escola particular pode melhorar drasticamente as habilidades sociais.

Os alunos aprenderão a cooperar e colaborar com seus colegas e com os professores e desenvolverão importantes habilidades de liderança.

Além disso, os alunos descobrem seus dons e habilidades, assim como suas preferências por determinadas profissões. Um curso de estilista poderá despertá-los para esse ramo de atividade, enquanto outros podem ter preferência por computadores e tecnologia ou por atividades físicas diversas.

Impacto das atividades extracurriculares no desempenho no ensino

Embora não se possa saber se a relação entre a participação em atividades extracurriculares e o sucesso na escola é causal, e embora o grau ou intensidade da participação não seja medido, fica claro que a participação e o sucesso estão fortemente associados.

Essas atividades ensinam os alunos a fazer parte de uma equipe. Geralmente, as equipes mais bem-sucedidas são aquelas que trabalham duro e jogam com os pontos fortes de seus membros.

Os alunos podem fazer parte de uma equipe de Robótica, uma equipe da Olimpíada da Ciência, cantar em um coral, tocar em uma banda de rock, participar de um esporte tradicional como futebol ou basquete, aprender a trabalhar juntos e apoiar seus companheiros de equipe.

Uma atividade extracurricular esportiva é frequentemente um prazer para os alunos, incentivando-os a se envolverem e a fazer parte de uma comunidade escolar maior.

Por isso, confira os programas de artes e esportes ao selecionar uma escola; são invariavelmente muito mais abrangentes e sua importância não pode ser subestimada.

Essas escolas ensinam aos alunos valiosas habilidades para a vida, como trabalho em equipe, responsabilidade e confiança — características que você não pode aprender só com livros e quadros-negros.

Os alunos podem ter a oportunidade de fazer peças de teatro, desfiles de moda, competir contra escolas em todo o país em uma competição de matemática ou esportes.

Estes estudantes representam orgulhosamente a sua escola, demonstrando maturidade e equilíbrio e aprendendo a conviver com os outros enquanto viajam ou competem.

Esses grupos aprimoram a realização e introduzem os alunos a interagir com pessoas e até culturas diferentes das suas.