Equipes de alta performance

Por que algumas equipes têm um desempenho melhor do que outras e o que de fato diferencia essas equipes das demais?

Equipes de alta performance são compostas por indivíduos com:

  • Conhecimento especializado;
  • Habilidades complementares;
  • Orientados a objetivos;
  • Hiper-focados em alcançar resultados claros e excelentes. 

Juntos, eles colaboram e inovam para produzir trabalhos nos mais altos níveis.

Mas, construir uma equipe de alto desempenho requer mais do que apenas reunir um grupo de pessoas talentosas com as habilidades certas. 

Além de se fazer necessário um desenvolvimento cuidadoso e o cultivo de características-chave, comportamentos e melhores práticas.

Embora a história e os romances celebrem o empreendedor solitário, grandes equipes desempenham o papel de igual importância nas histórias de sucesso dos conglomerados modernos. 

Pense no Google, Ford Motor Company ou Walt Disney e você entenderá sobre o que estamos falando. 

Com as tecnologias digitais alterando os ambientes de trabalho, a construção de equipes de alto desempenho tornou-se cada vez mais crítica para as empresas. 

A definição de uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas altamente qualificadas que trabalham em áreas multifuncionais e que se concentram em alcançar um objetivo de negócios comum. 

A equipe está alinhada e comprometida com valores e visão compartilhados, sendo altamente eficaz e inovadora na solução de problemas. 

Também é conhecida por apresentar um alto nível de comunicação e colaboração, entregando resultados consistentes e superiores. 

Características das equipes de alta performance

Certos atributos únicos separam uma equipe de alto desempenho de qualquer outra, sendo assim, temos alguns deles abaixo. 

Práticas de trabalho eficazes

Um plano de ação por trás de equipes de construção de alto desempenho é fundamental. Sem o planejamento adequado e a implantação dos recursos necessários, as equipes de alta performance não podem se tornar eficazes ou eficientes. 

Isso é a base das equipes de alto desempenho. Regras de trabalho ineficazes causarão problemas na organização e avaliação de informações e impedirão atitudes de tomada de risco, criatividade e inovação.

Respeito mútuo entre líderes e membros da equipe 

Membros qualificados de equipes de alto desempenho estão cientes e reconhecem a experiência e os métodos de trabalho uns dos outros. 

Isso resulta na criação de um forte vínculo entre os membros da equipe e ajuda a criar oportunidades para capacitação e aumento da produtividade. 

A equipe supera os desafios como uma entidade única, e sua vontade coletiva de alcançar os melhores resultados é impulsionada por valores compartilhados e um senso de integridade.

Visão compartilhada

Os membros da equipe de alta performance compartilham os mesmos valores e visão. 

Eles labutam juntos como uma equipe motivada em direção a essa visão e objetivo comum, enquanto estão focados em entregar os mais promissores resultados e soluções de negócios.

Comunicação aberta e clara

O líder informa a visão e os objetivos da equipe de forma clara e direta. Existe sempre um canal aberto de comunicação entre os membros e seu líder, criando um ambiente de críticas construtivas e feedback.

Como construir uma equipe de alta performance 

“Não importa o quão brilhante seja sua mente ou estratégia, se você estiver jogando sozinho, sempre perderá para uma equipe” é assim que Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, considera o valor de equipes de alta performance. 

Construir uma equipe de alto desempenho é uma tarefa árdua, especialmente quando a tecnologia está remodelando os ambientes de trabalho rapidamente. 

Como líder, se você deseja levar sua equipe a novos patamares e aumentar a produtividade dos colaboradores, aqui estão algumas dicas para você se inspirar.

Crie uma equipe estável

De acordo com técnicas comprovadas para construir equipes de alto desempenho, deve ser encontrado o equilíbrio no tamanho da equipe.

As equipes devem, idealmente, ser mantidas não muito pequenas, pois isso provavelmente resultará em decisões mais pobres devido à falta de diversidade.

Por outro lado, equipes grandes, compostas por mais de dez membros, resultam em eficácia diminuída à medida que as sub equipes começam a se formar, incentivando o comportamento dicisivo. 

Além do tamanho da equipe, os líderes devem buscar habilidades complementares e uma atitude pró-equipe em cada membro, que são aspectos essenciais para construir e manter uma equipe de alta performance.

Cuidado e tempo devem ser investidos para escolher cuidadosamente uma equipe estável e, uma vez formada, todas as medidas devem ser tomadas para manter sua estabilidade.

Defina metas mensuráveis as equipes

Definir metas mensuráveis ​​e eficazes com intenção clara é fundamental para construir uma equipe de alto desempenho. 

Com um objetivo comum definido a ser alcançado, os membros da equipe se sentem motivados, energizados e mais criativos. 

Os valores comuns e o apoio para ajudá-los a realizar mais em menos tempo devem estar alinhados, o que é uma virtude característica de qualquer equipe de alta performance. 

Além disso, recompensar e reconhecer o desempenho também são importantes.  

Quando os colaboradores entendem como suas contribuições impactam o negócio e são reconhecidos, por isso, é mais provável que contribuam cada vez mais e melhor.

Construa uma dinâmicas de equipes coesas e alinhadas ao valor 

Equipes com valores compartilhados e conscientes de onde estão indo têm melhor desempenho. 

É vital criar uma equipe onde cada membro compartilhe um vínculo e interaja livremente. Isso acontece quando eles se alinham aos valores do líder e trabalham juntos para alcançar um objetivo comum. 

Quando os membros da equipe começam a acreditar que podem vencer pela união, eles fazem mais. 

Valores compartilhados, alto nível de interação e senso de confiança entre os membros, são aspectos que constituem uma equipe coesa, aumentando a produtividade.

Mas, o líder deve estar atento, pois uma equipe coesa que pode entregar mais e em um ritmo mais rápido do que outras equipes, corre o risco de se tornar excessivamente coesa e suscetível ao pensamento de grupo. 

Isso pode orientar a equipe na direção de suposições erradas. O papel do líder é indiscutível para lidar com isso. Ele deve ajudar os membros da equipe a manter o foco na visão por meio de comunicação constante. 

Incentive um ambiente de comunicação aberta entre as equipes

Não é raro de acontecer que colaboradores evitam expressar suas opiniões e pensamentos, porque se sentem vulneráveis ​​e sujeitos a críticas ineficazes. 

Essa falta de segurança psicológica é contraproducente e os líderes devem ter o cuidado de construir um ambiente de trabalho que promova a tomada de riscos interpessoais. 

Esse tipo de cultura de equipe motivará seus membros, incentivando a inovação e propostas de novas ideias. 

Para aumentar a eficácia de uma equipe de alta performance, os líderes também devem entender e avaliar o estilo de trabalho dos membros da equipe em nível individual. 

Muitos líderes aplicam indicadores de formação de equipes, para entender o comportamento, as personalidades e os estilos de pensamento de seus membros.

Enfatize a importância da aprendizagem

Fomentar uma cultura de aprendizado contínuo para lidar com as questões de lacunas de habilidades e diferentes transformações de mercado é essencial para construir uma equipe de alto desempenho. 

Os processos mudam constantemente. Como resultado, as empresas estão enfatizando a importância da capacidade de suas equipes de aprender rapidamente e se aprimorar regularmente. 

Embora uma quantidade significativa de aprendizado ocorra entre os membros da equipe, a habilidade de seus membros por meio de ferramentas e treinamento é igualmente essencial para construir e manter uma equipe de alta performance.

O aprendizado está se tornando uma prioridade nas organizações, muitas das quais estão recorrendo a plataformas on-line, para fornecer a seus colaboradores treinamento corporativo em vários setores e atividades. 

Essas plataformas de treinamento oferecem cursos certificados e reconhecidos sobre os tópicos atuais e relevantes que ajudam os colaboradores experientes a se qualificarem e os novos contratados a crescerem mais rapidamente. 

Os programas on-line de treinamento corporativo geralmente adaptam seus cronogramas de treinamento e aperfeiçoamento para se alinharem aos planos de desenvolvimento das organizações.