Por que é importante que pais tenham mais tempo junto aos filhos?

Quanto tempo você dedica aos seus filhos? A resposta para essa pergunta não é fácil. Entram na conta as atividades triviais do dia a dia, como alimentar, dar banho, colocar para dormir, acompanhá-lo(s) nas lições de casa e outras. 

Ainda, as tarefas da paternidade ou da maternidade mudam com o passar do tempo, mas dificilmente cessam de vez. Embora dedicar o tempo a essas necessidades básicas seja indispensável, a ciência é cada vez mais enfática a respeito do tempo de qualidade. 

O conceito, que tem ganhado espaço nos ramos da Medicina e da Psicologia, aborda os períodos em que estamos realmente entregues à convivência e à relação com nossos filhos.

Com crianças, esse período pode ser o modo brincar, quando escapamos da maneira adulta de pensar e embarcamos em brincadeiras e em universos imaginativos dos pequenos. 

Já com adolescentes, um momento de conversa e a prática de uma atividade prazerosa com o filho ou com a filha são algumas opções.

Todo o tempo dedicado às crianças, incluindo tanto momentos de tarefas básicas quanto esse tempo de qualidade, é fundamental a fim de que a relação entre pais e filhos se aprofunde e resulte em inúmeros benefícios a todos. 

Neste texto, você entenderá a importância de ter um bom tempo de convivência com seu(s) pequeno(s).

1. Melhorar a relação

O primeiro ponto é, possivelmente, o mais óbvio. O tempo de convivência entre pais e filhos aprofunda a relação, ajuda a nutrir os sentimentos que ambas as partes têm e, ainda, permite que todos se descubram cada vez mais.

Por exemplo, faça algumas perguntas rápidas para descobrir o quanto você conhece seu filho, e o quanto deve ser aprimorado com convívio frequente e profundo. Entre os principais questionamentos estão:

  • Você sabe qual a cor preferida do seu filho ou da sua filha?
  • Do que ele(a) tem medo? 
  • Qual sua matéria preferida na escola? 
  • De que programa de lazer ele(a) gosta mais? 
  • Entre outras.

Da mesma forma, a convivência permite que ele(a) saiba qual trabalho você, pai ou mãe, tem; onde você nasceu e qual sua comida favorita.

2. Criar referencial para o(a) filho(a)

Passar mais tempo com seu(sua) filho(a), independentemente de como esse tempo for gasto, faz com que a sua imagem seja uma referência e um exemplo para ele(a). 

Isso significa que, quando vocês estiverem juntos realizando uma tarefa, como cozinhar, ler, conversar ou passear, ele(a) verá em você um espelho e uma referência para descobrir sua própria identidade e seus gostos.

3. Melhorar o desempenho escolar

Os momentos que pais e filhos(as) passam juntos têm impacto também no desempenho escolar da criança ou do adolescente. 

Esse tempo, além de poder ser usado para o estudo e para a leitura, o que, por si só, já impacta o conhecimento formal, também fortalece a autoestima e a confiança dos(das) filhos(as), ajudando no aprendizado.

4. Aumentar a empatia dos pais

Os benefícios dessa convivência familiar não são bons somente para os(as) filhos(as). Pais e mães que participam ativamente da vida dos(as) filhos(as), envolvendo-se em seus desafios e em suas conquistas, também melhoram suas habilidades de empatia, de compreensão e de sensibilidade. 

A explicação para isso é o envolvimento pleno nas situações que o(a) filho(a) enfrenta ao longo de sua vida.

5. Estimular a autoestima e a confiança de ambos

Por fim, o tempo que pais e mães passam com seus filhos e com suas filhas fortalece não só o amor que eles têm entre si, mas também a autoestima e a autoconfiança individual. 

No caso das crianças, ter o suporte dos pais faz com que elas não se sintam sozinhas e desamparadas, contribuindo para uma boa relação consigo mesmas. 

Já no caso dos pais, a sensação de orgulho que envolve criar e educar um ser humano também faz com que se sintam mais confiantes e felizes.

Texto: Gustavo Marques