Como organizar o fluxo de caixa na sua empresa

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão, que representa o dinheiro real sendo transferido para dentro e para fora de sua empresa.

Portanto, um plano de fluxo de caixa lhe dará uma visão geral de todas as suas receitas, despesas e o resultado líquido durante um período específico de tempo.

Mais do que qualquer outra coisa em seus negócios, os proprietários inteligentes mantêm o controle de seu fluxo de caixa.

Sempre monitorando suas demonstrações mensalmente ou mesmo semanalmente para manter o controle do andamento de seus negócios.

Esses números irão demonstrar os valores que entram e saem do seu negócio. Você está ganhando mais do que está gastando? Parabéns! Este é o caminho certo.

Agora se seu fluxo de caixa está regularmente caindo no vermelho? Tenha cuidado, isso não é nada bom.

O que é fluxo de caixa?

Basicamente, fluxo de caixa é todo o dinheiro que entra e sai de seu negócio.

Quando falamos em tudo, é tudo mesmo!

O fluxo de caixa existe para você tenha o controle de exatamente tudo, todas as suas despesas e de tudo aquilo que você recebe.

Agora que você sabe o que é e para que serve o fluxo de caixa, chegou a hora de saber de que forma precisa se organizar para mantê-lo sempre em dia.

Se você tem sido menos diligente no monitoramento do dinheiro da sua empresa, essas 12 dicas podem ajudá-lo a aumentar o fluxo de caixa da sua empresa. Boa leitura!

  1. Monitore seu fluxo de caixa regularmente

O software de contabilidade online, como o QuickBooks Online, simplifica a reconciliação de contas, a geração de relatórios e muito mais.

Como suas informações estão seguras na nuvem, você pode facilmente controlar seu fluxo de caixa onde quer que esteja.

  1. Corte custos

Foco nas despesas recorrentes mensais, trimestrais ou anuais. Você pode cortar serviços públicos, aluguel ou folha de pagamento?

Você está gastando dinheiro em assinaturas ou serviços que não está usando ou em seguros de que não precisa mais? Você pode renegociar os termos de empréstimos ou arrendamentos em aberto?

Toda a economia é bem-vinda neste caso.

  1. Ganhar dinheiro com ativos

Você tem um equipamento que não usa mais ou um estoque que está se tornando obsoleto? Considere vendê-lo para gerar dinheiro rápido.

  1. Possua uma linha de crédito comercial

Essa linha de crédito pode servir para evitar problemas de fluxo de caixa. Com ela você pode conseguir ainda uma linha de crédito para um percentual de suas contas a receber ou estoque.

  1. Alugue o equipamento em vez de comprá-lo

Ao alugar veículos, computadores e outros equipamentos comerciais, você obtém acesso aos recursos mais recentes e evita empatar dinheiro – mas ainda consegue pagar os custos do aluguel em seus impostos comerciais.

  1. Esteja por dentro do seu faturamento

Para evitar surpresas indesejadas, envie as faturas assim que o trabalho for concluído ou os produtos forem entregues. Não tem porque esperar uma data específica para o envio.

Descubra a pessoa, o cargo e o endereço específicos para os quais enviar suas faturas, para que não se percam na confusão de departamento para departamento.

Projete suas faturas para que sejam diretas e fáceis de ler, com áreas-chave como data de vencimento, valor devido, para onde enviar o pagamento e métodos de pagamento destacados.

Acelere ainda mais o envio de faturas por e-mail, em vez de enviá-las pelo correio.

  1. Não deixe as viagens atrasar seu faturamento

Se você estiver na estrada e em apuros, experimente os criadores de faturas instantâneas grátis.

Eles são tão simples que você nem precisa se registrar – basta inserir suas informações em um modelo e gerar um PDF para enviar por e-mail ao cliente.

  1. Receba o pagamento mais rápido usando soluções de pagamento móvel

Se você vende produtos ou presta serviços na casa ou no escritório de clientes, seja pago na hora com aplicativos móveis que usam seu smartphone ou tablet para aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito.

  1. Acelere os pagamentos oferecendo negócios

Considere oferecer incentivos aos seus clientes, como uma porcentagem do total, para pagamentos antecipados.

Faça as contas com antecedência para garantir que a perda (ser pago antecipadamente) valha a pena (menos dinheiro no longo prazo).

  1. Solicite depósitos ou pagamentos parciais em grandes pedidos ou contratos de longo prazo

Por exemplo, um empreiteiro de construção ou desenvolvedor de site pode cobrar um depósito de 10 por cento adiantado antes de começar a traçar planos para o projeto.

Então cobrar metade do valor restante quando o trabalho começar e o saldo após a conclusão. 

Cobrando dessa forma, a empresa gera caixa suficiente para financiar os materiais e pagar os trabalhadores necessários ao trabalho.

  1. Atrasar pagamentos a seus fornecedores

A menos que haja um incentivo que valha a pena pagar antecipadamente, descubra até que horas você pode pagar seus fornecedores sem correr o risco de multas atrasadas ou prejudicar seu relacionamento.

Isso mantém o dinheiro em sua conta e fora de seu fornecedor até que seja absolutamente necessário.

  1. Obtenha cartões de crédito comerciais para amortecer seu fluxo de caixa

Procure cartões com recompensas, como pontos que você pode usar para viagens ou compras de negócios.

Além de fornecer uma proteção para tempos difíceis, os cartões de crédito empresariais também categorizam suas compras, para que seja mais fácil controlar as despesas.

Agora é com você!

Como podemos ver, manter o controle do seu fluxo de caixa é a chave para o sucesso do seu negócio. Não deixe que alguns erros de fluxo de caixa o coloquem em uma crise financeira.

Bastam alguns movimentos inteligentes para manter sua empresa sempre no azul.

O importante é que você tenha uma maneira que funcione para você:

  • Mantém você responsável por seus gastos;
  • Permitem que você tome decisões financeiras com eficiência e eficácia; e
  • Demonstra confiança para que você saiba que está no caminho certo.

É definitivamente um monte de peças diferentes para gerenciar, mas manter tudo organizado e funcionando perfeitamente compensa, literalmente!