empresa

Entenda sobre a abertura de empresa

Sem dúvidas, abrir seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. A ideia de se tornar patrão parece muito atrativa, mas ter sua empresa envolve também receber novos desafios e responsabilidades.

Existem vários tipos de empresas e de empreendedores, podendo variar de microempreendedores até empresários que são donos de empresas de grande porte.

Nesse artigo, vamos começar pelo mais fácil, por exemplo, como realizar a abertura de empresa simples. Confira essa e outras informações no decorrer deste artigo.

Abrindo uma empresa simples

A abertura de uma empresa considerada “simples”, diz respeito à forma como sua organização é regularizada, assim como às leis que regulamentarão seu funcionamento.

Para começar o entendimento é fundamental compreender o que é o Simples Nacional. Esse regime tributário é administrado pela Receita Federal e atinge também o âmbito municipal, no que se refere à arrecadação de impostos.

Existem algumas atividades específicas que podem ser realizadas pela empresa para que ela entre dentro do regime do Simples Nacional.

Por exemplo, o microempreendedor individual, ou MEI, também entra dentro desse tipo de regulamentação, por meio do SIMEI.

O que facilita no momento de abrir empresa simples é uma maior facilidade em sua criação, assim como uma forma simplificada de pagar impostos, apurar valores e ter acesso ao seu faturamento.

O recolhimento de impostos, assim como a contribuição para o INSS, ocorre por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Esse documento unifica todos os impostos, assim como as obrigações tributárias de uma empresa com a federação e seu município, em um simples documento.

O cálculo do valor de pagamento leva em conta as regras do Simples Nacional, principalmente, no que se refere ao tamanho da organização, se tem ou não funcionários, assim como as alíquotas.

O tipo de ramo empresarial também influencia, levando em conta se a empresa se encaixa na modalidade de serviços, indústria e outros segmentos.

Além disso, para as atividades existem códigos específicos que ajudam a nortear o tipo de serviço, assim como a cobrança que será realizada.

Diante dessa simplificação, investir nesse tipo de abertura vale muito a pena e para obter esse tipo de empreendimento, portanto, é necessário:

Escolher as atividades que seu negócio terá;

  • Criar o CNPJ;
  • Verificar a documentação necessária;
  • Verificar quais são as taxas a serem pagas;
  • Procurar uma junta comercial;
  • Obter um número de inscrição municipal.

Os serviços de contabilidade são essenciais

Agora que você já tem uma empresa, seja de pequeno ou grande porte, contar com os serviços de contabilidade é fundamental para sempre manter sua empresa dentro dos padrões de regulamentação tributária e fiscal.

Por isso, o contador fica ligado ao segmento contábil assim como o fiscal, para a realização de serviços como:

  • Controle das notas fiscais;
  • Emissão de relatórios e extratos;
  • Pagamentos e gestão tributária;
  • Verificação dos impostos e tarifas aplicadas.

Sendo responsável por esse controle das finanças, assim como para favorecer esse gerenciamento contábil, é fundamental ter em sua empresa os serviços contabilidade.

Um negócio gira em torno também se suas finanças, assim como do capital de giro. A organização financeira é fundamental para que a empresa cumpra seus compromissos e esteja de acordo com a lei.

Outros benefícios que envolvem a presença de um contador em sua empresa diz respeito ao fluxo de caixa, pois nesse processo, diversos documentos são emitidos e quem tem o conhecimento técnico do que se trata é o contador.

Além disso, existe o imposto de renda e declarações que precisam ser feitas a respeito da arrecadação empresarial.

Por isso, os serviços contábeis atuam de forma a fazer com que a empresa resolve de forma simples o que parece burocrático.

Com isso, o empreendedor consegue focar em inovação e tecnologia para o seu negócio, enquanto que o contador resolve os aspectos de burocracia.

Além disso, o contador contribui também para que a empresa crie um planejamento relacionado à tributação ao longo dos meses e dos anos, de modo que a organização financeira prevaleça.

Sendo assim, contando com esses serviços sua empresa conseguirá ter:

  • Maior planejamento financeiro;
  • Verificar de forma assertiva os investimentos que devem ser feitos;
  • Conseguir controlar seu balanço patrimonial;
  • Atingir resultados de forma eficaz.

Serviços terceirizados

Os serviços de assessoria contábil podem ser obtidos de duas formas por contratação direta de uma empresa de contabilidade ou pela terceirização do serviço, que é relativamente mais vantajosa economicamente.

Para isso, é importante que o empreendedor verifique qual é o porte de sua empresa, assim como os valores necessários para a contratação desse serviço.