Entenda a diferença entre clima e cultura organizacional

Para ter uma gestão de pessoas eficiente é preciso ter cuidado com possíveis confusões de conceitos. Por tratarem de questões semelhantes — e se aproximarem em suas nomenclaturas —, existem profissionais que ainda não conseguem entender muito bem a diferença entre clima e cultura organizacional.

Essa confusão, porém, pode prejudicar na organização das prioridades e dos valores da empresa.

Entender profundamente o que é cultura organizacional, por exemplo, é essencial para estabelecer regras que vão ajudar a conduzir o crescimento do negócio, mantendo uma imagem positiva para a marca em todo o mercado.

Se você tem algumas dúvidas sobre esses termos, continue a leitura. Vamos abordar as diferenças entre eles e como o RH pode atuar para fortalecê-los!

O que é cultura organizacional?

A cultura é um elemento muito importante para qualquer empresa, independente do seu porte. Ela rege os valores e os pilares a serem seguidos por todos os colaboradores e os gestores da instituição.

Segundo Peter Drucker, guru da administração, “a cultura devora a estratégia todos os dias no café da manhã”. Ou seja, não importa ter um planejamento estratégico bem elaborado se  os profissionais não abraçam os valores e os hábitos certos. 

Saber desenvolver a cultura organizacional passa por entender estabelecer valores que direcionam e organizam o comportamento dos colaboradores.

Esses ideais servem como verdadeiros guias para o crescimento e vão ser atrativos para os futuros talentos que buscam trabalhar na sua empresa.

A cultura é algo vivo e dinâmico, ela permeia as conjunturas da organização fortalecendo a comunicação e estabelecendo padrões de condutas.

Quando uma cultura está bem fortalecida, os colaboradores passam a respeitá-la e servir como propagadores dos ideais, fiscalizando as pessoas que desviam dos valores prezados pela instituição.

Dessa forma, todos os membros da organização passam a ser agentes ativos dos princípios da instituição. As consequências dessa propagação estão no engajamento e na motivação com o trabalho.

Quando uma pessoa se identifica com os valores da empresa, torna-se mais fácil “vestir a camisa”, o colaborador sente-se parte e representado por tais valores.

O papel do RH na cultura organizacional passa por garantir que todos os profissionais estarão alinhados. Para tanto, é preciso colocar os valores da instituição como um dos nortes no processo de recrutamento e seleção.

Não basta apenas contratar e desenvolver as habilidades técnicas dos colaboradores, é preciso que eles estejam em compromisso como que a empresa quer desenvolver enquanto instituição.

Quando forte e bem estabelecida, a cultura rompe as barreiras da organização e a apresenta para todo o mercado de trabalho. Para isso é fundamental deixá-la pública, mostrando quais são os princípios que regem a instituição e norteiam o crescimento.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional está ligado à atmosfera da empresa. É uma percepção de como os profissionais sentem o ambiente de trabalho.

O clima pode gerar sensações positivas ou negativas, o que traz impacto para a saúde dos funcionários, sua motivação, a produtividade e a rotatividade.

Um clima negativo, por exemplo, pode afetar o desempenho dos trabalhadores. Quando há conflitos internos ou uma má organização das demandas, cria-se uma sobrecarga sobre alguns funcionários.

Tudo isso afeta o rendimento e a produtividade, podendo incentivar pedidos de demissões.

Outra forma de perceber o clima organizacional é acompanhar as taxas de absenteísmo e presenteísmo.

Esses dois indicadores de qualidade mostram para os gestores se o ambiente está prejudicando os funcionários a ponto de proporcionar problemas de saúde.

Proporcionar ações para melhorar o clima organizacional é uma estratégia para garantir a saúde dos trabalhadores, a produtividade e conter a rotatividade.

Com um clima ameno e adequado, os colaboradores ficam engajados e dispostos a oferecer mais para o cumprimento de suas metas e missões.

Uma forma de conseguir qualificar o ambiente de trabalho é fazer uma relação entre o perfil comportamental e o clima organizacional.

Quando os gestores mapeiam e conhecem as habilidades comportamentais dos colaboradores é possível direcioná-los para as funções que dialogam com seus interesses e desempenhos. 

Além disso, é possível formar e estabelecer times que se complementam e oferecem uma alta performance para a empresa.

O perfil comportamental permite também que os colaboradores busquem o autoconhecimento, identificando seus pontos fortes e os que precisam de melhorias.

Qual a relação entre clima e cultura organizacional?

Como pudemos observar até aqui, tanto a cultura como o clima organizacional são fundamentais para o fortalecimento e crescimento da empresa, certo? Entretanto, qual é o ponto de intersecção desses dois conceitos?

A cultura é mais densa e difícil de ser alterada, pois envolve o relacionamento diário de todos os colaboradores e gestores. Qualquer ação que vise uma alteração nesse nível precisa ser bem planejada e implementada a longo prazo.

Toda e qualquer mudança na cultura envolve o clima organizacional. Se o objetivo, por exemplo, é melhorar o desempenho dos colaboradores é preciso entender como está o momento vivido por meio de uma pesquisa de clima

É identificando o momento vivido pelos trabalhadores — por meio do clima — que será possível articular ações e padrões de qualidade para alterar a cultura organizacional.

A diferença entre clima e cultura organizacional pode ser bem peculiar, mas quando bem trabalhadas, ambas podem trazer impactos positivos para o crescimento e fortalecimento da empresa no mercado de trabalho.

Se você tem intenção de tirar outras dúvidas, não deixe de conferir nosso Guia completo sobre Clima organizacional e como mantê-lo em alta

Esse conteúdo foi originalmente produzido por Giuliano Sales, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece uma plataforma completa de gestão de pessoas com People Analytics e Gestão Comportamental.