Identidade visual e seu poder para diferenciar a empresa

Uma identidade visual, quando bem elaborada, diferencia o nome e a marca da empresa no mercado.

Como? Por meio de um grupo de elementos como cores, criação de logomarcas Curitiba, slogans, símbolos e etc. Na realidade, existe uma técnica minuciosa nesse tipo de trabalho.

Afinal, não basta escolher símbolos de forma aleatória para que eles fiquem bonitinhos. Esse processo envolve transmitir e revelar a personalidade de uma marca de maneira profunda, verdadeira e notável.

Desse modo, para brilhar mais do que os concorrentes, a identidade visual é um dos melhores instrumentos, além da boa qualidade de produtos e serviços, para identificar a marca quando não há a presença do logotipo ou símbolo, como por exemplo, o “Just do it” da Nike, a onda branca sobre o fundo vermelho da Coca-Cola, os produtos clean na paleta cinza da apple e etc.

Quando se conquista uma representação de sucesso, obtêm-se visibilidade e mais oportunidades de expansão. Mas você deve estar se perguntando: como descobrir o que o público quer? Como escolher os elementos que realmente vão surpreender as pessoas?

Bem, as respostas para essas perguntas são subjetivas. Por essa razão, será mostrado neste post como a identidade visual ajuda a empresa. Acompanhe!

Entenda quais são os componentes da identidade visual

Muitas companhias e redes de comércio notabilizam-se em seus setores por meio da força de sua identidade visual. Assim, com a escolha certa de cores, de desenhos para o símbolo e das fontes a serem aplicadas em suas frases, esses estabelecimentos automaticamente invadem a mente das pessoas.

Por que isso é importante? Porque tal conjunto de ícones é a primeira conexão entre um negócio e seu público-alvo. Por esse motivo, a identidade visual funciona como um portal de entrada de uma cidade turística. Nesse sentido, basta lembrar aquela frase: a primeira impressão é a que fica.

Em outras palavras, trata-se de um verdadeiro espelho da empresa. Todo o layout apresentado em sites, em panfletos, nas redes sociais, nas embalagens, nos veículos, na fachada e até mesmo nos próprios produtos são fotografias da alma de uma corporação.

Diante disso, você vai concordar que ela não pode ser feita de improviso, não é mesmo?

Você deve estar sentindo falta de um exemplo prático. Então vamos lá: a Apple é um modelo de identidade visual vitoriosa, com um logotipo de sucesso indiscutível. Afinal, basta qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, ver o desenho de uma maçã mordidinha para se recordar dessa gigante da tecnologia.

Performance parecida tem o perfil gráfico da imponente Ferrari. Um cavalo empinando sobre um escudo amarelo e um fundo vermelho fazem a empresa surgir nos pensamentos do público de forma intuitiva.

Em situação bem parecida está a rede de lanchonetes MC Donald’s, com seu famoso “M” em arco. As pessoas salivam de desejo só de bater o olho nesse símbolo, não é mesmo?

Dito isso, confira a seguir alguns dos itens que compõem uma identidade visual:

  • Cores;
  • Slogans;
  • Logotipo;
  • Família tipográfica;
  • Símbolo

Confira os benefícios na prática

A identidade visual exibe por meio de figuras e desenhos tudo aquilo que a empresa quer comunicar sobre si própria.

Por esse motivo, ela se adapta às características de cada negócio. Desse modo, um escritório de Direito jamais terá letras coloridas e alegres. Isso porque é necessário, nesse caso, demonstrar seriedade.

De igual maneira, uma creche infantil requer cores mais radiantes.

Com essa aderência dos símbolos ao perfil corporativo, consegue-se fidelizar o público atual e atrair novos consumidores. Contudo, como é uma tarefa delicada e abstrata e para isso são fundamentais profissionais especializados no assunto.

As empresas de fast food, por exemplo, quase sempre mantêm o tom vermelho em seus logos e marcas. Essa cor desperta a sensação de fome. Do mesmo modo, as companhias de segurança e os planos de saúde adoram o azul. Afinal, essa pigmentação passa confiabilidade.

Com essas técnicas, as pessoas conseguem perceber a presença de uma marca quase que instantaneamente. Por isso, até mesmo em campanhas publicitárias mais esporádicas e curtas, como as que são feitas em datas comemorativas, seu negócio ficará em evidência.

Algumas vantagens da identidade visual:

  • Credibilidade: estimula a confiança de clientes e da sociedade no negócio;
  • Visibilidade: a corporação é reconhecida em um piscar de olhos;
  • Posicionamento: com o posicionamento, você escolhe o que virá à mente de seus potenciais clientes, quando eles entrarem em contato com qualquer um de seus canais;
  • Profissionalismo: envia a mensagem de eficiência;
  • Competitividade: o cliente olha seus ícones e compreende que você faz melhor do que as outras empresas do setor;
  • Lucro: depois de consolidada, a construção da identidade visual se reverte em aumento dos ganhos.

Veja como o novo perfil gráfico da Razor Pet foi construído

Desde outubro de 2009, a Razor Pet vem escrevendo uma bela história de sucesso e parceria com revendedores apaixonados por animais de estimação.
Assim, essa empresa do mercado pet atua com produtos profissionais na linha de banho e tosa. Além disso, uma das prioridades da marca é a dedicação e o carinho com os bichos.

Desse modo, foram criados brinquedos, roupas e outros acessórios que tornam a vida dos pets mais agradável e feliz. Apesar do bom desempenho, havia uma insatisfação com a identidade visual anterior.

Na realidade, a comunicação repassava ao público alguns aspectos negativos, que nada combinavam com a Razor Pet.

Com trabalho e esforço, outro conjunto de símbolos foi desenhado para retratá-la. No novo modelo, ela passou a transmitir a ideia de uma personalidade mais alegre, divertida e atenciosa. Dessa maneira, cores e formas mais dinâmicas foram inseridas nas letras e desenhos. Veja só como foi o processo:

  • Patas: Gestalt aplicada na parte superior esquerda da letra R para criar empatia;
  • Curvas suaves: escolhidas para lembrar o formato de ossinhos que os pets tanto amam;
  • Letras de formato dinâmico: que remetem às orelhinhas dos bichos;
  • Hierarquia de leitura: a tagline “pet” foi deixada em segundo plano, e a letra “R”, de Razor, o nome da empresa, foi colocada em destaque;
  • Cantos arredondados: selecionados para dar a impressão de uma comunicação mais cuidadosa e prestativa;
  • Cauda de gato: a letra “R” recebeu um alongamento em forma de um rabinho de gato, representando os animais e o dinamismo.

Com o fim da criação dessa nova identidade visual, foi possível utilizá-la em diversos canais: moletons, na van, em cartões, em coleiras etc.

Aprecie a nova identidade visual da NF Pet

A NF Pet é um fabricante e distribuidor de acessórios como cercados, comedouros, bebedouros, suporte para potes etc. 

Entre as principais metas dessa empresa está a inovação de funções para oferecer exclusividade aos comerciantes do setor. 

Por essa razão, uma nova representação da marca foi desenhada com o seguinte resultado: ela se tornou mais consistente, autoconfiante e simpática. Veja alguns detalhes desse trabalho:

Logotipo

O cachorro foi eleito como ícone, uma vez que esse é o animal mais presente entre as famílias brasileiras. Por isso, o desenho por si só já faz uma boa aproximação com o público.

Também foi inserida uma placa de metal, para demonstrar a principal matéria-prima da corporação, que é usada na maioria dos produtos. Em relação à tipografia, a opção foi a fonte Insaniburguer nas letras N e F.

Cores

Foi adotado o tom Pantone Cool Gray 5 C (cinza) para simbolizar as placas de metal. Já o Pantone 1375 C (laranja) foi aplicado para transmitir carisma e alegria. Por sua vez, o Pantone 639 C (Azul) foi usado para comunicar sensação de mais segurança.

Aplicação

A nova identidade visual pôde fazer parte dos catálogos, cartões de apresentação dos funcionários e diretores, canecas de brindes e na superfície de algumas mercadorias.

Mais uma utilidade dos novos símbolos foi impulsionar as redes sociais do cliente. Com essas e outras medidas, a NF Pet chegou ao 1º lugar do Google. Além disso, o estande da NF Pet na Feira Pet South America, realizada recentemente em São Paulo, recebeu essa nova criação.

Como você já deve ter notado, a identidade visual faz toda a diferença para uma marca. Por essa razão, é necessário se dedicar para construir um perfil gráfico de qualidade, que tenha coerência e que desperte o interesse das pessoas.

Quer saber mais? Então descubra como a agência dBriefing — Resultados Criativos pode destacar sua empresa acessando NOSSO SITE!