Empréstimo com garantia: O que você precisa saber

O serviço de empréstimo financeiro é considerado um dos principais realizados por bancos e demais instituições financeiras. Desse modo, é possível encontrar diversas formas de contratar o serviço.

Entretanto, para aqueles que desejam pedir empréstimo de grande valor, geralmente para investir em um empreendimento, costuma ser mais delicado. Isso porque os bancos exigem garantias de que o tomador terá condições de pagar o empréstimo.

Portanto, é bastante comum o banco solicitar que seja realizado um empréstimo com garantia, onde o cliente disponibiliza um bem como garantia do pagamento.

Entenda mais sobre o assunto.

Juros menores no empréstimo com garantia

O fato de o tomador do empréstimo oferecer um carro ou imóvel na garantia do pagamento pode tornar o serviço mais fácil de ser acessado.

Isso porque o bem ficará alienado junto ao banco, correndo o risco de sofrer busca e apreensão caso as parcelas não sejam pagas.

No entanto, as taxas de juros do empréstimo com garantia se tornam menores em relação a outras opções do mercado. 

Ademais, a situação do bem colocado para o empréstimo com garantia só volta a ser regularizada após o pagamento do empréstimo. Além disso, é preciso que o veículo ou imóvel esteja no nome do tomador do empréstimo.

Empréstimo com garantia com base no valor de mercado

Como o empréstimo com garantia tem condições diferenciadas em relação às outras formas de financiamento do mercado, o valor emprestado também é calculado com bases diferentes.

Falando em financiamentos, alguns são bem conhecidos, como financiamento de imóveis e carros e até mesmo o estudantil, conhecido como FIES.

Dessa forma, o cliente consegue o empréstimo com garantia de aproximadamente 90% do valor de mercado dos bens. Entretanto, é possível que o valor disponibilizado seja maior, variando conforme a instituição financeira e a situação cadastral do cliente.

De acordo com o ano de fabricação e estado de conservação, o preço de mercado sofre variações, interferindo diretamente no valor do empréstimo com garantia.