comércio

Novos modelos de comércio chegam ao mercado

Muitas pessoas sonham com o imóvel próprio, ou com um comércio que possa atender os clientes de forma confortável. Como a disponibilidade de empreendimentos residenciais e comerciais, nos grandes centros urbanos, se tornou algo muito custoso, muitos investidores e empreendedores têm procurado alternativas tanto para compra, quanto para locação.

Valorização do espaço disponível para comércio

O mercado imobiliário tem se movimentado, oferecendo diferentes produtos, que podem atender de maneira satisfatória os mais variados nichos de pessoas, que enxergam oportunidades nas mais diferentes formas.

Para isso, é preciso entender que é possível aplicar materiais diferenciados nas obras da construção civil sem abrir mão do conforto, ou da localização.

Lojas de vestuários e lanchonetes especializadas em hambúrgueres já entenderam que é preciso se destacar, não só pelos produtos ofertados ao consumidor, mas estar presente onde ele precisa estar, com diferenciais que possam chamar a atenção, com atendimento personalizado e qualidade.

Visionários, estes empresários investiram em um ambiente comercial dentro de um container, devidamente preparado para receber os clientes, com um espaço completamente diferente do habitual.

Disponíveis em lugares variados, este tipo de estrutura está presente em estacionamentos de shoppings centers, hipermercados, à beira de estradas e em festivais de gastronomia, pois podem ser adaptados de acordo com a necessidade apresentada.

Transformado em lanchonete, quando está em um ponto fixo, o espaço para preparo da alimentação pode ser totalmente adaptado, com a disponibilidade de uma mesa de inox para cozinha industrial, pia, fogão e geladeira.

Geralmente, os estabelecimentos estão sob telhas desenvolvidas para que sejam termoacústicas, suplantando o barulho da chuva, quando acontece.

Fica também disponível a instalação de aparelhos de ar condicionado, para manter o ambiente com temperatura agradável.

Materiais térmicos aplicados nas paredes da estrutura do container também ajudam a suportar o calor ou frio externo, sem deixar influenciar no espaço interno.

Para a organização interna, é preciso utilizar alguns equipamentos comuns, como prateleira, para usar como despensa, onde serão guardados os ingredientes para a preparação de lanches.

Dependendo do espaço disponível, até mesmo uma bancada com sucos e refrigerantes, além de bebidas alcoólicas, podem ser disponibilizadas para o cliente, ampliando o número de produtos oferecidos no comércio.

Em algumas estruturas, é possível até mesmo o uso de mais containers, que podem ser disponibilizados um sobre o outro e ter um piso superior para atender melhor, com balcão, mesas e cadeiras em um salão, para atender os clientes.

É possível customizar da melhor forma possível, de diferentes maneiras, este tipo de estrutura.

Os projetos devem seguir normas de segurança, como qualquer tipo de construção, para que possam receber os documentos para utilização. Mas, há diversas vantagens para empregar este tipo de estrutura no setor imobiliário, como:

  • Construído para suportar intempéries, o container é durável;
  • Pode ser feito diversas disposições geométricas;
  • Suporta peso, com a fundação adequada;
  • É totalmente reciclável.

Como é feito de forma modular, os engenheiros e arquitetos podem utilizar diferentes materiais para compor a estrutura deste tipo de construção, como madeira, vidro, ferro e alumínio.

A iluminação e o sistema hidráulico são facilmente adaptados, em qualquer tipo de situação.

Solução usual para habitação

Na falta de empreendimentos imobiliários populares, pode ser que o container habitável seja uma solução a ser estudada pelos setores governamentais.

A disponibilidade de terrenos ociosos é grande, mesmo nos principais centros urbanos, como capitais estaduais e áreas metropolitanas espalhadas pelo país.

O espaço físico aproveitado por este tipo de construção é muito superior a diversas casas populares e, mesmo que não seja, o tamanho de uma construção de alvenaria pode atender a famílias que precisam de um lugar para morar de forma digna.

Na área comercial, muitos empreendimentos hoteleiros já oferecem a oportunidade de se hospedar neste tipo de construção, com um custo muito inferior a hotéis regulares, mas com o mesmo conforto para descanso, com quartos e banheiros completamente adaptados para o espaço disponível.

Nestes complexos diferenciados, a recepção atende aos hóspedes em uma balcão caixa, no qual é possível fazer tanto o check in quanto o check out, de forma simples e rápida, com todas as comodidades que um hotel comum pode oferecer.

Espaços alternativos, em que o contato com a natureza seja um atrativo, este tipo de construção se torna o projeto ideal, que pode se adaptar muito bem a qualquer tipo de ambiente.