90% das empresas brasileiras enfrentam problemas fiscais

Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) traz uma situação alarmante a respeito das empresas brasileiras

Encomendado pelo Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), o estudo aponta que quase 90% das empresas brasileiras possuem algum problema fiscal. 

Logo, isso evidencia a necessidade de planejamento tributário e compliance fiscal para organizar a operação de negócios. 

Os dados mostram que cerca de 96% dos estabelecimentos do comércio e 92% da indústria possuem alguma irregularidade fiscal. 

As pendências fiscais vão desde o atraso no pagamento de impostos até a entrega das obrigações fiscais referentes à atuação da empresa. 

Além disso, a pesquisa também aponta alguns dos principais fatores para as irregularidades fiscais, como:

  • Excessos de burocracia para abrir, manter ou fechar uma empresa;
  • Gastos com a contratação;
  • Despesas de funcionários;
  • Alta carga tributária sobre a fabricação; 
  • Vendas de produtos e sobre a folha de pagamento.

A obrigação fiscal é uma parte fundamental para a atuação das empresas no mercado brasileiro. 

Por fim, com tanta complexidade no que envolve a gestão tributária, as empresas brasileiras seguem buscando por soluções que atendam a essa complexidade, além de buscar por um sistema fiscal menos burocrático. 

Dessa forma, confira abaixo algumas soluções essenciais para a garantia de uma boa gestão tributária.

Compliance fiscal demanda um bom planejamento tributário 

O compliance fiscal e o planejamento tributário são fundamentais para uma gestão tributária eficiente. Logo, o compliance é um processo essencial em um país que traz mudanças significativas de sua legislação tributária de forma recorrente. 

Organizar e executar uma série de diretrizes e políticas acaba sendo fundamental para cumprir todas as normas fiscais e se adaptar às mudanças necessárias. 

Além disso, o planejamento tributário é um fator crucial para orientar a tomada de decisões de um negócio. Uma gestão tributária eficiente incide diretamente em uma gestão empresarial assertiva para o crescimento de negócios. 

Por fim, com um bom planejamento tributário, o compliance fiscal consegue resguardar a empresa de possíveis riscos tributários, além de mantê-la em dia com as obrigações fiscais. 

Tecnologia está a favor da gestão tributária 

Uma das saídas para otimizar a gestão tributária é o uso da tecnologia. Existem softwares que conseguem organizar e automatizar a gestão tributária. 

Esses sistemas conseguem, por exemplo, evitar erros de cálculo e organizar notificações para o cumprimento das normas tributárias. 

Através dessas soluções, é possível reduzir custos operacionais, ter mais facilidade para cumprir as práticas de compliance fiscal e cumprir todas as obrigações fiscais. 

Isso permite que empresas possam se manter em dia com a sua responsabilidade fiscal de forma prática e assertiva. 

BPO fiscal é uma alternativa para organizar a gestão tributária de empresas 

BPO é a sigla para “Business Process Outsourcing”, que pode ser traduzido como “terceirização de processos de negócios” e consiste, como o nome já indica, na terceirização da gestão tributária de empresa, o que é uma alternativa viável para a gestão empresarial de diversos tipos de negócios. 

Com tanta dificuldade e burocracia nas relações tributárias, as empresas podem se beneficiar com uma gestão terceirizada das obrigações fiscais. 

Isso permite que a empresa possa otimizar processos e reduzir custos operacionais, além de garantir que estará em dia com suas obrigações fiscais. 

Nesse sentido, o BPO fiscal é uma excelente alternativa para ter acesso a soluções automatizadas que aprimorem processos e consigam otimizar a rotina dos colaboradores do negócio para uma gestão empresarial estratégica.  

Na busca por soluções que resolvam problemas fiscais, o BPO segue como uma opção que pode ajudar na implementação do compliance fiscal e numa gestão tributária eficiente. 

Como apresentado no artigo, a maioria das empresas brasileiras acaba esbarrando na falta de organização tributária em razão da complexidade dos processos. 

Com isso, usar soluções tecnológicas e instituir regras para o cumprimento de normas fiscais são fatores essenciais para estar em dia com as obrigações legais.