Empreendedorismo nas Mídias Sociais – Como utilizar a rede a seu favor?

Utilizar postagens em redes sociais como estratégia para empreender online pode ser um grande desafio, porém pode não apenas ser perfeitamente eficaz, mas rentável também, desde que você siga algumas dicas!

O empreendedorismo digital nas redes sociais exige muito esforço e dedicação para diferenciar-se do usuário comum, assim como para anúncios, comercialização de produtos e, é claro, sua concorrência. 

Por isso vamos dar algumas dicas a você, para que torne esse trabalho um pouco mais descomplicado e rentável para seu negócio, vamos lá!

Invista na criação de uma comunidade forte

Redes sociais são alternativas de diálogos, não basta ter inúmeros perfis nas mais diferentes plataformas que existem no mercado e centenas de seguidores, sendo que você não interage com nenhum deles.

Busque, sempre que possível, conversar com seu público e aposte alto na produção de conteúdo. 

Postagens alegres, inteligentes, inspiradoras e com prioridade no assunto, aumentam a confiança do público em sua marca e também demonstra autoridade no que você faz. 

Afinal, quem vai querer engajar uma conversa com uma pessoa que não acredita em seu produto, não é mesmo?

Uma outra dica importante é não apenas compartilhar publicações em relação ao seu produto ou sua empresa nas redes sociais.

Ao fazer isso você não apenas mostra aos seus usuários que se importa com eles, que sua página não é apenas um negócio, mas também um espaço para o compartilhamento de ideias e conhecimento.

Disponibilize nas redes sociais, imagens de bastidores, seja do local onde trabalha ou dos produtos que fabrica. Ou, até mesmo, de momentos vividos longe do ambiente de trabalho.

Ao adotar esta postura você aumenta a interação com os seguidores, fazendo com que eles confiem cada vez mais na sua recomendação e o indique a seus contatos.

Outra forma interessante de impulsionar o engajamento de seu público é criar grupos de discussão nas redes sociais. 

Onde todos têm a possibilidade de compartilhar suas opiniões e expressar dúvidas ou inseguranças, tornando o relacionamento mais próximo.

Construa um relacionamento com Influenciadores Digitais

Para que seu empreendimento se torne um sucesso por meio das redes sociais, você não deve subestimar o poder que os web influenciadores possuem. 

Já que eles têm um grande número de seguidores, você pode aumentar os seus e, consequentemente, a chance de aumentar o seu volume de vendas trabalhando em parceria com eles. 

Além disso, com o influenciador correto, a reputação de sua marca nas redes sociais, poderá aumentar consideravelmente.

Trabalhe também no marketing de afiliação, gerando recomendações positivas aos itens que você representa ou a você mesmo como referência. A maior parte das transações realizadas via internet são feitas com base em recomendações.

Se um contato seu falou bem de algum produto ou de alguém, o público tende a ter a mesma opinião positiva. 

O inverso é verdadeiro quando a opinião é negativa, portanto, sempre mantenha a qualidade e excelência com seus serviços e sua empresa.

No entanto, não basta apenas se aproximar de influenciadores para conquistar uma legião de fãs/seguidores e para ver seus lucros atingirem níveis estratosféricos. Como já citamos anteriormente, qualquer campanha nas mídias sociais requer muito trabalho e foco. 

Produza anúncios que dialoguem da melhor maneira possível com o influenciador que deseja alcançar, campanhas personalizadas trazem os melhores resultados para sua marca.

Utilize Marketing Pago

Embora seja possível crescer através do marketing orgânico (publicações feitas sem impulsionamento de verbas), em alguns casos, ferramentas e campanhas pagas podem ser uma “mão na roda” para atingir o resultado desejado.

Por exemplo: ao criar uma campanha paga pelo Facebook Ads, o número de usuários será muito maior do que o mesmo anúncio lançado de forma gratuita e, quanto mais investir, mais pessoas você conseguirá alcançar.

No entanto, ao decidir optar por uma campanha que seja paga, não aplique todo seu dinheiro em um único canal de comunicação com seus leads, estude e pesquise onde seu público está, assim você conseguirá escolher as melhores plataformas para investir e obter um resultado melhor ainda.

Construa um Blog

Um blog pessoal ou de sua marca, sendo alimentado com temas relevantes e um conteúdo inovador, é uma excelente forma de começar a empreender na internet, já que o blog também é uma rede social.

Antes de começar a construção de seu blog, estude para aplicar as melhores técnicas de SEO da atualidade, isso é útil pois, com o tempo, seu espaço irá alcançar as primeiras posições em sites de busca como o Google, Yahoo ou Bing, por exemplo.

Estude temas em alta também, construa um espaço aconchegante para a leitura, que seja atraente e que incentive de uma forma natural, o compartilhamento de seu conteúdo.

A partir daí, você pode começar a investir em vender produtos e serviços que sejam relacionados a temática do seu Blog e até mesmo fazer dinheiro vendendo espaço de anúncios em seu site.

Essas duas opções trarão um bom retorno sobre o investimento que fez, desde que trabalhados com qualidade em suas redes sociais.

Qual a melhor mídia para começar a empreender?

O LinkedIn é, sem sombra de dúvidas, a rede social corporativa mais famosa do mundo e atualmente reúne mais de 250 milhões de profissionais e empresas. 

Embora seja vista por muita gente como um lugar para quem está à procura de emprego, o LinkedIn é também um grande ambiente de negócios e contatos para empreendedores nas redes sociais

O LinkedIn talvez seja a rede social corporativa que oferece o maior número de ferramentas interessantes para empreendedores, já que o marketing corporativo no LinkedIn entrou de vez para a pauta de prioridades desta rede.

Alguns grupos de discussão como o “On Startups”, que conta com mais de 54 mil membros, caracterizam-se como o recurso mais conhecido de marketing corporativo e construção de um bom networking no LinkedIn. 

Mas não existe apenas este. Veja outros grupos no LinkedIn interessantes para empreendedores:

  • LinkedIn Answers – Funciona como um fórum de perguntas e respostas
  • Creative Portfolio Display – Este grupo oferece a opção de divulgação de portfólios
  • LinkedIn Corporate Solutions – Destinado à empresas de headhunter, que otimiza buscas e gerencia perfis

Como você pode ver, é uma rede completa, tanto para quem busca desenvolvimento profissional quanto para empreendedores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do SendPulse, acesse nosso Blog e fique por dentro das melhores técnicas para se trabalhar no ambiente digital. Gostou do artigo? Compartilhe!

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