Empreendedorismo

Empreendedorismo feminino: por que é importante falar sobre?

Você conhece e, mais do que isso, apoia uma mulher empreendedora? No mês de novembro em que comemoramos o empreendedorismo feminino, trazer esse tema a discussão é importante para evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial. 

Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado originalmente pela ONU de modo a incentivar o ingresso de mulheres no mundo dos negócios.

E para comemorar esta importante data em grande estilo, convidamos profissionais do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND para dissertar sobre o empreendedorismo feminino, trazendo dicas valiosas para mulheres que desejam ingressar neste universo. Vem com a gente!

A importância do empreendedorismo feminino para a sociedade

Há anos, as mulheres vêm lutando por igualdade social e por mais espaços no mercado de trabalho. Mas, apesar dos grandes avanços e conquistas, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados, e hoje o empreendedorismo feminino tem se mostrado uma arma poderosa.

Muito além de contribuir para o crescimento da economia e geração de empregos, o empreendedorismo transforma as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar.

Da mesma forma, empresárias empoderadas podem influenciar e inspirar outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios.

Para as mulheres os desafios são maiores?

Ainda que o número de empreendedoras venha crescendo ao longo dos últimos anos, o “empreender” na vida das mulheres ainda é algo que traz muitos desafios, entre eles o preconceito, a discriminação no ambiente de trabalho e a diferença de oportunidade em relação aos homens. 

Para além disso, as mulheres precisam conciliar todas as suas responsabilidades da vida pessoal, como cuidar dos filhos, por exemplo, com a profissional. O que é desafiador, mas possível com uma gestão eficiente do tempo e com a divisão de responsabilidades entre os membros da família.

Ainda, soma-se a estes desafios o medo de falhar e a falta de autoconfiança, que pode (e deve) ser resgatada para que a jornada empreendedora seja um sucesso. Conheça também filmes sobre empreendedorismo feminino.

Dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso

Como visto, o empreendedorismo feminino é muito mais do que mulheres abrindo seus próprios negócios. Trata-se de uma ferramenta de transformação social e empoderamento. Se você também quer fazer parte dessa mudança, confira algumas sugestões de como começar:

Conheça o seu mercado

Toda nova empresa surge para satisfazer uma demanda de mercado. Por isso, antes de abrir um negócio, todo empreendedor deve entender quais as necessidades do seu público, ou seja, quais serviços ou produtos estão faltando.

O conhecimento do mercado ajuda a tomar decisões mais assertivas, e impede que você gaste tempo e dinheiro com ideias que não funcionam para o seu nicho de mercado.

Planeje-se

É hora de organizar o orçamento. Antes de empreender, é importante prever os custos para abrir o seu negócio, o que envolve orçamentos para adquirir os materiais que você irá precisar, contratação de equipes, divulgação dos serviços ou produtos, além de questões mais burocráticas como abertura de CNPJ, pagamento de impostos, etc.

Busque capacitação

Hoje muitas organizações ajudam pequenos empreendedores a tirarem seus projetos do papel oferecendo consultorias com ótimas dicas para quem está começando. Junto a isso, leia sobre administração, gestão de pessoas, marketing, finanças e vendas. Uma dona de negócio precisa entender um pouco de tudo isso para prosperar.

Aposte em networking

É aquela velha e sábia história: sozinhos vamos mais rápidos, mas juntos vamos mais longe!

No empreendedorismo feminino, conhecer outras empresárias, em encontros presenciais ou em grupos pela internet, para fortalecer parcerias é extremamente importante. Essa rede de contatos pode fornecer grandes oportunidades de parcerias. 

Gostou dessas dicas? Aplicá-las a sua jornada empreendedora são importantes primeiros passos para dar início a abertura do seu próprio negócio com o “pé direito”, e o IBND quer fazer parte dessa jornada!

O curso de coaching do IBND poderá ajudá-la a desenvolver habilidades para gerir e influenciar pessoas, de modo que você se torne uma referência em qualquer mercado em que decidir atuar. Conheça e desenvolva o seu lado empreendedora!